CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

VOU PEDIR VOTOS PARA MEU CANDIDATO

Peço desculpas ao meus leitores.
Depois da Eleição eu volto!
um abraço do Accioly.

domingo, 21 de setembro de 2008

Faltam poucos dias para a realização das eleições municipais


No próximo dia 5 de outubro de 2008, um domingo, os eleitores de todo o Brasil devem comparecer às seções eleitorais em que são inscritos e escolherem os candidatos aos cargos de vereador e prefeito de seu município.

Os 22 municípios do estado do Acre estarão participando do processo eleitoral de outubro de 2008.

A votação terá início às 8 horas e o encerramento do recebimento de votos será às 17 horas, desde que não haja eleitores presentes.

Terão preferência para votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e lactantes.

O Eleitor, mesmo sem a apresentação do título de eleitor, poderá votar, desde que portando documento oficial com foto que comprove sua identidade (Carteira de identidade; identidade funcional; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira de habilitação, com foto).

A votação será feita no número do candidato ou da legenda partidária, devendo o nome e a fotografia do candidato, assim como a sigla do partido político, aparecer no painel da urna, com o respectivo cargo disputado.

A urna eletrônica exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel referente à eleição para o cargo de vereador. Após conferir os dados e estando corretos, o eleitor apertará a tecla verde CONFIRMA.


A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro.

Em seguida, a urna exibirá o painel referente ao cargo de prefeito. O painel referente ao candidato a prefeito exibirá, também, o nome do respectivo candidato a vice. Após conferir os dados e estando corretos, o eleitor apertará a tecla verde CONFIRMA. Com o registro do voto para prefeito, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, o eleitor deve apertar a tecla laranja CORRIGE e repetir o procedimento anterior.

Caso o eleitor queira votar na legenda, deve digitar o número do partido, que corresponde aos dois primeiros algarismos do número do candidato e confirmar o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.

O voto na legenda só será possível para o cargo de vereador.

Nos últimos meses, a Justiça Eleitoral do estado do Acre, vem divulgado a urna eletrônica, com simulação do processo de votação das eleições municipais, em diversos locais com grande fluxo de pessoas. Em Rio Branco, houve apresentação durante a realização da Expoacre (26 de junho a 3 de agosto de 2008), e mais recentemente, vem ocorrendo no Terminal Urbano e imediações.

Os interessados em mais informações, poderão acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) www.tse.gov.br ou o link http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/simulacao2008.htm, para realizar simulação da votação nas eleições municipais de 2008.

(ASCOM / TRE-AC, 20.09.08

DEPUTADO AGREDIDO EM ARRASTÃO

O deputado Moisés Diniz (PC do B), líder do governo na Assembléia Legislativa, foi agredido enquanto realizava uma caminhada no bairro da Praia, em Tarauacá. Diniz estava acompanhado de sua esposa e de cerca de duzentos militantes da Frente Popular.

O agressor, conhecido por Jarbas Lopes, saiu de súbito de uma casa, com uma garrafa na mão e jogou cerveja no rosto do deputado. Após a agressão, ainda partiu para cima do parlamentar, ameaçando desferir golpes com a garrafa, sendo contido por populares.

O deputado foi ainda achincalhado com palavras de baixo calão. O agressor foi preso a mando do juiz da cidade.

- O juiz da cidade foi quem determinou a prisão. Nós temos apenas o poder de fazer leis. Quem me conhece sabe que eu sou incapaz de fazer mal a alguém - assinala Diniz.

A explicação deve-se ao fato de que, devido a essa agressão, estão soltando panfletos anônimos contra o deputado, onde ele é acusado de mandar prender e bater no agressor.

- Eu sou a vítima. Eu fui agredido no meio da rua. A justiça fez a sua parte. Querer politizar esse fato é coisa de quem está desesperado.

O deputado disse que está solicitando ajuda da Polícia Federal para investigar e punir os autores dos panfletos anônimos.

Ele está preocupado com a violência nas eleições de Tarauacá e com a possibilidade de a disputa local se transformar numa praça de guerra.

- Eu queria trazer as minhas filhas para Tarauacá, mas estou apreensivo e tenho medo de que elas também possam ser agredidas por marginais que estão confundindo eleição com ação terrorista”, finalizou o deputado.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os melhores, segundo os jornalistas


19/09/2008 - 15:02
Na avaliação dos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Marina Silva (PT-AC) e Demóstenes Torres (DEM-GO) são, em ordem decrescente, os que mais bem representam os interesses da população no Senado.

Já na Câmara dos Deputados, segundo os 204 jornalistas consultados, os que exercem o mandato de forma mais representativa são, também em ordem decrescente, Gustavo Fruet (PSDB-PR), Chico Alencar (Psol-RJ), Maurício Rands (PT-PE), Fernando Gabeira (PV-RJ), e Maria do Rosário (PT-RS).

Esses dez e outros 32 parlamentares classificados serão agraciados, em cerimônia que será realizada em Brasília, no dia 1º de dezembro, com o Prêmio Congresso em Foco 2008. Cristovam e Fruet receberão ainda um prêmio especial por terem sido os mais votados pelos jornalistas.

Estão entre os finalistas que serão submetidos à avaliação do internauta, entre os dias 22 de setembro e 20 de novembro, os 26 deputados e os 16 senadores que receberam maior número de voto entre os profissionais de imprensa. O número é maior que os 40 previstos inicialmente, já que houve empate na 25ª e na 15ª colocação das respectivas casas legislativas. Caberá agora ao leitor do Congresso em Foco, já a partir da próxima segunda-feira, definir a classificação final.

Os 42 parlamentares receberão certificados atestando a boa atuação que têm ou tiveram no exercício do mandato, conforme o julgamento daqueles que por obrigação profissional devem acompanhar com profundidade e independência as atividades do Legislativo federal.

O internauta decidirá quem vai receber os troféus reservados aos três primeiros lugares, na Câmara e no Senado, e as placas de homenagem que serão entregues aos parlamentares que ficarem entre a quarta e a décima colocação em cada Casa.

A consulta foi feita entre jornalistas de 53 veículos de comunicação do país, entre jornais, emissoras de TV e rádio, agências de notícia, portais de internet. Repórteres, editores, produtores de TV, colunistas, chefes de redação, jornalistas de rádio, comentaristas – dos grandes jornais e revistas do país, da internet, da mídia regional e de órgãos de comunicação públicos – fizeram questão de depositar o voto na urna itinerante que, de terça-feira (16) até ontem (18), percorreu as dependências do Congresso e as principais redações da capital federal.

Todo o processo de votação e apuração foi acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), que apóia a iniciativa, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil. O Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o patrocínio da Petrobras e da Brasil Telecom.

Representatividade

Entre os 42 finalistas, há oito mulheres, um aumento relativamente significativo em comparação com as cinco classificadas no ano passado. As deputadas Maria do Rosário (PT-RS), Luciana Genro (Psol-RS), Luiza Erundina (PSB-SP), Rita Camata (PMDB-ES) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e as senadoras Marina Silva (PT-AC), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Ideli Salvatti (PT-SC) compõem a bancada feminina.

Já entre os partidos, o do presidente Lula é o que reúne o maior número de representantes, entre deputados e senadores. São 14 petistas. Os demais selecionados se dividem da seguinte forma: PMDB (6); PSB (4); PDT (4); Psol (3); PCdoB (3); PSDB (3); PPS (2); DEM (2); e PV (1).

Das 27 unidades da Federação, 15 têm ao menos um deputado ou senador na lista. Dono da maior bancada no Congresso, São Paulo tem também o maior número de finalistas: sete, ao todo. Rio Grande do Sul (6); Paraná (4); Rio de Janeiro (4); Amazonas (3); Pernambuco (3); Acre (2); Bahia (2); Ceará (2); Distrito Federal (2); Espírito Santo (2); Santa Catarina (2); Goiás (1); Maranhão (1); e Rio Grande do Norte (1) aparecem na seqüência.

Ao todo, 49 senadores e 177 deputados foram mencionados nas cédulas. O senador Jefferson Péres (PDT-AM), morto em maio deste ano, foi lembrado 45 vezes pelos jornalistas e aparece como o oitavo mais bem votado no Senado.

Ao final da apuração, ontem à noite, o Congresso em Foco procurou os cinco parlamentares que encabeçaram a consulta à imprensa em cada casa legislativa. Nem todos foram localizados. Ao receberem a notícia sobre o resultado da votação, o senador Pedro Simon e os deputados Gustavo Fruet, Chico Alencar, Maurício Rands e Fernando Gabeira ressaltaram a importância da premiação para que o Parlamento reconquiste sua credibilidade.

Combate à corrupção

Em sua terceira edição, o Prêmio Congresso em Foco pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes (confira a íntegra do regulamento).

Na consulta que resultou na classificação dos 42 parlamentares que serão submetidos ao crivo do internauta, o Congresso em Foco também perguntou aos jornalistas quem era, na avaliação deles, o deputado ou senador que mais se destaca na defesa da Justiça e no combate à corrupção.

Os cinco mais votados na categoria também disputarão a preferência do eleitor a partir de segunda-feira. Não perca amanhã (20), aqui neste site, a divulgação do resultado dessa nova categoria, incluída na edição deste ano do prêmio. O vencedor, de acordo com a votação eletrônica, receberá uma placa em reconhecimento à sua contribuição para a melhoria do país.

Edson Sardinha e Fábio Góis
Colaborou Rodolfo Torres

fonte: ac24horas

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

GOVERNO GARANTE APOIO A ACREANOS QUE ESTÃO NA BOLÍVIA

18/09/2008 : 01:10
Gleydison Meireles

Aconteceu na manhã de ontem, no auditório do Sebrae, uma reunião entre parlamentares da bancada federal do Acre, representante do Ministério das Relações Exteriores e familiares dos estudantes acreanos que moram na Bolívia, principalmente os que residem em Pando e Santa Cruz, locais onde as manifestações contra o governo Evo Morales são mais intensas.

O representante do Itamaraty, o embaixador João Luiz Pereira, foi convidado pelo senador Tião Viana para a reunião com as famílias. O objetivo foi esclarecer aos familiares sobre a atual situação boliviana e os procedimentos que serão adotados em caso de evacuação. A idéia é saber quem são e onde estão os brasileiros que residem no país em conflito, para isso os pais dos alunos preencheram uma ficha cadastral com todos os dados dos estudantes.

Segundo o senador Tião Viana, 50 famílias de estudantes brasileiros que moram na Bolívia já foram contactadas. “A idéia que estamos debatendo com o representante do Itamaraty é manter uma rede de informação entre familiares, parlamentares e o Itamaraty para que as informações circulem de forma mais rápida e direta. Na reunião vamos passar todas as estratégias e procedimentos a serem adotados pelo governo brasileiro caso seja necessário retirar esses estudantes brasileiros”, afirmou o senador

Tião Viana falou também que toda a situação de conflito na Bolívia está sendo acompanhada com atenção pelos políticos acreanos que se mostraram solidários com os familiares dos brasileiros residente no país vizinho, e com a população boliviana das regiões de conflitos, “É um momento delicado por qual passa a Bolívia, e nós estamos solidários a todos”, enfatizou Viana.

Segundo informações que chegam a Rio Branco os estudantes brasileiros evitam sair de casa e procuraram se isolar dos conflitos. Amigos bolivianos e até mesmo proprietários dos imóveis que os estudantes alugam, ajudam comprando mantimentos para que não seja necessária a exposição na rua. Nem todos conseguem manter um contato regular com os familiares.

A recomendação é para que todos os brasileiros que estão na Bolívia procurem o Consulado e façam o cadastro. “Se for preciso sair do país só sai quem estiver cadastrado”, alerta Tião Viana.

Segundo o deputado federal Nilson Mourão, duas bancadas, uma formada por ele e a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), outra integrada pelos deputados federais Henrique Afonso (PT-AC), Gladson Cameli (PP-AC) e Fernando Melo (PT-AC), aguardam somente a liberação do governo boliviano para irem até o departamento de Pando e Santa Cruz.

O deputado federal Henrique Afonso disse que o Governo Federal está sensível aos problemas que tomaram de conta da Bolívia, e que está preparado para qualquer eventualidade, “Existem milhares de pessoas estudando na Bolívia atualmente, e se for necessário o Governo Brasileiro tem planos de retirada dos universitários brasileiros sitiados no país vizinho”.

De acordo com o Itamaraty, caso haja necessidade de retirada os estudantes, os estados escolhidos serão Acre ou Mato Grosso do Sul através de Rio Branco e Corumbá respectivamente.

Sem fiscalização

A Delegacia da Receita Federal no Acre decidiu suspende as fiscalizações no Posto na fronteira do Acre com a Bolívia por causa dos conflitos ocorridos na fronteira. As atividades foram suspensas desde ontem no alfandegamento do posto que fica em Epitaciolândia, fronteira com a Bolívia e foi publicada no Diário Oficial da União. A suspensão será por tempo indeterminado ou até que se restabeleçam as condições de segurança indispensáveis ao funcionamento do posto aduaneiro. O delegado da Receita Federal do Brasil em Rio Branco, Elmar Fernandes Nascimento informa que durante esse período a entrada de mercadorias compradas na Bolívia está proibida.

A dona de casa Suraia de Albuquerque, que tem um filho estudando em Santa Cruz de La Sierra, disse que fala com ele todos os dias e que ele está bem, mas se mostrou preocupada com a situação do pais, “Estou muito preocupada com toda essa situação lá da Bolívia, tenho falado com meu filho todos os dias, ele me tranqüilizou dizendo que está tudo bem com ele e seus amigos, tenho fé em Deus que a paz será restabelecida na Bolívia, mas em todo caso prefiro meu filho aqui perto de mim e em segurança”, declarou a mãe.
________________________________________
Redação
redacao@folhadoacre.com
Fonte: O Rio Branco

Francimar diz sim a apelo de Jorge Viana e vai apoiar Juarez Leitão

17/09/2008 - 20:48
Tudo que a Frente Popular do Acre queria era ver o prefeito Francimar Fernandes em cima de um palanque, abraçado e pedindo votos para o candidato Juarez Leitão. Mas uma imposição dos assessores de Binho tornaram isso quase impossível, não fosse a habilidade do ex-governador Jorge Viana.

Por ser um dos melhores prefeitos do quadro petista, Francimar Fernandes sempre deixou claro que escolheria em conjunto com seus assessores o nome que disputaria a sua sucessão. Mas a coisa não saiu conforme o planejado. O candidato acabou sendo imposto pelo Palácio Rio Branco. O resultado foi desastroso: Francimar ficou neutro e o nome de Juarez Leitão não decolou.

Com a ausência do prefeito Francimar a candidatura do empresário Dindim (PSDB) cresceu e assustou a Frente Popular. Para tentar evitar o pior o ex-governador Jorge Viana iniciou uma série de encontros com o prefeito de Feijó, que acabou cedendo e aceitando a proposta de subir no mesmo palanque de Leitão.

A palavra final foi dada no início da noite desta quarta-feira, 17, após um abraço no deputado Juarez Leitão. Ficou acertado durante o encontro que o anuncio oficial do apoio de Francimar Fernandes ao candidato Juarez Leitão será num grande comício neste sábado, que reunirá as principais lideranças da Frente Popular em Feijó.

- Voltar atrás em minha decisão foi muito difícil. Mas pela unidade da Frente Popular aceitei as ponderações do Jorge Viana e, de coração, vou abraçar a candidatura do deputado Juarez Leitão -, disse Francimar.

Perguntado se ainda há tempo para reverter o quadro hoje desfavorável ao candidato da Frente Popular, Francimar respondeu:

- Vamos trabalhar. Acredito no apoio do povo e na garra da militância que me fez prefeito por dois mandados em Feijó.

Roberto Vaz – da redação ac24horas
Rio Branco, Acre

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Festival Varadouro 2008


Patrocinado pela Petrobras, evento é um dos mais importantes da cultura independente do país

Nos próximos dias 26 e 27, acontece a edição 2008 do Festival Varadouro, que será realizado no estacionamento do estádio Arena da Floresta. Serão mais de 20 bandas acreanas, nacionais e da América Latina, numa realização do Coletivo Catraia, patrocínio da Petrobras, com o apoio do Governo do Estado e parceiros

Além das atrações musicais, o evento fomenta a participação do público no crescimento e fortalecimento da cultura independente, por meio de oficinas e palestras gratuitas com intuito de capacitar pessoas para os diversos segmentos que cabem nas cadeias produtivas da cultura, como artes visuais, produção cultural, dramaturgia, audiovisual e radiodifusão, moda e marketing cultural, através de oficinas gratuitas de intercâmbio tecnológico.

Confira a programação:

Bandas

Dia 26, sexta-feira
Tk7dois1 (AC) – 19h00
Boddah Di Ciro (TO) – 19h30
Blush Azul (AC) – 20h00
Marlton (AC) – 20h30
La Pupuña (PA) - 21h00
Yaconawás (AC) – 21h30
Ecos Falsos (SP) – 22h00
Survive (AC) – 22h30
Pata de Elefante (RS) – 23h00
Los Porongas (AC)– 23h30
Atajo (BOL) – 00h00

Dia 27, sábado
Ashaninkas (Apresentação especial da nação indígena – AC) 18h00
Hey, Hey, Hey (RO) 19h30
Silver Cry (AC) 20h00
Calango Smith (AC) 20h30
Cabocrioulo (AM) 21h00
Diego de Moraes e o Sindicato (GO)21h30
Nicles (AC) 22h00
Linha Dura (MT) 22h30
Bareto (PERU) 23h00
Filomedusa (AC) 23h30
Cordel do Fogo Encantado (PE) 00h00

Oficinas

I Almanaque de Produção Cultural

com Tâmara Habka (DF), Jenny Choe (DF), Thales Lopes (MG), Alexandre Nunes (AC) e mais. Usina de Arte João Donato

20 e 21 de setembro - Inscrições gratuitas (40 vagas)

Oficina Varadouro de Jornalismo Cultural

com jornalista Fábio Gomes

SESC Centro. De 22 a 25 de setembro, 18h às 22h - Inscrições gratuitas (30 vagas)

Oficina Varadouro de Moda Independente

com Babi Rosa (PADAM, Cuiabá)

Casa Rosa Mulher. De 24 a 26 de setembro. Inscrições gratuitas (15 vagas)

Oficina Varadouro de Grafitti

com Adão "Babu" Segundo (AC), Cissa Maia (DF) e Daniel "Boleta" Medeiros (RJ)

de 24 a 27 de setembro. Inscrições gratuitas (15 vagas)

Oficina Varadouro de Gravação de Estúdio

com Gustavo Vazques (MQN - GO)

de 21 a 22 de setembro. Inscrições gratuitas (10 vagas)

Oficina Varadouro de

Gravação de Estúdio - Som ao Vivo

com Onnen Bock (Alemanha)

de 23 a 25 de setembro. Inscrições gratuitas (10 vagas)

domingo, 14 de setembro de 2008

Editais do concurso do Senado são publicados e inscrições começam na segunda-feira

14/09/2008 : 11:55
O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (12) os cinco editais do concurso público do Senado para o preenchimento de 150 vagas de diversos cargos de nível superior (89 vagas) e médio (61 vagas). Desse total, 5% estão reservadas aos candidatos portadores de deficiência. Os salários variam entre R$ 6.722,68 - para nível médio - e R$ 13.879,95 - para consultor de orçamentos. As provas objetivas e discursivas serão aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 9 de novembro, com exceção dos cargos de advogado e consultor, que farão as provas objetivas no dia 9 novembro e as provas discursivas em 23 de novembro. Essas informações estão contidas na seção 3 do DOU, a partir da página 121, ou no site do Senado.

As inscrições para o concurso, que começam na segunda-feira (15) e poderão ser feitas até o dia 10 de outubro, custarão R$ 80 para nível superior e R$ 50 para nível médio. Os candidatos que comprovarem não ter condições financeiras para pagar a inscrição serão isentos do pagamento, desde que atendam as exigências do edital. As provas serão realizadas em sete capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o presidente da Comissão Especial do Concurso, José Alexandre Lima Gazineo, que é diretor-geral adjunto do Senado, alguns dados divulgados anteriormente para a imprensa - como os relativos a datas de provas, salários e inscrição - foram alterados para adequar o edital às necessidades do mercado e beneficiar os candidatos na realização das provas.

- Queremos funcionários aptos a servir o Senado. Por isso, alteramos alguns critérios previstos para o edital para que ele refletisse as exigências da instituição e as necessidades dos candidatos - explicou Alexandre Gazineo.
Comunicação Social


As provas objetivas para os cargos de comunicação social, de nível superior, serão de língua portuguesa, conhecimentos gerais, inglês, espanhol e conhecimentos específicos. Já a prova discursiva exigirá dos candidatos conhecimentos específicos e em língua portuguesa. A seleção para os cargos de relações públicas terá ainda uma segunda etapa, constituída de prova prática a ser aplicada entre os dias 2 e 4 de dezembro, composta por uma entrevista para avaliação do domínio e da fluência oral em línguas (inglês e espanhol) e conhecimentos técnicos relacionados à área de atuação.

Já para a seleção aos cargos de nível médio na área de comunicação social, serão exigidos conhecimentos gerais, língua portuguesa, inglês, noções de informática e conhecimentos específicos. A prova discursiva será sobre conhecimentos específicos e redação. Para os cargos de técnico em locução, haverá ainda prova prática, também realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, que será composta da preparação e leitura de um texto. Essa seleção visa à avaliação da experiência do candidato nas áreas relacionadas a sua especialidade.

Tanto para os candidatos de nível superior quanto para os de nível técnico para os cargos em comunicação social e que tenham sido aprovados nas duas etapas haverá ainda outra fase de avaliação, que consistirá num curso de formação de caráter eliminatório. Esse curso terá início no dia 17 de dezembro, com encerramento previsto em 20 de janeiro de 2009.
Demais cargos de analista legislativo


Os demais cargos de analista legislativo - área de processo legislativo - farão provas objetivas de língua portuguesa, conhecimentos gerais, língua inglesa e conhecimentos específicos. A prova discursiva conterá conhecimentos específicos e língua portuguesa.

Já as 25 vagas destinadas aos cargos de nível superior de apoio técnico-administrativo destinam-se aos profissionais de tradução e interpretação, administração, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, contabilidade, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica e medicina.

Para tradução e interpretação, haverá provas objetivas de português, conhecimentos gerais e específicos. As provas discursivas serão de inglês, português e espanhol. Os candidatos para esse cargo também passarão por uma segunda etapa de provas, no dia 3 de dezembro, que se constituirá em prova oral - avaliação de leitura, tradução e versão - e palestra, com argüição no idioma estrangeiro e no vernáculo, que permita verificar a aptidão para o cargo.

Para os demais cargos, as provas objetivas serão de português, conhecimentos gerais, inglês e conhecimentos específicos. O teste discursivo será de conhecimentos específicos e língua portuguesa.
Polícia legislativa


Para os cargos de técnico legislativo na área de polícia legislativa, as provas objetivas serão de língua portuguesa, conhecimentos gerais, língua inglesa, noções de informática e conhecimentos específicos. As provas discursivas serão de conhecimentos específicos e redação. Haverá ainda uma segunda etapa, a ser realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, constituída por uma avaliação médica e funcional, ocasião em que o candidato deverá apresentar uma série de exames complementares que se destinam a aferir se goza de saúde física e mental para se submeter a teste de capacitação física, bem como para desempenhar as atividades típicas do cargo.

Para os aprovados nessas duas etapas, haverá ainda um curso de formação de caráter eliminatório, que ocorrerá entre os dias 5 e 29 de janeiro de 2009.

Os desafios da BR-364

As dificuldades de construir drenos, galerias e bueiros no trecho entre Sena Madureira e Feijó
(Edmilson Ferreira)
Para drenar água subterrânea, as construtoras precisam instalar uma colcha drenante com 30 centímetros de brita. O material é "envelopado" a uma manta geotêxtil conhecida como "bidim", a qual garante o escoamento da água que flui no subsolo quando as máquinas realizam o corte da terra para alcançar a medida exigida pelas regras de pavimentação, de 6% do nível do solo.
Experiente como poucos em obras, Francisco Lessa, atuou na construção de mais de 200 desses equipamentos no trecho entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá e agora, entre Sena e Feijó. "Só quem trabalha aqui é que sabe o quanto é difícil e importante esse serviço", disse.
Depois de escavada, a vala é forrada com o bidim. Logo após, colocam-se as britas e o tubo dreno, fechando o sistema com a própria manta. O sistema deve ficar fechado e sem emendas. A função principal dele é não permitir a passagem de sujeira para a drenagem, aumentando a vida útil e melhorando o escoamento da água. Em seguida, o sistema é "envelopado" e a vala, coberta.
Junto com galerias e bueiros, o dreno faz parte das obras de arte que depois do asfalto pronto pouco serão percebidas. "Vai ficar tudo enterrado. É um trabalhão grande, que gasta muito dinheiro e demanda muita mão-de-obra, mas que vêm o aterro, o asfalto e ninguém mais vê. Daí, falam que é fácil fazer asfalto, mas não é", disse o responsável pelas obras de arte do lote 3, Eloir Ferreira Coelho.


Há serviços que são imprescindíveis, mas pouco chamam a atenção, como os cortes que têm de ser feitos para reduzir a menos de 6% as ondulações do terreno, que chegam a 15 metros de altura. As regras de inclinação são estabelecidaspelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit). Ao fazer os cortes com tal dimensão, as máquinas acabaram encontrando lencóis freáticos, que são rios subterrâneos. Esses lençóis tiveram de ser rebaixados e drenados com canos para evitar contato com a terraplanagem - no caso do trecho entre Sena e Feijó está sendo principalmente o bidim para fazer o dreno, além de galerias e bueiros de vários tamanhos e formatos. Na década de 70, na falta da melhor tecnologia, o Exército chegou a enterrar enormes toras de madeira para separar a água do aterro. Anos depois, a madeira apodreceu e o solo ficou destruído.
A partir de Feijó, todas as cidades ao longo da rodovia têm acesso por terra assegurado o ano inteiro. Há trechos com asfalto envelhecido que serão recuperados ao longo dos próximos dois anos.
Queda de preços em mercadorias, reencontros de pessoas, integração cultural e novos negócios são parte do fenômeno gerado com a reabertura da estrada, que neste ano foi feita pelas seis empresas responsáveis pelo trecho entre Sena Madureira e Feijó. Asfaltá-la, de acordo com o governador Binho Marques, é consolidar esse processo. Vê-se nessa região o que se vê no Vale do Acre. Em 2006, o Acre registrou crescimento econômico anual de 6%, o dobro da média nacional.
O governador Binho Marques e seus aliados criaram um ambiente de harmonia política, estabelecendo relações sérias, respeitosas e cheias de êxito. Compuseram ainda uma rede de parcerias que envolve o presidente Lula, a bancada de parlamentares em Brasília e no Estado, prefeituras e instituições. Somente a partir desse trabalho está sendo possível levar adiante as obras da BR-364, tão cheias de dificuldades e adversidades extremas.
Duplos, triplos, quadrados ou circulares


De acordo com o Deracre, são 14 mil metros de bueiros e galerias em implantação no trecho entre Sena e Feijó. A maior galeria está sendo construída no lote 4, da Etam, tem 26 metros e é dividida em três saídas.
No lote 3, da Fidens, um bueiro circular demanda o trabalho de 25 operários. O trabalho é sublocado para uma pequena construtora de Sena, a Milandi Júnior. O custo do bueiro circular duplo naquelas condições é de cerca de R$ 70 mil. "Depois que vem a terraplanagem, ninguém se lembra mais desse trabalho", disse Eloir Ferreira, responsável pelas obras de arte no lote. Há bueiros em diferentes tamanhos e formatos, de acordo com a necessidade do local
Asfalto ligará cidade de Sena ao Caeté

Em breve, o Governo do Estado entrega o aslfaltamento de oito quilômetros desde o fim do asfalto nas proximidades da balança do Deracre em Sena Madureira até um quilômetro adiante da ponte do Caeté, no sentido Feijó. Máquinas e homens estão trabalhando a pleno vapor para garantir que o prazo seja cumprido antes da chegada do inverno. A ponte sobre o Caeté é a maior de todas no trecho entre Sena e Feijó, com 210 metros, e foi construída mesmo sob as intensas chuvas.
No total, será cerca de um quilômetro de pontes sobre dez rios e igarapés. O lote A contempla a ponte sobre o Rio Caeté e duas pontes no acesso a Manuel Urbano. No lote B serão duas pontes sobre os rios Macapá e Juritipari.
O asfaltamento da BR-364 no trecho entre Sena Madureira e Feijó, num total de 227 quilômetros, é a última etapa para a interligação de Rio Branco com o Vale do Juruá. As obras estão divididas em seis lotes e serão concluídas em 2010 ao custo de mais de R$ 500 milhões. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Petrobras apresenta: Festival Varadouro 2008 - Cultura Integrada

Os dicionários marcam varadouro como caminho aberto no interior da mata. E mesmo que em 2008 Varadouro já seja sinônimo de um dos mais importantes festivais da cultura independente do Brasil, o significado continua o mesmo. Criado com a mesma pretensão que carrega hoje - criar formas de escoar as manifestações artísticas e culturais entre um ponto e outro -, o Festival Varadouro chega a sua quarta edição com a chancela da Petrobras e reforçando o conceito trilhando rumos para a diversidade não só musical, como cultural.

Esses rumos abertos em meio a vida urbana rodeada pela floresta assume um importante papel devido a estratégica localização do Acre. Estado mais a oeste do Brasil, limítrofe da Bolívia e do Peru, encravado no coração da Amazônia latino-americana, este pequeno grande lugar propicia a agregação de outros valores à sua produção cultural e ao novos caminhos do ambiente independente brasileiro, no qual o Acre se inseriu nos últimos anos.

Filiado à ABRAFin e parceiro do Circuito Fora do Eixo , o Festival em 2008, da mesma forma que um dia deixou de ser Guerrilha para se tornar Varadouro, deixa de ser apenas um festival de música para impulsionar a integração da América Latina através das manifestações integradas da cultura e assume definitivamente o papel de mola propulsora na discussão dos problemas sócio-culturais e ambientais que atingem o planeta através de sua programação de debates, palestras e oficinas de conscientização, capacitação e potencialização de talentos.
Nos dias 26 e 27 de setembro, mais de vinte bandas acreanas, nacionais e da América Latina, de vários estilos e propostas, se apresentam no palco montado no estacionamento da Arena da Floresta. Além da oportunidade de conhecer o trabalho autoral de bandas locais e de outros cantos do Brasil, o Festival Varadouro incita a participação do público no crescimento e fortalecimento da cultura independente, através de oficinas e palestras gratuitas com intuito de capacitar pessoas para os diversos segmentos que cabem nas cadeias produtivas da cultura, como artes visuais, produção cultural, dramaturgia, audiovisual e rádiodifusão, moda e marketing cultural, através de oficinas gratuitas de intercâmbio tecnológico. Com isso, o Festival Varadouro, pretende fazer jus ao seu conceito íntimo: abrir caminhos.



Quer saber mais sobre o Varadouro 2008, acessa o site oficial logo em baixo:

www.festivalvaradouro.com.br

No site você pode ver a programação do evento, dar uma olhada nas bandas que vão tocar ou nas oficinas e debates que serão realizados nesta quarta edição do festival. Se preferir, ainda pode ver o que rolou nos anos anteriores. E tudo com um visual lindíssimo, produzido pelo nosso desing-gestor-faz-tudo Janu Schwab e o programador Pedro Tiego.

Postado por Comunicadouro

Bom galera, e a banda escolhida pra abrir o festival desse ano foi a Tk7dois1. Nossa legítima banda de Rock Tarauacaense, e a "galera da TK" já deixou claro que esse vai ser o show mais importante da vida e da carreira deles até aqui. É dia 26 de setembro, sexta-feira, horário previsto para as 19 horas. Vamos lá.



Hã? Saber notícias da Tk7dois1? Visitem o fotolog oficial deles, taí em baixo o link:

www.fotolog.com/bandatk7dois1



Aqui a relação das bandas que se apresentarão durante os dois dias de festival que você encontra também no site ofical do Festival Varadouro, 26 e 27 de Setembro.




Fonte: UJS TARAUACÁ

TV alcança 98% dos jovens e web, 86%, indica estudo


Dados do 4º Dossiê Universo Jovem, estudo promovido pela MTV Brasil, mostram que a TV aberta e o rádio são os meios de comunicação que mais atingem os jovens: 98%. Mas, de 2005 para cá, cresceu de 68% para 86% a fatia de internautas entre esse time. O setor se defende. Argumenta que o consumidor em questão tem o hábito de ligar o computador sem desligar a TV. O estudo da MTV foi encomendado ao Datafolha, que ouviu gente entre 12 e 30 anos pelos quatro cantos do País, das classes A, B e C.

Na TV, o maior alvo de interesse dos entrevistados é a programação de filmes (79%), seguida de jornalismo (64%), novelas (59%), clipes e programas musicais (46%), humorísticos (45%) e seriados (41%).

Focado em sustentabilidade, o dossiê investiga também os temores desse público - a violência lidera, com 43% na média nacional. Na faixa acima dos 15 anos, 61% já experimentou alguma droga, índice que sobe para 80% em Porto Alegre. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Brasileiros vivem clima de terror em Pando

JORNAL TRIBUNA 12.09.08

Os protestos que acontecem nas cidades bolivianas estão tomando grandes proporções e deixando famílias brasileiras apreensivas. A preocupação é com os brasileiros que estudam no país vizinho e que estão impedidos de sair de lá porque os aeroportos estão fechados.

A estudante brasileira Milena Sampaio, que moram em Santa Cruz de La Sierra, disse que ninguém entra ou sai da cidade. Ela informou que nesta semana as escolas e as faculdades públicas estão sem aula.

“Na Ucebol [faculdade particular], onde estudam muitos brasileiros, continua tendo aula, mas, nas escolas públicas e nas faculdades do governo, o secretário de Educação suspendeu as aulas, acho que estão suspensas por tempo indeterminado. Alguns mercados estão fechados porque os proprietários temem ter suas mercadorias saqueadas. As estradas estão bloqueadas para impedir que cheguem mercadorias na cidade. Aqui, já soube que mataram duas pessoas. As pessoas estão apavoradas”, contou a estudante de medicina.

Ela disse que, mesmo morando longe do centro da cidade boliviana, fica em casa no horário em que não há aula.

“Fico em casa direto para evitar qualquer coisa, porque os manifestos estão acontecendo constantemente e as pessoas que participam dos protestos agem com muita violência”, declarou a estudante.

Milena contou que os manifestantes atearam fogo na imigração, o local onde ficam os passaportes dos imigrantes que moram em Santa Cruz e que na cidade está faltando gás.
“Na minha casa ainda tem, mas alguns amigos estão indo comprar em outros municípios que ficam próximos da cidade”, explicou.

A estudante de enfermagem Luzanira Oliveira, que estuda na cidade de Cobija, na faculdade Guape, relatou que, na última terça-feira, dia 9, ela e os colegas brasileiros que estudam na cidade boliviana precisaram sair da sala de aula às pressas porque a fronteira seria fechada.

“Na terça-feira, chegou um aviso de que fechariam a ponte que liga o Brasil à Bolívia, Nós estávamos em horário de aula e precisamos sair às pressas da sala porque eles avisaram que, depois que fechassem a fronteira, ninguém poderia entrar ou sair da cidade”, contou Luzanira.
A estudante de enfermagem disse que, de acordo com informações repassadas por colegas que moram em Cobija, cinco pessoas já teriam morrido nos conflitos e 35 estariam feridas.

Estrangeiros articulavam suporte

Segundo informações do Serviço de Inteligência da Policia de Pando, alguns estrangeiros vindos de Cuba, Venezuela e Colômbia teriam alugado casas em Epitaciolândia e Brasiléia para dar suporte aos manifestantes favoráveis a Evo Morales que partiram de La Paz com o objetivo de ocupar a sede do governo pandino em Cobija.

De acordo com o Serviço de Inteligência, esses estrangeiros ficaram do lado brasileiro da fronteira para não levantar suspeitas dos bolivianos e não se hospedaram em hotéis para não atrair a atenção da polícia brasileira.

O Serviço de Inteligência informou que a e stratégia desses estrangeiros era atravessar a fronteira que liga o Brasil à Bolívia assim que os manifestantes favoráveis ao presidente boliviano chegassem a Cobija assim, eles seriam reforços para auxiliar na tomada da sede do governo pandino.

Mortes envolvem dois grupos

A polícia de Pando assegurou que sete pessoas favoráveis ao presidente boliviano morreram durante confronto ocorrido em Porvenir, cidade localizada a 30 quilômetros de Cobija. Quatro corpos foram encontrados, três estão desaparecidos.

Foram registradas pela polícia de Pando três mortes entre os manifestantes favoráveis à autonomia e ao governador Leopoldo Fernandez. Os manifestantes que faleceram estão sendo velados em Porvenir.

A polícia informou, no final da tarde de ontem, que os bolivianos favoráveis à política de Evo atravessaram o Rio Tahuamanu, localizado em Porvenir, temendo que a população da província entre em conflito. De acordo com a polícia, do outro lado do rio, estão os moradores de Porvenir à espera dos manifestantes, eles estão armados prontos para entrar em confronto.

Governador teme ação dos manifestantes

Segundo informações de pessoas ligadas a Leopoldo Fernandez, ele já teria pedido a familiares para se hospedar em casa de amigos que moram no Brasil. O governador teria tomado essa providência para proteger a integridade dos familiares.

O governador receia que os manifestantes invadam uma área de terra pertencente a ele, localizada na estrada que liga Porvenir a Cobija. Para resguardar a propriedade, ele teria reforçado a segurança da área de terra e a segurança pessoal.

Desde a tarde de ontem, cerca de 50 homens fortemente armados estão em frente à sede do governo de Pando para proteger a área e evitar que os protestantes invadam o local.
(Nayanne Santana)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Poesia de estudante acreano conquista 2º lugar em concurso nacional


O estudante Oziel Soares, da escola Jose Rodrigues Leite, conquistou o segundo lugar no 1º Prêmio Nacional de Talento Literário/Poesia em Superdotação promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília, em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S-Distrito Federal .

A cerimônia de premiação ocorreu na capital federal durante a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, ocorrida entre os dias 3 e 5 de setembro. Oziel disputou o prêmio com mais 26 estudantes de todo o Brasil . O estudante recebeu uma coleção de livros, além de participar de oficinas com poetas espanhóis.
Participaram da Comissão Nacional para escolha do poeta superdotado, grandes nomes da literatura e do jornalismo em Brasília: Anderson Braga Horta (poeta - ANE) Angélica Torres (poeta - BNB), Carlos Alberto Xavier (MEC), Dad Squarisi (jornalista e escritora), Paulo José Cunha (poeta-jornalista), Ronaldo Costa Fernandes (escritor) entre outros .
O prêmio teve como objetivo estimular e divulgar o talento literário dos alunos superdotados atendidos nos NAAH/S implantados em todo o País. Os 27 finalistas terão seus poemas reunidos em um livro publicado em duas línguas (português e espanhol), que será distribuído em todas as escolas da rede pública do Brasil e também na Espanha.
Oziel Soares foi o primeiro aluno do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S-Acre, órgão ligado à Secretaria de Estado de Educação, que tem o objetivo de dar apoio às escolas da rede estadual na identificação e acompanhamento de alunos superdotados.


A POESIA
A criança em mim...
Há um grito por esperança,
Um grito por socorro,
Em mim há uma criança
Que não queria nascer de novo.

Um gemido que não pára.
Minha alma está ferida,
Tenho uma cicatriz que não sara;
É uma rua sem saída.

Vejo a vida da janela
Com tanta morte e desilusão,
Ela já não é mais tão bela,
Já não há paz no coração,

Eu queria mais amor
Para toda essa gente,
Um mundo sem mágoas, sem dor
Que tudo fosse diferente.

Há quanta violência,
Tanto sofrimento,
Tanta indecência
Há tantos sonhos jogados ao vento.

O desprezo é realidade
É a verdade, cruel e vil,
Vejo crescer a impunidade,
Deus tenha dó deste Brasil.

Há uma criança em mim
Que quer acreditar
Que o choro vai ter fim
E que o mundo vai mudar.
Não dá mais pra viver assim,
Ainda quero poder sonhar...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

LEIA COM ATENÇÃO O QUE ESSE RAPAZ FALA SOBRE O ACRE E ESPECIALMENTE SOBRE TARAUCÁ, CRUZEIRO DO SUL E RIO BRANCO. ESTÁ PUBLICADO NO BLOG DO ALTINO

ABACAXI GICANTE PARA DIEGO
"Diogo Mainardi do Crato"

Diego Pimentel, 25, é um dos tantos sujeitos que vêm matar a fome no Acre, não se adapta, fala mal do Acre, mas não larga o Acre. Ná página dele no Orkut, mostra fotos da lista telefônica "mais fina do país", de boi na pista e do precário aeroporto de Tarauacá, a terra do abacaxi gigante, onde trabalha na Infraero.



Ele ainda não viu o cu da cutia assobiar ao meio-dia. Mas o mais interessante são as impressões dele sobre o Acre, no post "Se não falou mal, deveria ter falado" [já foi removido, bem como as fotos, além de alterado o nome dele após registro no blog], na comunidade "O Acre não existe". Ele, que é da megalópole Crato (CE), diz:

"Conheço 3 cidades do Acre(Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá) e nenhuma delas tem nada de especial. Tarauacá e Cruzeiro do sul não são nem cidades direito, nenhuma infra-estrutura, restaurantes nojentos, lazer nas duas cidades eh sinônimo de beber pois não tem outra coisa pra se fazer. Energia elétrica eh uma bosta cai todo dia pelo menos três vezes.


Agora Rio Branco!!! A Capital eh menor q Caruaru-PE, eh metade de Feira de Santana e por ai vai!!!!! Rio Branco eh uma "cidade do interior" sem charme de interior!!! O lazer eh mt fraco, algumas boates fracas q passam mas como ja disse mt fracas, o cinema eh da década de 20 pois eh uma bosta(Pequeno, sujo e o som eh uma merda). Pra não dizer q não gostei de nada, gostei do Pizzaria Água na Boca(no desgosto de conhecer Rio Branco foi a única coisa boa, só comi Pizza melhor em São Paulo). A cidade NÃO tem shopping, VO REPITIR NÃO TEM SHOPPING(deve ser a única Capital do Brasil).

Em outras palavras O Acre existe mas senão existisse, não ia fazer diferença nenhuma!!!!!!!!!Essa é a foto do CANALHA

Tomei conhecimento desse absurdo pelo meu filho Giovanni quando leu o Blog do Altino. Uma das páginas mais acessadas da net atualmente.

Logo tomei a liberdade de entrar em contado com os funcionários da Infraero em Tarauacá, onde o tal Diego presta serviços, para colher informações sobre o comportamento da figura. Conversei com um servidor antigo da Infraero que estava exatamente imprimindo os textos publicados na internet. O servidor disse-me que estava surpreso e impressionado já que Diego nunca demonstrou essa personalidade.
“Acho que esse rapaz só pode está delirando ou tomando remédio controlado. O que ele disse é um absurdo. Acho que é por isso que ele está pedindo dispensa da empresa e se arrumando para ir embora. Nós estamos o aguardando para uma conversa”. Foi isso que eu ouvi.
Depois voltei a acessar o blog do Altino para ver a reação dos acreanos sobre o assunto. Outra surpresa. Um pedido de desculpas.
Quero dizer que o povo de Tarauacá não vai aceitar que ninguém, mas, ninguém mesmo, fale mal e deboche da nossa cidade e do nosso jeito de ser. È fato, que as coisas não andam bem por aqui. Mas, isso nos vamos resolver com muita união e luta.
Esse rapaz é um lixo intelectual e deve ter um problema que precisa ser “resolvido” e que não encontrou guarida por aqui.
O povo de Tarauacá é oriundo do Nordeste. Aliás, temos famílias Tarauacaense que vieram da cidade do Crato (de onde veio o indivíduo).
Nosso jeito de ser é nordestino.
O povo de Tarauacá merece respeito. A nossa cidade é o lugar onde nascemos e escolhemos para viver, criar nossos filhos, trabalhar e sermos felizes.
A nossa gente é simples e hospitaleira.
A nossa luta pela vida e pela dignidade nos faz superar as dificuldades.

Ao Senhor Diego do Crato, o nosso desprezo.

Às pessoas de outros Estados, especialmente nordestinas, que vieram trabalhar aqui no Acre, que sejam bem vindas e nos ajudem na luta contra a exploração do nosso povo.


Accioly

Acesse o Blog do Altino

domingo, 7 de setembro de 2008

ACREANOS PODERÃO MUDAR DE OPERADORA A PARTIR DE NOVEMBRO

06/09/2008 : 15:12
Gleydison Meireles


Os clientes acreanos que quiserem mudar de operadora e manter o mesmo número do telefone fixo ou móvel poderão efetuar a troca a partir do mês de novembro, é o que garante o gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Acre, Cícero Eloy Maia Costa.

De acordo com o Cícero Eloy a portabilidade numérica (possibilidade de troca de operadora com a permanência do mesmo número de telefone) foi criada com o objetivo de aumentar a concorrência entre as empresas e evitar que os usuários fiquem presos a uma operadora.

A portabilidade numérica começou a vigorar a partir do dia primeiro de setembro em oito Estados brasileiros, e no Acre iniciará no dia cinco de novembro. A manutenção do número do telefone vai custar em média R$ 4,00 sendo que esse serviço só poderá ser cobrado uma vez e somente pela prestadora para a qual o cidadão vai mudar.

O processo de migração já está sendo implementado em algumas regiões do país, onde existe somente um código de área, “A implantação da portabilidade está sendo realizada nos Estados onde existem somente um código de área (DDD), e o Acre faz parte desse grupo, já cidades maiores, como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará onde existem vários códigos a implantação ocorrerá somente em 2009”, esclarece o gerente.

De acordo com o regimento da Anatel, para solicitar a portabilidade, o usuário deve entrar em contato com a prestadora que deseja migrar, informando seus dados pessoais, número do telefone da operadora atual, depois que receber o número de protocolo da solicitação deve pagar a taxa da portabilidade e a partir daí a nova operadora agendará a habilitação do serviço e informará os procedimentos para a ativação do número, que deve durar cerca de duas horas.

A Anatel esclarece ainda que a migração só poderá ser efetivada de fixo para fixo (dentro da mesma área local ou do município) e de móvel para móvel (dentro da área de registro do telefone, ou seja, dentro do código de área) e não pode acontecer de fixo para móvel ou vice-versa.
Principais dúvidas



1) O que é a portabilidade?

A portabilidade numérica é uma facilidade que possibilita ao cliente de serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do telefone (código de acesso) a ele designado, independentemente da operadora do serviço a que esteja vinculado.


2) Posso transferir o número do telefone fixo para o telefone móvel e vice-versa?

Não. A portabilidade somente será possível dentro do mesmo serviço: da telefonia fixa para a telefonia fixa, da telefonia móvel, para a telefonia móvel.


3) Vou mudar de Estado. Tenho direito à portabilidade numérica?

Não. A portabilidade numérica somente é possível dentro da mesma área de registro (mesmo DDD) - para os clientes de telefonia móvel - e dentro da mesma Área Local (mesmo município ou localidade com continuidade urbana) para os clientes de telefonia fixa.


4) Um número da Nextel pode ser levado para uma operadora móvel e vice-versa?

Não. Os números Nextel pertencem ao Serviço Móvel Especializado (SME), que ainda não é compreendido pela portabilidade numérica.


5) Posso transferir o número do meu celular pré-pago para outra operadora móvel como pós-pago?

Sim. Na telefonia móvel, a portabilidade numérica será possível mesmo em distintas modalidades de serviços, desde que realizada dentro de uma mesma Área de Registro (mesmo DDD).


6) Posso transferir meu número pré-pago fixo para outra operadora fixa como pós-pago?

Sim. Na telefonia fixa, a portabilidade numérica será possível mesmo em distintas modalidades de serviços, desde que realizada dentro de uma mesma Área Local (mesmo município ou localidade com continuidade urbana).


7) A portabilidade representa algum custo adicional aos clientes?

Sim. A operadora que receber o novo cliente pode cobrar dele, a cada solicitação e em uma única vez, um valor, conforme prevê o regulamento da Anatel.

Este custo é referente exclusivamente à portabilidade entre operadoras. Para portabilidade de endereço ou plano de serviço na mesma operadora, não há cobrança.


8 ) Quanto custará a portabilidade numérica?

A portabilidade numérica terá um custo máximo a ser definido pela Anatel e caberá às operadoras que receberem o cliente a cobrança ou não destes valores
________________________________________
Redação
redacao@folhadoacre.com

Estudante é classificado em concurso nacional de poesia para superdotados


Poema será publicado em livro na I Bienal Internacional de Poesia

Poema de Oziel Soares fará parte de um livro com trabalhos de outros estados brasileiros. Foto: Eunice Caetano/Educação
Seu interesse pela poesia começou logo cedo, aos 12 anos. Agora aos 18, o estudante Oziel Soares, do 3º ano do ensino médio da escola José Rodrigues Leite, terá seu primeiro poema publicado. Com a poesia intitulada "A criança em mim", Oziel foi classificado para o 1º Prêmio Talento Literário/Poesia em Superdotação.
Promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S-Distrito Federal, o prêmio visa estimular e divulgar o potencial literário dos alunos superdotados atendidos nas Unidades da Federação.
O poema do jovem escritor vai compor um livro com os outros 26 melhores trabalhos de cada estado, que serão publicados em duas línguas(português e espanhol) e terá seu prefácio comentado por um crítico de renome nacional. O lançamento do material acontecerá durante a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, evento que acontece de 3 a 7 de setembro.
Para o estudante e poeta que tem como grande referencial Carlos Drumond de Andrade, a oportunidade de estar participando de um evento deste porte é muito importante para seu futuro. "É uma responsabilidade grande representar meu Estado, mas vou muito confiante. Estou recebendo apoio da Academia Acreana de Letras e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades", afirma.
Oziel Soares foi o primeiro aluno do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S-Acre, órgão ligado a Secretaria de Estado de Educação e que tem o objetivo de dar apoio às escolas da rede estadual na identificação e acompanhamento de alunos superdotados. "O centro abriu muitas portas e reconheceu meu talento e isso fez com que me sentisse incentivado a continuar escrevendo poesias, crônicas e literatura de cordel", ressaltou o aluno que pretende publicar um livro com suas produções.
(Ernani Baracho )

sábado, 6 de setembro de 2008

AS MELHORES CHARGES DO ACRE NO BLOG DO EDVALDO





A Morte do Senador:

Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre.
A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
-'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro:
-'Antes que você entre, há um probleminha.
Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.
-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo senador.
-'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:
Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.
-'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o senador. '
-'Desculpe, mas temos as nossas regras. '
Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.
Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.
Todos muito felizes em traje social.
Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos à custa do povo.
Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele.
Agora é a vez de visitar o Paraíso.
Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
-' E aí? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.
Agora escolha a sua casa eterna. ' Ele pensa um minuto e responde:
-'Olha, eu nunca pensei... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno. '
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.
Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.
-' Não estou entendendo', - gagueja o senador - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'
Diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
-' Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto... '

Feijó está em Festa. Prefeitura realiza programação de aniversário


DOMINGO 07 DE SETEMBRO
5:00h - Salva de 70 tiros;

07:30h - Palavra alusiva à data na Rádio Difusora;

08:00h - Abertura Oficial com hasteamento dos pavilhões, Nacional, Acreano e Municipal;

09:00h - Manhã esportiva na praia ( Feijó 70 Anos);
- Torneio de Futebol de Areia.

16:00h - Desfile das Escolas com entrega de medalhas e troféus as escolas vencedoras;
18:00h - Cântico Parabéns Feijó;
20:00h - Show com bandas locais;
21:00h - Queima de fogos;
21:30h - Banda Bonde do Forró;

Fonte: Prefeitura Municipal de Feijó

PARABÉNS FEIJÓ PELOS SEUS 70 ANOS !!!!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

MPE monta força-tarefa para combater nepotismo no Estado

Cleber Borges
Há duas semanas (21/8), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a súmula vinculante que estende a proibição do nepotismo no Judiciário aos poderes Executivo e Legislativo em todo o país. O texto veta a contratação de parentes em até 3º grau, incluindo cônjuges, para cargos da administração pública direta e indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios.

As chamadas contratações cruzadas também estão vetadas. Será considerado nepotismo a contratação de maridos, esposas, pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos, irmãos, sobrinhos, tios, sogros, sogras, cunhados, genros e noras. A contratação de primos, no entanto, é permitida, pois os primos são considerados parentes de 4º grau e, pelo texto da súmula, está vetada a contratação de familiares somente em até 3º grau. A súmula do nepotismo não atinge o presidente da República e seus ministros, os governadores de Estado e seus secretários e os prefeitos e seus secretários.

No Acre, a autoridade responsável pela fiscalização da aplicação da lei, o promotor da Promotoria de Justiça Especia-lizada da Defesa do Patrimônio Público do MPE (Ministério Público estadual), Vinícius Menandro Evangelista de Souza, informou que o STF concedeu prazo de 30 dias, a partir de 29 de agosto, para que os dirigentes dos órgãos públicos demitam espontaneamente funcionários que, possivelmente, estejam nessa situação.

“Vamos esperar esgotar este prazo para começar a investigar se a decisão foi cumprida. A súmula não tem que ser discutida, tem que ser cumprida. A partir daí, vamos disponibilizar o disque-denúncia, através do telefone 3212-2014 ou 0800 970 2078 (gratuito), e vamos criar também uma força-tarefa para rastrear possíveis irregularidades nos órgãos públicos”, disse o promotor Vinícius Menandro.

“Esta medida foi extremamente salutar, ela veio em boa hora porque, uma das condutas mais nefastas na administração pública é o nepotismo. A medida abre espaço para novos concursos, dá menos despesas e maior isonomia. Quanto menos cargos existir, melhor para a administração pública”, diz o promotor. Ele lembra que, no Rio de Janeiro, para burlar a lei, alguns dirigentes de órgãos estão transformando subsecretarias em secretarias. “Espero que isso não ocorra por aqui”, diz.

O procurador do Ministério Público, Sammy Barbosa, disse que, desde que assumiu a Procuradoria-Geral, em 1999, Edmar Monteiro teve a responsabilidade de não permitir a contratação de parentes e de incluir a norma na Lei Orgânica daquele Ministério. “A decisão foi tomada antes da promulgação da lei e da súmula do STF”, conta o procurador. Ele informou ainda que 30% dos cargos em comissão são destinados aos funcionários de carreira e que, não são integralmente porque o MP não dispõe de servidores com determinadas qualificações, que são imprescindíveis para sua estrutura.

Município - Na Prefeitura de Rio Branco, o único caso que poderia, mas que não é caracterizado como nepotismo, segundo o teor da súmula vinculante do STF, é o do secretário municipal de Finanças, cujo titular, Geraldo Pereira, é cunhado do prefeito Raimundo Angelim. Pela súmula, prefeitos podem contratar os cargos de confiança que quiserem. “Além de ser competente e de extrema confiança, Geraldo Pereira é também do quadro do município”, disse o prefeito. Ele afirma ainda que concorda plenamente com a decisão judicial porque ela evita os descalabros que haviam antigamente em todo o país, disciplina e coloca ética na administração pública.

A situação no Estado - O Governo do Estado, que emprega cerca de 40 mil servidores em dezenas de secretarias, empresas e outros órgãos vinculados, segundo informações obtidas no Gabinete Civil, aguarda orientação da PGE (Procuradoria Geral do Estado) para saber como serão aplicadas as novas medidas. Na PGE, a chefe de gabinete da procuradora Maria Nazareth Lambert, Socorro Silva, informou que estava aguardando a publicação da súmula para dar andamento ao processo. A súmula foi publicada no dia 21 de agosto.

Gênese do nepotismo - Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) segundo a enciclopédia livre Wikipédia, é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes, mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar. Parentes próximos possuem genes compartilhados e protegê-los seria uma forma de garantir que os genes do próprio individuo tenha uma oportunidade a mais de sobreviver. Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte. Em 1809, três de seus irmãos eram reis de países ocupados por seu exército.
Autor:
fonte: jornal A GAZETA

Pesquisadores traçam elo entre variante de gene e infidelidade entre homens


Trecho de DNA também está presente em roedores selvagens.
Em humanos e nos bichos, alteração influencia relacionamentos.


Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

Feministas radicais mundo afora já chamaram muitos homens de ratos -- e, pelo que indica a variante de um certo gene, elas têm razão em ao menos alguns casos. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que variações nesse gene, o mesmo que faz com que certos roedores sejam fiéis a suas parceiras ou promíscuos, também influencia a fidelidade masculina entre seres humanos. A descoberta mostra que há um impacto "modesto, mas significativo" da genética sobre o comportamento sexual e familiar das pessoas -- embora o efeito esteja longe de determiná-lo.
A pesquisa, capitaneada por Hasse Walum, do Instituto Karolinska, na Suécia, está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS" . Walum e companhia usaram como base um trabalho clássico sobre genética comportamental, envolvendo arganazes (roedores do gênero Microtus), criaturinhas como o bicho da foto acima.
Variações em regiões reguladoras do mesmo gene parecem levar a alterações significativas no comportamento sexual e social dos arganazes e dos homens estudados. O gene codifica a AVP (nome completo: arginina vasopressina), um mensageiro químico do cérebro. Ao que parece, diferenças no trecho de DNA ligado à regulação desse gene fazem com que os arganazes-da-pradaria (Microtus ochrogaster) tenham relações predominantemente monogâmicas com suas parceiras, enquanto seus primos, os arganazes-da-montanha e os arganazes-da-campina, adoram uma libertinagem, não se apegando a nenhum rabo de saia.
Analogia humana
As regiões reguladoras de DNA que são tão importantes para a vida social e sexual dos arganazes não apresentam variação entre humanos, mas o gene da AVP propriamente dito também tem variabilidade na nossa espécie. E aí é que entra um grupo muito especial de cobaias humanas, o Estudo de Gêmeos e Filhos da Suécia. Formado por 552 pares de gêmeos e suas esposas ou maridos (ou companheiros, no caso de casais não-casados), trata-se de um conjunto especialmente interessante para estudos genéticos por causa da semelhança de 100% (ou muito próxima disso; afinal, mutações acontecem) entre gêmeos idênticos no nível do DNA.
Além de examinar o gene da AVP, os pesquisadores também usaram questionários psicológicos padronizados, no intuito de desvendar o grau de proximidade e afeição entre os casais (com questões do tipo "vocês pensaram em se divorciar ultimamente"?). E as descobertas nesse quesito foram um bocado interessantes.
Em resumo, os homens portadores de uma certa variação do gene tinham o dobro da probabilidade de ter passado por uma crise séria no casamento no último ano, e também o dobro da probabilidade de estar num relacionamento sem ser casado "de papel passado", como se diz. Finalmente, a mesma variante do gene, quando presente, também fazia com que a avaliação das esposas ou companheiras sobre seus parceiros ficasse mais negativa. E o efeito é mais pronunciado se o homem em questão carrega duas cópias da variante genética, em vez de apenas uma.
"O efeito relativamente pequeno desse polimorfismo não significa que ele possa ser usado para prever o comportamento de casal de seres humanos em nível individual", alertam, no entanto, os pesquisadores. Portanto, ninguém ainda tem carta branca para sair por aí culpando o próprio DNA pelo hábito de pular a cerca.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

BANDA TK 7DOIS1 EMPOLGA JUVENTUDE NA EXPOACRE JURUÁ COM MÚSICAS AUTORAIS










Foi na sexta feira dia 29 de agosto no palco principal da Expoacre Juruá.
Giovanni, Milton, Randin, Leandro e Janaína, se apresentaram na exposição para um público estimado em 05 mil pessoas e empolgaram a galera, principalmente os jovens, com um repertório exclusivamente autoral de músicas do primeiro Cd da banda e novas composições que já estão sendo trabalhadas para o próximo álbum.
Muitos cruzeirenses já conhecem algumas composições de autoria da própria banda com as músicas “Ser ou não ser”, “será que vais voltar”, “possuída”, “lembranças” e outras.
Algumas pessoas estranharam. Uma banda de rock vinda de outro município tocando composições próprias numa região onde impera o forró, o brega, não foi fácil de “digerir”, mas, aos poucos o publico foi entendendo. TK 7dois1 foi a novidade da feira agropecuária.
“boa noite galera, não se assustem não, isso é rock”. Foi com essa frase que do Guitarrista e Vocalista Giovanni que a banda cumprimentou o público.
Após o show muitas pessoas procuraram a banda para elogiar o trabalho dos meninos de Tarauacá.
Quem também deu o ar de sua graça foi a galera alegre e vibrante da União da Juventude Socialista – UJS de Tarauacá que pulou, cantou e gritou durante o show da TK.
O próximo show da banda será no dia 26 de setembro em Rio Branco no Festival Varadouro.

Valeu demais rapaziada.