Estudante é classificado em concurso nacional de poesia para superdotados


Poema será publicado em livro na I Bienal Internacional de Poesia

Poema de Oziel Soares fará parte de um livro com trabalhos de outros estados brasileiros. Foto: Eunice Caetano/Educação
Seu interesse pela poesia começou logo cedo, aos 12 anos. Agora aos 18, o estudante Oziel Soares, do 3º ano do ensino médio da escola José Rodrigues Leite, terá seu primeiro poema publicado. Com a poesia intitulada "A criança em mim", Oziel foi classificado para o 1º Prêmio Talento Literário/Poesia em Superdotação.
Promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S-Distrito Federal, o prêmio visa estimular e divulgar o potencial literário dos alunos superdotados atendidos nas Unidades da Federação.
O poema do jovem escritor vai compor um livro com os outros 26 melhores trabalhos de cada estado, que serão publicados em duas línguas(português e espanhol) e terá seu prefácio comentado por um crítico de renome nacional. O lançamento do material acontecerá durante a I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, evento que acontece de 3 a 7 de setembro.
Para o estudante e poeta que tem como grande referencial Carlos Drumond de Andrade, a oportunidade de estar participando de um evento deste porte é muito importante para seu futuro. "É uma responsabilidade grande representar meu Estado, mas vou muito confiante. Estou recebendo apoio da Academia Acreana de Letras e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades", afirma.
Oziel Soares foi o primeiro aluno do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-NAAH/S-Acre, órgão ligado a Secretaria de Estado de Educação e que tem o objetivo de dar apoio às escolas da rede estadual na identificação e acompanhamento de alunos superdotados. "O centro abriu muitas portas e reconheceu meu talento e isso fez com que me sentisse incentivado a continuar escrevendo poesias, crônicas e literatura de cordel", ressaltou o aluno que pretende publicar um livro com suas produções.
(Ernani Baracho )
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem