Foto gentilmente cedida pelo Blog do Professor João Rego
Já se vão quatro meses e meio em que o Prefeito Vando Torquato tomou posse para o segundo mandato, juntamente com sua vice a Professora e Advogada Marilete Vitorino.
Até o momento o povo presencia uma cidade "parada" no tempo.
O Prefeito Vando continua muito distante da prefeitura e do povo. Seu "trabalho" se resume na administração de suas posses. Vando continua a desfilar numa caminhonete de vidro escuro e só aparece na cidade de vez em quando.
A Nomeação dos novos secretários e assessores, não chamou atenção da classe política e nem do povo, pois são nomes inespressivos indicados, especialmente, para cumprir os "acertos" da última eleição. Aliás, as nomeações das pessoas que compõem o novo quadro da administração chamaram atenção sim, mas, foi do movimento social e do Ministério Público, devido ao grande número de parentes e de amigos do grupo que apoia o prefeito.
Outra situação que podemos destacar nessa nova administração é a falta de planejamento das ações do governo e da falta de autonomia dos secretários. Não é novidade pra ninguém ouvir dos próprios secretários muitas reclamações acerca da ausência do prefeito na cidade. Um dos secretários disse que já ,pegou até a "manha". Quando alguém cobra ação de sua secretaria ele diz "só quando eu vê o prefeito".
O Prefeito insiste em tratar o Poder Legislativo de forma desrespeitosa para que o povo não acredite na sua mportância.
VEREADORES DA BASE ALIADA DO PREFEITO: O prefeito insiste em constranger (ou aliciar) os vereadores de sua base para que os mesmos não reúnam condições morais para exercer um bom mandato e daí cair no descrédito popular.
Muitas vezes, os vereadores aliados do prefeito, são obrigados pelas circunstâncias a "defender o indefensável". Acredito que no íntimo de cada um deles e de seus familiares, reina um desejo diferente.
VEREADORES DA OPOSIÇÃO: A atuação dos vereadores de oposição parece um filme épico. A história se repete em todos os mandatos. Muitos discursos, muitas denúncias, muitas ações na justiça e o povo não vê resultado prático.
Então, tá provado que a divisão não ajuda o povo nem a cidade.
A população, pelo que se percebe, ainda deposita algumas esperanças nos vereadores.
Populares procuram os vereadores diariamente, fazem reclamações, assistem as sessões na Câmara e cobram atitudes.
Alguma ações realizadas recentementes pelos vereadores, me chamaram atenção:
1) Eles (oposição e situação) decidiram realizar uma visita surpresa nos postos de saúde e constataram que quase nada funciona;
2) Unificadamente, aprovaram uma comissão para reformulação da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara;
3) Fizeram discussos duros contra a proibição das queimadas e contra a atuação do Ibama na região;
4) Visitaram o porto da balsa para checar uma denúncia;
5) São unanimes em reclamarar do prefeito que não responde aos pedidos de informação dos vereadores;
6) ....
Então, só nos resta apostar nestes senhores.
Eles são os políticos mais próximos do povo;
Eles falam em nome do povo;
São eles que pagam passagens, doam remédios e, até, dentaduras para o povo;
Eles são abordados diariamente pela população;
Eles não andam de carrão com vidro fumê escondidos do povo;
Eles conhecem como ninguém o sofrimento da população;
Eles são empregados do povo que os elege e ainda paga seus salários;
Eles são os caras encarregados de fiscalizar onde e como é aplicado o dinheiro do povo;
Cabe a eles a elaboração das leis do município;
Cabe a eles a tarefa de enquadrar o prefeito e seus secretários;
Cabe a eles cassar o mandato do prefeito quando ele comete crimes contra o povo e contra o município;
Cabe a eles a tarefa de intimar prefeito e secretários e qualquer que seja a outra autoridade para prestar esclarecimentos sobre suas atuações;
Cabe a eles, finalmente, representar o povo, zelar pelos seus direitos e lutar por seus interesses.
Creio que todos eles sonham em construir uma grande e bela carreira política, uma boa história de vida e se tornarem referência para as gerações futuras.
Os Vereadores são diferentes como todos os seres humanos. Na religião, nos partidos, na forma de entender o mundo, na cor, na raça, na classe social etc...
As diferenças existem e deveriam ser elas "A MOLA MESTRA" da atuação parlamentar. É a pardir das diferentes formas de entender o mundo que se produz o conhecimento real da nossa existência.
Fica aqui a nossa torcida para que os vereadores de Tarauacá, independentemente dos partidos e dos seus interesses pessoais, possam construir uma nova forma de fazer política.
A política é uma bela arte que deve ser exercida essencialmente em nome do povo.
Valdor do Ó, Ezi Aragão, Lulu Neri, Chico Batista, Roberto Freire, Luis Meleiro, Edmar Rodrigues, Manoel Monteiro e Raimundo Furtado, sejam vocês os protagonistas dessa mudança.
O povo precisa de vocês unidos e determinados.
Boa Sorte!
Olá Accioly,
ResponderExcluirFico impressionado com a apatia do povo tarauacaense, várias matérias postadas em seu blog sem o mínimo de comentário. Parece que estão vivendo um transe, como se não tivessem mais esperanças de nada.
E quando resolvem postar, o fazem anonimamente.
Parece que está tudo bem, o tempo passando e quando perceberem que não deixaram nada de bom para os seus filhos e netos se arrependerão.
Coitada de Tarauacá, coitado do Brasil.
Caro amigo Palazzo,
ResponderExcluirObrigado por comentar na página.
A gente precisa continuar fazendo a nossa parte senão as coisas estavam muito piores.
Somos todos vítimas de um sistema em que o individualismo parece ser, mesmo inconscientemente nas pessoas, mais importante que se pensar no coletivo. As pessoas são devidamente educadas para o consumo dos produtos e das idéias capitalistas. O MEU É MAIS IMPORTANTE DO QUE O NOSSO. E as poucas pessoas quem ousam discordar dessa estrutura excludente, é visto sempre como sonhador ou idealista.
Acho que nós podemos nos considerar incluídos entre os idealistas.
Um abraço amigo.