Faltam poucos dias para a realização das eleições municipais


No próximo dia 5 de outubro de 2008, um domingo, os eleitores de todo o Brasil devem comparecer às seções eleitorais em que são inscritos e escolherem os candidatos aos cargos de vereador e prefeito de seu município.

Os 22 municípios do estado do Acre estarão participando do processo eleitoral de outubro de 2008.

A votação terá início às 8 horas e o encerramento do recebimento de votos será às 17 horas, desde que não haja eleitores presentes.

Terão preferência para votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e lactantes.

O Eleitor, mesmo sem a apresentação do título de eleitor, poderá votar, desde que portando documento oficial com foto que comprove sua identidade (Carteira de identidade; identidade funcional; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira de habilitação, com foto).

A votação será feita no número do candidato ou da legenda partidária, devendo o nome e a fotografia do candidato, assim como a sigla do partido político, aparecer no painel da urna, com o respectivo cargo disputado.

A urna eletrônica exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel referente à eleição para o cargo de vereador. Após conferir os dados e estando corretos, o eleitor apertará a tecla verde CONFIRMA.


A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro.

Em seguida, a urna exibirá o painel referente ao cargo de prefeito. O painel referente ao candidato a prefeito exibirá, também, o nome do respectivo candidato a vice. Após conferir os dados e estando corretos, o eleitor apertará a tecla verde CONFIRMA. Com o registro do voto para prefeito, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, o eleitor deve apertar a tecla laranja CORRIGE e repetir o procedimento anterior.

Caso o eleitor queira votar na legenda, deve digitar o número do partido, que corresponde aos dois primeiros algarismos do número do candidato e confirmar o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.

O voto na legenda só será possível para o cargo de vereador.

Nos últimos meses, a Justiça Eleitoral do estado do Acre, vem divulgado a urna eletrônica, com simulação do processo de votação das eleições municipais, em diversos locais com grande fluxo de pessoas. Em Rio Branco, houve apresentação durante a realização da Expoacre (26 de junho a 3 de agosto de 2008), e mais recentemente, vem ocorrendo no Terminal Urbano e imediações.

Os interessados em mais informações, poderão acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) www.tse.gov.br ou o link http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/simulacao2008.htm, para realizar simulação da votação nas eleições municipais de 2008.

(ASCOM / TRE-AC, 20.09.08
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem