CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JORDÃO: Aeronave de pequeno porte atola na pista de pouso do município

O avião permaneceu imóvel por alguns minutos, a força do motor não era suficiente para movê-lo.


Por volta das 13h00min da ultima quarta-feira (27), a aeronave bimotor de pequeno porte, Modelo Sêneca, Prefixo PT-EVN, que transportava encomendas para a Empresa Brasileira de Telégrafos e Correios, atolou na pista de pouso do município de Jordão – Acre.

Com aproximadamente 3 (três) anos de existência, o investimento de mais de 2,5 milhões, financiado pelo BNDS, através da parceria do Governo Federal e do Governo do Estado, encontra-se sem as condições mínimas de funcionamento. A pista do município, que em outros momentos foi considerada pelos comandantes que por aqui passavam, como uma das melhores do Acre, para as atividades de pousos e decolagens, transforma-se em perigo eminente à população e visitantes, uma vez que nunca recebeu reformas amplas, apenas alguns serviços de reparos.
Recentemente, o Governo do Estado divulgou a construção de uma nova pista no Aeroporto de Rio Branco, e a reforma total dos aeródromos das cidades de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Tarauacá, oferecendo melhores condições de acesso e uso, porém, Jordão não foi contemplado.

O Município de Jordão - Acre, localizado a aproximadamente 600 km da capital, Rio Branco, torna-se geograficamente isolado, uma vez que dispõe apenas de transporte aéreo e fluvial.

Para que a população e visitantes saiam da pacata comunidade de 7.000 (sete mil) habitantes em um pequeno barco, a viajem até Tarauacá, município mais próximo, leva no mínimo 2 (dois) dias, a contar com períodos em que os rios dispõem de boas águas. Por outro lado, em um avião de pequeno porte, a mesma distância é percorrida 45 (quarenta e cinco) minutos.

Vale ressaltar ainda que o hospital de Jordão, assim como nas demais pequenas cidades do Brasil, oferece apenas serviços básicos de saúde, e nos casos de doenças mais graves ou quando há necessidade de cirurgia, os enfermos são encaminhados para a Capital. Conclui-se então, que esta ferramenta é de extrema importância, e chega a ser indispensável, não só para atividades de trabalho e lazer, mas também, para zelar pelos direitos à vida.





do blog http://falajordao.blogspot.com.br/

CRC reúne contadores para participar da reformulação do Novo Código Tributário Municipal

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) reunirá todos os profissionais de Contabilidade às 19 horas desta quinta-feira (28) na sede da autarquia para uma reunião que terá o objetivo de coletar propostas para o Novo Código Tributário Municipal.

Segundo o presidente do CRC, Marcelo França, o encontro entre os profissionais deverá resultar na coleta de novas ideias que contribuirão para a reformulação da Lei nº 1.508 de 08/12/2003, garantindo que todos possam participar da história do município.

“A participação também significa crescimento profissional, porque a legislação será de conhecimento amplo daquelas pessoas que colaborarem”, afirmou.

As propostas dos profissionais serão encaminhadas para uma Audiência Pública no dia 1º de março às 17 horas no Auditório da Federação da Indústria do Acre (Fieac) que fica na Avenida Ceará, Estação Experimental.

A reformulação do Código Tributário Municipal foi proposta pela Prefeitura de Rio Branco que convidou o CRC, assim Marcelo França decidiu ouvir os profissionais de Contabilidade para garantir uma maior participação da categoria.

(Freud Antunes <freudantunes@gmail.com>)

ANIVERSÁRIO DA NEIDE

Felicidade para você, por este dia tão especial que é seu aniversário. Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para nós. Felicidades pelo seu aniversário. Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias. 
Parabéns por hoje, mas felicidades sempre. De seus amigos.

Equipe pedagógica SEME:

Feliz Aniversário Gisane Santiago

Algumas vezes na vida, você encontra uma amiga especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela. Alguém que te faz rir até você não poder mais parar. Alguém que faz você acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre. Quando você está pra baixo e o mundo parece escuro e vazio, sua amiga pra sempre te põe pra cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. Sua amiga pra sempre te ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Se você se virar e começar a caminhar, sua amiga pra sempre te segue. Se você perder seu caminho, ela te guia e te põe no caminho certo. Sua amiga pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é pra sempre, e pra sempre não tem fim. E essa é a nossa amizade, bom não temos muito o que falar, pois melhor do que falar é demostrar o sentimento que temos por você, mais que uma super amiga, você é uma irmã, uma companheira para todas as horas.

Te amamos!!!

Stephany e Sayane.

TARAUACÁ: Artistas nacionais no centenário do município.

Prefeito Rodrigo Damasceno

A prefeitura de Tarauacá recebeu várias propostas enviadas por empresários do ramo da promoção de shows e eventos musicais para o aniversário de 100 anos do município de Tarauacá. Cada proposta está sendo analisada e ainda durante essa semana poderá ser definido um ou mais artistas de expressão nacional para se apresentarem no mês de abril nas comemorações do centenário. 

leia tudo AQUI

Natex responde por 20% da produção de preservativos distribuídos gratuitamente no país

FÁBRICA de preservativos gera 170 empregos diretos e envolve 700 famílias extrativistas do látex - Foto/Gleilson Miranda

São 170 empregos diretos, 700 famílias extrativistas do látex envolvidas, mais de R$ 2 milhões inseridos na economia da borracha e 100 milhões de camisinhas produzidas anualmente. Com esses resultados e cinco anos de operação ininterrupta, a fábrica de preservativos Natex (pronuncia-se "Nátex") foi responsável por uma grande mudança social e econômica na cidade de Xapuri (AC), representando 20% do mercado de camisinhas distribuídas gratuitamente no Brasil e consolidando seu projeto de desenvolvimento sustentável em plena Floresta Amazônica.

A Natex é um departamento da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), construída a partir de uma parceria entre o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, e o governo do Estado. Mais que uma fábrica, ela é um exemplo de que é possível associar o uso sustentável da floresta às tecnologias de ponta e movimentar a economia sem degradar a natureza.

As camisinhas da Natex são as únicas do mundo produzidas com látex de seringal nativo extraído diretamente das seringueiras da reserva, o que dá uma resistência maior que suas concorrentes ao produto.

CPI da Câmara Federal realiza audiência pública no Acre nesta quinta-feira, 28

A CPI da Câmara Federal, que investiga o tráfico de pessoas e crimes contra crianças e adolescentes, deve desembarcar em Rio Branco na próxima quinta-feira, 28, para uma audiência pública no Acre.

A audiência pública vai acontecer na Assembleia Legislativa, com a presença dos parlamentares federais, deputados estaduais e autoridades do Estado engajadas no trabalho de prevenção e combate a esses crimes.

“Teremos aqui a presença de 10 deputados federais, entre eles três do Acre, que são os deputados Gladsom Cameli, Flaviano Melo e Sibá Machado. Vamos, inclusive, suspender a nossa sessão aqui para ceder o espaço do plenário para a comissão”, declarou o presidente de ALEAC, Elson Santiago(PEN).

Esta a 3ª vez que a comissão da Câmara Federal marca uma audiência pública para o Acre. Das outras duas vezes, a visita dos deputados foi cancelada com a justificativa de que não existiam vagas suficientes nos voos de Brasília para o Acre para levar e trazer todos os deputados da comissão. 

A vinda da CPI para o Acre foi sugerida após o surgimento de denúncias de que menores de idade do Acre estariam sendo levadas para outros Estados e até para os países vizinhos, como Peru e Bolívia, para serem exploradas sexualmente.

A presença da CPI no estado também é motivada pelo clamor social em torno dos crimes de abuso e exploração sexual contra menores que frequentemente são denunciados no Acre.

Rogério Wenceslau, Da TV Gazeta

Secretário Daniel Zen divulga proposta na carga horária do Ensino Médio

Tendo como principais metas a formação integral e o foco nas competências de desenvolvimento social, incentivando uma melhor interação entre a comunidade escolar e o contínuo crescimento no rendimento dos alunos, foram apresentados os planos e novas propostas para este ano letivo. A coletiva de imprensa foi realizada na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), na manhã desta quarta-feira, 27.

O secretário da SEE, Daniel Zen, que representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em Brasília na terça-feira, 26, onde foi realizada audiência pública para discutir as propostas do Conselho para a reforma no Ensino Médio nacional, trabalha para propor novas opções de trabalho que ajudem a elevar o alcance escolar.

De acordo com o secretário, o Ensino Médio no Acre está cada vez mais perto da universalização, ou seja, está aumentado seu alcance, que atualmente se encontra com 85% de cobertura. “No Ensino Fundamental, temos 97% de cobertura, podendo esse segmento já ser considerado devidamente universalizado”, diz.

Entre as propostas, está a ampliação da carga horária, acrescentando uma quinta hora de aula obrigatória para os alunos, fazendo com que o tempo de aula aumente de 800 para 1.200 horas, sendo essa quinta hora distribuída para atividades de Língua Portuguesa e Matemática, trabalhando temas da atualidade e as capacidades de leitura, escrita e raciocínio lógico dos estudantes, aumentando a interdisciplinaridade escolar para combater a oscilação negativa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011.

“Para que essa hora seja inserida, será necessária a alteração do horário de entrada dos alunos. Esperamos que, se bem sucedida, a medida tenha a compreensão de todos, pois estamos aumentando a carga escolar para alcançar o rendimento escolar que acreditamos ser possível para nosso Estado”, explicou Zen.

Sobre a necessidade de adiamento do ano letivo em uma semana, começando nesta segunda-feira, 25, e sobre a reforma de algumas escolas no Estado antes do início do ano letivo, Daniel Zen garantiu que nenhuma escola será prejudicada. "As aulas serão repostas no decorrer do ano. Para que se realizassem essas reformas, que já estavam sendo aguardadas havia quase um ano, levaram-se em consideração o nosso período de chuvas e a liberação dos recursos para a Ordem de Serviço, devidamente assinada no início deste mês.”

Astorige Carneiro (Assessoria SEE)

TARAUACÁ: "Terra da abóbora gigante"

Narcélio Silva

O gerente da Seaprof em Tarauacá, Narcélio Silva, que já trabalha com horticultura a mais de quatro anos, principalmente, com o sistema de hidroponia (produção de verduras em água), desta vez foi mais além e conseguiu produzir uma abóbora de 26 kg em sua chácara. 

Segundo o gerente, ele ganhou uma semente de um amigo que trabalha no IMAC (José Vilcimar, conhecido por Dedé) e a plantou em uma casa de vegetação, abrindo uma cova medindo 0,50m X 0,50m X 0,50m e que foi preenchida com uma mistura de terra vegetal com esterco de gado e 10 g de NPK. 

Abobora abóbora de 26 kg 

Depois da geminação foi realizada adubação foliar uma vez por semana e manteve na rama apenas uma abóbora, onde as demais flores que nasciam era retiradas, assim, na planta tinha apenas essa abobora.

O gerente vai fazer um tratamento especial com as sementes da abóbora para distribuir aos melhores produtores de hortaliças.

Câmara acaba com pagamento do 14º e 15º salários de parlamentares

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, projeto de decreto legislativo que acaba com a chamada ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano, conhecido como décimo quarto e décimo quinto salários dos deputados e senadores. Essa ajuda de custo é equivalente ao valor do subsídio de cada congressista.

Pelo projeto aprovado, o benefício continuará a ser pago apenas no primeiro e no último mês dos mandatos de deputados e senadores, como uma ajuda de custo destinada a compensar despesas com mudança e transporte. De autoria da senadora e hoje ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman (PT-PR), o projeto já foi aprovado pelo Senado e, com a votação na Câmara, será promulgado pelas mesas diretoras das duas Casas.

Ao discursar no plenário, o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG) disse que estava votando o projeto com medo da imprensa. Segundo ele é uma deslealdade com os deputados que precisam dessa ajuda, mesmo assim ele votou pelo fim do benefício.

Da Agência Brasil

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Divulgado resultado do concurso do Corpo de Bombeiros


Os candidatos que concorrem a vagas de soldado bombeiro militar do Corpo de Bombeiros do Acre já podem conferir o resultado preliminar da avaliação médica e toxicológica do concurso público realizado pelo órgão. Por meio da Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA) foi divulgado no Diário Oficial, desta quarta-feira, 27, a relação dos candidatos aptos a serem avaliados na próxima etapa do concurso.
Os candidatos estão divididos nas categorias masculina e feminina, por regional: Baixo Acre, Alto Acre, Purus, Tarauacá e Envira, Juruá. O motivo da inaptidão dos demais candidatos pode ser conferido no site www.funcab.org.
Aqueles que desejarem interpor recurso devem acessar a página da Funcab no prazo máximo de dois dias úteis a contar da data da publicação do resultado.

REGIONAL TARAUACÁ E ENVIRA 

ALUNO SOLDADO COMBATENTE (MASCULINO) 

600.938-7; ADRIANO DA SILVA SOUZA / 637.794-7; ALEXANDRE NOGUEIRA DA SILVA / 630.277-7; ANDRE RICARDO DE SOUZA LEMOS / 620.175-0; ANTONIO ADENILSON DE SOUZA COSTA / 629.770-6; ANTONIO CARLOS DA SILVA ARAUJO / 623.241-8; ANTONIO GILEUDO GALVÃO DE LIMA / 627.240-1; CHARLES DO NASCIMENTO ALMEIDA / 600.605-1; CLEUDE SOUSA DO NASCIMENTO / 637.722-0; DANILO DO NASCIMENTO CARVALHO / 627.558-3; DAVID DE SOUZA FROTA / 622.418-0; ELENILTON DA SILVA LACERDA / 634.443-7; ERILANDIO MANOEL MARTINS MAIA / 622.609-4; EVANDRO DA SILVA PEREIRA / 635.784-9; FELIPE SILVEIRA ANDRADE /636.974-0; FLAMEL DE ARAUJO DA SILVA / 633.371-0; FRANCISCO DAS CHAGAS DA ROCHA CRUZ / 630.646-2; FRANCISCO EVILAZIO DA SILVA NASCIMENTO / 624.247-2; ISMAEL BARBOSA DA SILVA MEDEIROS / 629.243-7; ISMAEL CARLOS DE SOUZA AGUIAR / 630.090-1; JAILSON OLIVEIRA / 625.398-9; JOAO PAULO MARQUES FERREIRA / 631.922-0; JOAO RENATO MAIA RIBEIRO / 635.145-0; JOAO SILVA DE LIMA / 621.545-9; JOSE FRANCENILSON MARTINS DA SILVA / 627.661-0; JOSÉ HANGEL FARRAPO DOS SANTOS / 622.908-5; JOSÉ JARISON DE ARAÚJO FARIAS / 634.358-9; JOSÉ LEANDRO DE LIMA SILVA / 638.414-5; JOSUÉ DA SILVA DÁVILA / 627.215-0; MANOEL MARCELO DO CARMO NASCIMENTO / 620.097-4; MICHEL LEVI DE SOUSA RODRIGUES / 634.657-0; MISAEL ALMEIDA FARRAPO / 601.866-1; NAPOLEÃO MENDONÇA MUNIZ / 630.626-8; NATANIEL CHARLES DA SILVA MELO / 601.500-0; RAMON LIMA DO NASCIMENTO / 625.456-0; TAYSSON FARRAPO DE ARAÚJO / 626.274-0; VICTOR ROCHA FLORES DA SILVA / 620.777-4; WILLIAN DOUGLAS DA SILVA PINHO. 

ALUNO SOLDADO COMBATENTE (FEMININO) 

601.044-0; ANA PAULA CORREIA DE OLIVEIRA / 600.416-4; ANNE KAROLYNE FELIX VIANA / 625.318-0; MARIA DALVA DE AZEVEDO SOUZA / 624.793-8; MARIA DE FATIMA DANTAS DE AMORIM.

STF decide que piso nacional de professor vale a partir de abril de 2011

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) por maioria, oito votos a um, que o piso nacional de salário do professor deve ser pago pelos estados a partir de 27 de abril de 2011, data em que o próprio Supremo considerou constitucional a lei que estabeleceu a remuneração básica.

Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. Para 2013, segundo o Ministério da Eduação, o valor do piso é de R$ 1.567.

A decisão foi tomada no julgamento de recursos apresentados pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, que alegaram que não tinham condições financeiras de pagar os valores retroativos.

O relator do processo e presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, foi o único contrário ao pagamento retroativo desde 2011 - ele queria que os estados fossem obrigados a pagar os valores atrasados desde 2008.

"Visivelmente, esses estados todos não querem cumprir a lei. Eles ingressam com embargos, daqui a pouco virão outros embargos", disse Barbosa. O ministro Marco Aurélio Mello, então, questionou: "Mas eles não têm numerário". E Barbosa rebateu: "Eles têm numerário para outras coisas. Seguramente têm", afirmou.

Joaquim Barbosa argumentou que os estados já tiveram prazo para se adequar e fazer o pagamento adequado aos professores.

O ministro Teori Zavascki foi o primeiro a atender o pedido dos estados para que o piso só valesse a partir de 27 de abril. Ele foi seguido por Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Marco Aurélio. O ministro Dias Toffoli, que foi advogado-geral da União na época da criação da lei, se declarou impedido de analisar o caso.

Zavascki argumentou que os gastos poderiam comprometer o Orçamento dos estados. "A informação que se tem é que os gastos são elevados em alguns estados comprometendo seriamente a previsão orçamentária."

Lewandowski concordou e afirmou que somente a partir da decisão do Supremo é que os estados puderam adequar seus gastos.

A defesa do governo do Rio Grande do Sul argumentou no julgamento que, caso o estado tivesse de pagar o retroativo, o passivo somaria R$ 3 bilhões, verba anual de toda a segurança pública.

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília

TARAUACÁ: GOVERNO LANÇA PROGRAMA QUE BENEFICIARÁ 1.095 FAMÍLIAS COM CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO MUNICÍPIO.


Encontro do dia 26 de fevereiro

O Governo do Estado do Acre, através do Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional, lançou oficialmente em Tarauacá, na tarde desta terça-feira (26), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC que é um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na Educação Técnica e Profissional, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

Representando a equipe de Governo estavam presentes o Coordenador Adjunto do PRONATEC Dácio Silva, a Diretora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS Claudia de Paoli, a Técnica Social da Secretaria de Pequenos Negócios Márcia Souza e o Técnico do PRONATEC Woshington Moura, participaram ainda da reunião de lançamento do programa o Prefeito em Exercício Chagas Batista, o Presidente da Câmara de Vereadores Manoel Monteiro, o Secretário de Ação Social Antonio da Silva (Príncipe), a Coordenadora Geral do Núcleo de Educação de Tarauacá Profª. Francisca Aragão e demais técnicos do Estado e da Prefeitura.

PARCEIROS:

INSTITUTO DOM MOACYR – IDM
SECRETARIA DE ESTADO DE PEQUENOS NEGÓCIOS – SEPN
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SEDS
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO FLORESTAL, DA INDUSTRIA, DO COMÉRCIO E DOS SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS – SEDENS
INSTITUTO SOCIO EDUCATIVO - ISE
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - SDH
SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO – UNDIME/AC

veja os cursos que serão realizados AQUI

Delegacias serão monitoradas pela corregedoria

A corregedoria de polícia civil vai exigir semanalmente das empresas contratadas para atender na delegacias, um relatório sobre o atendimento e as reclamações que chegam às delegacias. Nos finais de semana, a corregedoria vai passar em cada unidade para saber se os funcionários estão fazendo o atendimento corretamente. Segundo a Secretaria de Polícia Civil, a partir de agora não vão mais aceitar que uma pessoa saia da delegacia sem registrar o boletim de ocorrência. O secretário Emílson Farias, disse que outra exigência feita à empresa que trabalha nas delegacias, é que está proibido enviar o reclamante para outra delegacia. O registro da ocorrência pode ser feito em qualquer unidade da polícia civil. A investigação até pode se dirigir para outra delegacia, mas a pessoa deve ser atendida onde foi procurar o serviço.

Adaílson Oliveira, Da TV Gazeta

RADAMES NO NORDESTE: Com novidades, Comissão Técnica divulga lista com 18 jogadores relacionados para confronto contra o Alecrim


Luis André e Radamis estão regularizados e já podem estrear com a camisa do Potiguar Gildo Bento - Jornal DeFato

Após treino realizado na tarde de hoje, 26, no Estádio Leonardo Nogueira (Nogueirão), a Comissão Técnica do Potiguar divulgou a lista com os 18 jogadores relacionados para o confronto contra o Alecrim, que será realizado nesta quarta, 27, pela décima quarta do Campeonato Potiguar Chevrolet 2013, a partir das 20h30min. O jogo será realizado no Estádio Nogueirão.

As novidades na lista são as presenças dos recém contratados Radamis (meia) e Luis André (atacante), os dois jogadores tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) e já estão com condições de estrearem pelo TIME MACHO.

O atacante Dinda e o zagueiro Ivson também foram relacionados para o confronto. Dinda se recuperou de uma lesão na virilha, enquanto Ivson retorna após cumprir suspensão.

Suspensos, o lateral direito Marcos Vinícius, o meia atacante Giovanni e o zagueiro Genilson estão de fora do confronto. Marcos Vinícius e Giovanni recebem o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Baraúnas, enquanto Genilson foi expulso também no confronto contra o rival.

Veja a lista:

GOLEIROS: Delmir e Roberto

ZAGUEIROS: Anselmo, Ivson e Paulo Ricardo

LATERAL DIREITO: Fernando

LATERAL ESQUERDO: Fagner

VOLANTES: Carlos Alberto, Cleiton Recife, Daniel, Lima e Magno

MEIAS: Radames e Vaninho

ATACANTES: Dinda, Hugo, Luis André e Robertinho

do site http://www.timemacho.com.br/

Moisés Diniz quer liberação da internet dos órgãos públicos para população

Um projeto de lei de autoria do deputado Moisés Diniz (PCdoB), apresentado na sessão desta terça-feira, 26, prevê a liberação do sinal de internet sem fio dos órgãos públicos estaduais para toda a população. De acordo com o projeto, os vizinhos de uma escola, por exemplo, poderão acessar a internet utilizada pelos funcionários e professores mesmo quando fora do horário de expediente, fins de semana e feriados.

O mesmo poderá ser feito das ruas próximas aos órgãos públicos pelos portadores de notebooks, tabletes ou celulares. “Os pacientes das filas de espera do Pronto Socorro ou da Fundação Hospitalar que estiverem com seus aparelhos também poderão usufruir do sinal destes estabelecimentos”, informou Moisés.

O projeto também prevê o bloqueio de canais pornográficos, conteúdos impróprios para crianças, de dados bancários e qualquer outro em que houver riscos para a segurança do Estado e da população. “Atualmente, desde os simples trabalhadores aos grande empresários, todos andam conectados a um telefone celular, tablete ou computador. Portanto, não custa nada para o Governo disponibilizar estes sinais gratuitamente pois eles já estão sendo pagos pela população”, argumentou Moisés.

A própria Assembleia Legislativa tem o seu sinal de internet livre, conforme lembrou Moisés, que pode ser compartilhado com as pessoas que transitam pelo entorno da sua sede no centro. “São centenas de contas públicas que podem ser universalizadas para que todos os cidadãos tenham acesso à internet”, lembrou o deputado, incluindo órgãos municipais e federais.

"De 200 metros em 200 metros temos um órgão público. Se os órgãos do governo estadual, as prefeituras e outras repartições aderirem, teremos sinal da internet sem fio espalhada por toda a cidade, representando um alcance social muito grande principalmente para nossa juventude que hoje tanto necessita deste acesso”, argumentou Moisés.

Mal informados - Moisés voltou à tribuna mais tarde para rebater pronunciamento do deputado Gilberto Diniz (PTdoB) segundo quem o projeto de universalização da internet do comunista revela o fim do programa Floresta Digital, do governo do Estado. De acordo com Gilberto Diniz, o Floresta Digital nunca funcionou.

“É difícil exercer mandato com deputado mal educado e mal informado, que não utiliza seus assessores para ajudá-lo a evitar falar do que não conhece e vem aqui brincar de ser deputado. Neste momento tem mais de sete mil pessoas conectados na Floresta Digital e 40 mil usuários cadastrados”, afirmou Moisés.

O parlamentar lembrou que o Acre é o único estado brasileiro a disponibilizar internet banda larga para toda a sua população a custo zero. “O que chega mais perto disto são projetos de internet sem fio em alguma praça ou avenida. Não existe isto em São Paulo, o estado mais rico, a não ser experiências isoladas”, rebateu o deputado.

Moisés também respondeu discurso segundo o qual a Educação no Acre foi desmantelada. “O Acre saiu do 23º lugar do Ideb e foi para a 5ª colocação e tem 97% dos professores com formação em nível superior. São Paulo e Minas Gerais não têm nem 50% dos professores com faculdade”, argumentou.

João Maurício
Foto: J. Simão
Agência Aleac

Câmara vota hoje o fim do pagamento dos 14º e 15º salários a parlamentares

Brasília - Os líderes partidários da Câmara dos Deputados decidiram hoje (26) que a proposta de acabar com os chamados décimo quarto e décimo quinto salários parlamentares será votada hoje (27) no plenário da Casa. O projeto de decreto legislativo já foi aprovado pelo Senado, mas espera votação pelos deputados desde setembro do ano passado.

“O Senado já tinha aprovado e a proposta recebeu parecer da comissão especial da Câmara em setembro passado. Todos os líderes assinaram o requerimento de urgência que será votado amanhã. Essa não é uma decisão do presidente, mas de todos os líderes para o bem da Casa, do Parlamento e do país”, disse o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Ele explicou que a proposta não acaba definitivamente com o benefício. Pela regra a ser votada, cada parlamentar terá direito a receber dois salários extras ao longo do mandato: um no início e outro no final da legislatura. Atualmente, o benefício, no valor de R$ 26,7 mil, é pago anualmente em fevereiro e dezembro.

“É uma vergonha nacional, indefensável e inexplicável”, frisou o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP). “Temos que ter uma situação equânime com todo o cidadão brasileiro”, reforçou o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Os líderes também decidiram hoje que na primeira semana de abril serão colocados em votação temas relacionados à reforma política, mesmo que não haja consenso. “O que desgasta a imagem da Casa é a omissão. Quero que a Câmara passe a votar. O que dita a Casa e a sua imagem é a indecisão e isso tem que acabar. Temos que colocar em pauta os projetos e quem tiver voto para ganhar, ganhe e quem não tiver que respeite o resultado”, ressaltou Henrique Alves.

Por Agência Brasil

Feliz aniversário Pedro Henrique!

Pedro Henrique! 27 de fevereiro, o seu dia! Feliz aniversário!!!

Há seis anos você chegou a nossa família. Trazendo alegria, paz, amor, muitas coisas boas. Já quando não tínhamos esperança eis que sua mãe Juliana esfuziante me diz: Amor estou grávida, grávida, grávida! Nossa aquilo aqueceu meu coração, as pernas ficaram trêmulas, as mãos suadas, aquele friozinho na barriga. Aff!


Quando a Juliana fez a primeira ultra-sonografia, ao ouvir seu coração batendo forte, chorei de emoção. Quando descobrimos que era menino, ufa! Mais emoção ainda. Nasceste prematuro. Um mês de incubadora. Cuidados especiais – principalmente de sua mãe – para mantê-lo vivo. Mas você é Pedro, é forte, é pedra, também é Henrique, príncipe de Deus.

Hoje é esse menino fantástico. Impressiona-me essa sua capacidade de comunicar-se com eloquência, a facilidade de se expressar, de inventar e contar histórias. Todo dia é uma nova experiência ao seu lado. Alegre, extrovertido, amável. Somos gratos a Deus por nos ter presenteado você. Que Ele lhe conserve sempre assim: saudável, inteligente, educado, vascaíno; que juntos possamos aprender um com o outro. Viva o Pedro Henrique! Parabéns meu amor!

Te amamos muito!
Jean e Juliana

Tarauacá: Parabéns Francisco Evilázio

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

De seus amigos e familiares.

TARAUACÁ: PREFEITURA REÚNE-SE COM A COMUNIDADE DO BAIRRO DA COHAB

Moradores da Cohab

O Prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do Vice Chagas Batista, Secretários de Obras Luis Meleiro e Saúde Carlos Tadeu, participaram na noite desta terça feira (26), de uma assembleia promovida pela Associação de Moradores do Bairro da Cohab. Os moradores se reuniram no espaço do Galpão de Cultura e apresentaram ao poder público municipal, uma pauta com várias reivindicações para que a prefeitura possa executar serviços no bairro. 

O Secretário Carlos Tadeu, fez uma breve explanação da situação do sistema municipal de saúde e disse que há quase dois meses estão trabalhando muito para melhorar o atendimento à população. Sobre o Posto de Saúde da Família que atende a comunidade da Cohab, o secretário disse que num breve espaço de tempo estará funcionando em condições de atender bem toda a comunidade. 

Para o Secretário de Obras Luis Meleiro, mesmo durante o inverno, a prefeitura está realizando muitos serviços no município e que agora é a vez de executar as obras possíveis no Bairro da Cohab. 

O Vice Prefeito Chagas Batista elogiou os moradores do bairro e disse a Associação da Cohab é um modelo a ser seguido pela qualidade de seus dirigentes e pela sua organização. "Esse momento em que a comunidade está presente, dialogando diretamente com prefeito, vice e secretários municipais em busca de soluções para os problemas que afetam a coletividade, é uma nova realidade na história do município", comentou Batista. 

Para o prefeito Rodrigo, a participação da comunidade nas ações da administração é fundamental. Rodrigo fez um balanço de sua administração nesses quase dois meses de mandato, pediu mais um pouco de paciência e tolerância por parte dos moradores. "Encontramos uma prefeitura com salários atrasados, endividada, lixo e entulho tomando conta das ruas todas cheias de buracos, sem médicos e em pleno inverno amazônico. Porém, não ficamos por aí com desculpara esfarrapadas. Arregaçamos as 'mangas' e fomos à luta. a realidade agora já é outra” falou o prefeito. 

O presidente do Bairro da Cohab, Professor Rogério Craveiro, agradeceu a presença de todos, falou em nome dos moradores e pediu empenho da nova administração para atender as reivindicações da comunidade. "Nosso bairro sofre com problemas que já são antigos e esperamos que agora possam ser solucionados, disse Rogério. 

Moradores da Cohab estão reivindicando o seguinte: 

1. Regularização e definição de um calendário da coleta de lixo; 
2. Desobstrução de valas e bueiros; 
3. Construção de um canal de esgotamento sanitário no bairro; 
4. Iluminação pública; 
5. Melhoramento das ruas do bairro com ações de recuperação e tapa buracos; 
6. Revitalização da Praça da Cohab; 
7. Melhorar o atendimento no posto de saúde que atende a comunidade; 
8. Volta da Médica Joelza para atende a comunidade.

Veja mais no Blog da Assecomtk

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TARAUACÁ: Tatuagem em TK


TARAUACÁ: Alegando que foram enganados pela administração anterior, servidores vão à Justiça do Trabalho

Grande parte dos 1.100 servidores de contratos provisórios, contratados sem o menor critério e, ainda trabalhadores dos chamados serviços prestados da administração anterior, está protocolando ações na Justiça do Trabalho para tentar receber os salários atrasados do ano de 2012 (dezembro e décimo terceiro). "Fomos enganados pela administração anterior e agora queremos que a justiça se manifeste", falou um deles.

Muitos servidores realmente trabalharam e não receberam. Um parte significativa somente recebia os salários. Segundo Secretária de Educação Luciene Calixto, em torno de 700 deles recebiam pelos recursos do FUNDEB e grande parte não prestava serviços para a secretaria de educação. "Havia casos absurdos de serventes recebendo salários de 2.000 reais", disse a secretária em entrevista numa rádio local. 

A Justiça do Trabalho colhe as petições dos ex-servidores todas as terças feiras, no prédio do fórum do município.






Ministro diz que Acre é um dos cinco estados com epidemia de dengue

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (25) que aumentou em 190% os casos notificados de dengue em todo o país. Segundo os números divulgados, entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2013, foram registrados 204.650 casos. No mesmo período de 2012 foram 70.489 notificações.

Os casos de mortes caíram no mesmo período, de acordo com o governo. Foram 33 óbitos entre janeiro e fevereiro deste ano, contra 41 no mesmo período de 2012.

Para o Ministério da Saúde, a elevação na quantidade de casos de dengue se deve à circulação de um novo tipo da doença, o DENV-4, um dos quatro sorotipos existentes no país.

Dados indicam que essa cepa foi responsável por 52,6% das amostras verificadas nos casos confirmados.

"Um sorotipo em local onde nunca circulou encontra vários indivíduos suscetíveis. [...] Encontra um país todo suscetível. Atingiu municípios grandes, como Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Uberaba. Isso fez subir o número de casos", afirmou Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Oito estados concentraram 84,6% do total de casos no começo deste ano: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo.

A pior situação, segundo o governo, ocorre em Mato Grosso do Sul. Enquanto em todo o país a incidência de casos é de 105,5 para cada grupo de 100 mil habitantes, no estado a taxa sobe para 1.677,2 casos a cada 100 mil habitantes. "A mensagem principal é de alerta. Estamos no verão e está tendo transmissão em todos os estados. Temos que redobrar a atenção", disse Jarbas Barbosa.

Epidemia - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que cinco estados do país vivem uma epidemia de dengue: Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Mato Grosso e Tocantins. É considerado estado de epidemia quando há incidência maior do que 300 casos a cada 100 mil habitantes.

"Temos epidemia em estados e municípios do país. Oito estados concentram 83% dos casos nessas primeiras sete semanas do ano. E aqueles lugares que não estão classificados como epidemia não podem reduzir os cuidados", disse o ministro.

Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que, em janeiro deste ano, 267 municípios estavam em situação de risco para dengue e 487 em situação de alerta. Foram analisados, ao todo, 983 municípios.

Considerando as capitais, há risco de epidemia em Palmas (TO) e Porto Velho (RO). Estão em situação de alerta Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

LEIA MAIS aqui

CRUZEIRO DO SUL: Indígena é julgado por assassinato de taxista

O julgamento de Sérgio Rosas da Silva Katukina, 36, está acontecendo hoje pela manhã na sala do Tribunal do Júri da Cidade da Justiça. O indígena está sendo julgado pelo assassinato do taxista Sergio Vasconcelos da Silva, 50, morto em dezembro de 2012.

O crime aconteceu no dia 18 de novembro de 2011, dentro da terra Indígena Katukina, a quase 100 km de Cruzeiro do Sul na BR 364. Depois de realizar uma corrida até a aldeia, o taxista foi espancado brutalmente sofrendo várias lesões e ferimentos pelo corpo e também na cabeça, ele foi socorrido por uma equipe do SAMÚ e levado ao Hospital do Juruá onde permaneceu em estado de coma vegetativo na UTI durante onze meses , chegando a falecer em dezembro de 2012. O julgamento começou por volta das 9 horas da manhã desta segunda-feira(25) e a previsão é que se estenda durante todo o dia.

http://www.juruaonline.com.br

Ditadura militar violou direitos de 50 mil pessoas, diz Comissão Nacional da Verdade

Brasília – Os levantamentos feitos pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) estimam que 50 mil pessoas foram, de alguma forma, afetadas e tiveram direitos violados pela repressão durante a ditadura militar. O número inclui presos, exilados, torturados, mas também familiares que perderam algum parente nas ações durante o período de 1964 a 1985, além de pessoas que sofreram algum tipo de perseguição.

A CNV reuniu nesta segunda-feira (25) representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações.

A CNV assinou termos de cooperação com a Associação Nacional de História (Anpuh), com o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e com o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro. “Estamos compartilhando nossa metodologia, nossa estratégia com uma ampla gama de comissões da verdade já criadas, algumas em criação e outros grupos que estão em processo de criação de suas comissões”, disse o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro.

Pinheiro disse que os convênios assinados firmam parcerias de colaboração e troca de informações. “São acordos de cooperação e basicamente põem à serviço dessas instituições nossas competências, como por exemplo, o acesso aos arquivos e eventuais convocações para depoimentos,” disse.

Recentemente, a Comissão Nacional da Verdade recebeu da Petrobras mais de 400 rolos de microfilmes, além de microfichas e documentos textuais. O material, de acordo com a CNV, ajudará a entender como o regime militar monitorava os trabalhadores da empresa.

O coordenador da CNV estima que até o momento a comissão examinou “por baixo” cerca de 30 milhões de páginas de documentos e que fez centenas de entrevistas. Pinheiro disse que, em função do volume de informações, a CNV deve continuar pesquisando até o final de 2013, quando a comissão deverá ter o esqueleto do relatório final em mãos. “O relatório tem que estar nas mãos da presidenta da República até dia 16 de maio. Em princípio, acordamos entre nós que até dezembro a grande minuta do relatório tem que estar pronta”, disse.

Da Agência Brasil

PREFEITURA REUNE-SE COM LABSUL


Reunião com representantes do Labsul (foto: Jarde Lopes/AssecomTarauacá)

O prefeito em exercício Chagas Batista, juntamente com o Secretario de Saúde Carlos Tadeu reuniram-se com representantes do Laboratório Lab Sul em Tarauacá, Dr. Andre Luis, Dr. Luiz Augusto e Dra. Valesca Batista, para o possível estabelecimento de uma parceria entre o laboratório e o poder público municipal.

Reunião com presidentes de associações rurais (foto: Jarde Lopes/AssecomTarauacá) 

Depois da reunião com o Labsul o prefeito em exercício Chagas Batista recebeu os presidentes de associações Fortaleza Acreana - Maria Elida, Associação Taquari - Francisco Benedito, Associação São Francisco - Claudino dos Santos (Pacifico), todos residentes na BR 364 Trecho Tarauacá /Cruzeiro do Sul. Na presença da Secretária Municipal de Educação o prefeito falou que povo precisa cada vez mais se organizar e que a prefeitura vai trabalhar respeitado cada comunidade organizada. "Precisamos ter sempre essa relação entre prefeitura e as comunidades rurais" disse Batista.

Veja mais AQUI

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Perpétua leva Programa de Habitação para a zona rural

Acompanhada da Gerente Geral da Caixa Econômica Eliene Sampaio Rego, a deputada federal Perpétua Almeida esteve em uma reunião no Ramal Nabor Júnior, município de Senador Guiomard, no último sábado.

O objetivo era levar ao conhecimento do homem do campo, a existência de um programa de habitação rural, embutido no programa Minha Casa, Minha Vida, específico para a zona rural, e envolver sindicatos e associações para agilizar os benefícios do programa no Acre.

O programa de Habitação Rural do governo federal existe desde 2010, mas ainda não é conhecido pela maior parte dos interessados e nem por grande parte dos integrantes da classe política que poderiam fazê-lo funcionar.

“Nas cidades o governo do estado e as prefeituras tocam o programa, mas na zona rural a dificuldade é maior e por isso o programa não andou. Meu objetivo é levar ao conhecimento do homem do campo que eles podem construir, reformar ou ampliar com subsídio de até 96% e ainda com carência de um ano e em parcelas anuais. É um programa muito bom para ficar esquecido, enquanto o nosso produtor rural passa por tantas necessidades”.

Perpétua já tem uma agenda de reuniões pelo interior (a próxima em Cruzeiro do Sul, na semana que vem), para explicar o passo a passo para a obtenção do benefício, que depende fundamentalmente dos sindicatos e associações.

(assessoria)

TARAUACÁ: Diante dos "olhos negligentes" das autoridades, roubo de bicicletas em Tarauacá já virou "coisa do cotidiano"

Bicicletas no pátio da delegacia de Tarauacá

O roubo de bicicletas no município de Tarauacá parece mesmo ter se tornado uma coisa banal. É muito difícil encontrarmos uma família que não tenha um caso para contar. 

Aos "olhos negligentes" das autoridades, quadrilhas de menores e maiores atuam diariamente em escolas, supermercados, comércio, clubes, ginásio de esportes, residências e outros locais. Ninguém parece estar imune à ação desses ladrões de bicicletas. Sem fiscalização do poder público pequenas oficinas são usadas para desmanches sem a menor preocupação. 

As polícias ainda tentam fazer alguma ação de intimidação, prendendo pessoas, recuperando bicicletas roubadas, mas, se as outras partes não ajudarem, policiais parecem "enxugar gelo". 

Uma outra questão que chama a nossa atenção é a impunidade para ladrões de bicicletas. Presos num dia por roubo e no outros estão livres cometendo o mesmo crime.
Pra terminar, centenas de bicicletas recuperadas pelo bom trabalho da polícia estão guardadas no pátio da delegacia à espera do dono que muitas vezes comprou mas não pediu nota fiscal ao vendedor. 
Além de ficar impedido de retirar sua "magrela" o cidadão foi vítima de mais um crime. 
Dessa vez o de sonegação fiscal.

Programa do Imposto de Renda será liberado nesta segunda-feira

Brasília - A Receita Federal libera amanhã (25) às 8h o programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Para fazer o download, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet no endereçowww.receita.fazenda.gov.br. Os contribuintes que entregarem a declaração no início do prazo, sem erros, e tiverem direito à restituição, terão a chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes.

O mesmo ocorre com as pessoas com idade superior a 60 anos, que terão prioridade em receber a restituição, em observância ao Estatuto do Idoso. O prazo para entrega vai de 1º de março a 30 de abril. A declaração poderá ser entregue pela internet ou em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior. A obrigação de declarar alcança também aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

A apresentação da declaração é obrigatória ainda para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, ou obteve receita bruta com atividade rural superior a R$ 122.783,25.

Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedade, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar. A Receita publicou um manual com perguntas e respostas para o contribuinte com dúvida sobre o preenchimento da declaração. O texto pode ser encontrado na página da Receita Federal.

O valor limite para a dedução com instrução será R$ 3.091,35. Por dependente, o contribuinte poderá abater R$ 1.974,72. No caso das deduções permitidas com a contribuição previdenciária dos empregados domésticos, o valor do abatimento pode chegar a R$ 985,96. Não há limites para os gastos com despesas médicas.

A expectativa da Receita Federal é receber 26 milhões de declarações. Em 2012, um total de 25.244.122 contribuintes enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Fonte: Agência Brasil