CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rapaz desaparecido em Tarauacá


Clauber Sabóia da Silva está desaparecido desde segunda feira, 27/02. Ele , que sofre de problemas mentais, saiu de casa num barco à remo, no Seringal Novo Destino e não foi mais visto.

A família pede ajuda para encontrá-lo.

Informações: ligue para Rádio Comunitária: 3462-2406

Amanhecendo o dia em TK


Municípios do Acre serão interligados por sinal de satélite

A distância e a localização geográfica de alguns municípios acreanos dificultam a comunicações com a capital. Setores essenciais como segurança pública, educação e saúde são os mais prejudicados. Uma ação do governo, marcada pelo empenho pessoal do governador Tião Viana, permitiu o fim do isolamento de municípios no Estado do Acre ainda não contemplados com internet através do programa Floresta Digital.

Um planejamento estratégico da Segurança Pública do Estado, com olhar voltado para o setor de informação e inteligência, marca o fim de um ‘apagão digital’ e inicia a inclusão de municípios como Porto Walter, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manuel Urbano e Cruzeiro do Sul, no mesmo nível de tecnologia existente em Rio Branco.

A Divisão de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) conseguiu trazer para o Acre 33 antenas parabólicas modelo VSAT, de um total 1.033 adquiridas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A primeira antena foi instalada na última segunda-feira, 20, no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Cieps). Entre os dias 23 e 25 foram instaladas as antenas em Brasileia e Assis Brasil. Nesta terça-feira, 28, equipes do Sipam e da Sesp se deslocam da capital para instalar as antenas de Sena Madureira e Manuel Urbano.

Entre os principais benefícios, está o acesso e a utilização do Sistema Integrado de Gestões Operacional (Sigo). Com o sistema, as informações da segurança pública são compartilhadas com o Ministério Público Estadual e o Judiciário.

leia tuto AQUI

Tarauacá em dias de chuva

Professor Valtemir Lima - 

União histórica da bancada federal do Acre marca a luta pela reconstrução do Estado


Ao afirmar que os interesses pessoais ou partidários estavam sendo colocados em outro plano, e que os interesses maiores do Estado do Acre representam agora a união de forças, a Bancada Federal do Acre no Congresso Nacional conseguiu na tarde de hoje (28) uma unidade jamais alcançada. Todos os 11 parlamentares, 3 senadores e 8 deputados federais, colocaram suas emendas à disposição do Governo Federal para que os recursos sejam realocados para a reconstrução do Estado, devastado pela enchente que ainda castiga o Acre.

De forma unânime os parlamentares asseguraram que somente através da união, independente de cores partidárias, poderão conseguir o apoio necessário junto ao governo, para a reconstrução das cidades devastadas pela água.

A bancada também decidiu na reunião que será solicitada uma audiência o mais rápido possível com a Presidente Dilma Roussef para que a real situação de calamidade do Acre possa ser mostrada a ela. A data da reunião deverá ser definida pelo Palácio do Planalto através do Senador Jorge Viana que se colocou à disposição como interlocutor entre a bancada e o Governo Federal .

fonte: AC24Horas

Professor João Rego: Pré-Candidato a vereador em Tarauacá

Professor João Rego
Professor há 20 anos, o ex-seringueiro João Rego é pedagogo, blogueiro, militante do movimento comunitário e sindical em Tarauacá. Filiado ao Partido socialista Brasileiro - PSB, casado com a mesma mulher há 26 anos, pai de 4 filhos, já foi diretor de escola pública, presidente da associação de moradores do Bairro Novo e está sempre à frente do movimento dos trabalhadores em educação em suas manifestações através do Sinteac.

Imagens de TK

comércio 

Bar/Restaurante 

Carnaval 

Carnaval 

Índios  

comércio 

açougue 

aventureiros 

manifestação de fé 

cultura 

tradição 

Liu 

solidão

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ibama: autorizado concurso para nível médio com 300 vagas de técnico administrativo

Às vésperas de completar 23 anos, o Ibama recebeu uma boa notícia: a autorização do Ministério do Planejamento para realizar concurso e preencher 300 vagas de técnico administrativo, de nível médio. A remuneração prevista, já inclusos gratificação e auxílio-alimentação, é de R$ 2.580,72.

A portaria do MPOG foi publicada no Diário Oficial da União do dia 17 e determina que o prazo para publicação do edital de abertura do concurso será de até seis meses, contado a partir da presente data. O objetivo é substituir funcionários terceirizados e atender a legislação vigente.

O último concurso realizado pelo Ibama ofereceu 225 vagas para analista ambiental (nível superior) em 2008. O certame foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). As vagas foram distribuídas entre 22 estados e o Distrito Federal. Segundo o edital, remuneração inicial era de R$ 4.115, em uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para maiores informações visite o Diário Oficial da União do dia 17, na página 91 da primeira seção.


Voto feminino completa 80 anos no Brasil

Faz somente 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. A prerrogativa foi obtida por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, na época a conquista não foi completa. A legislação permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. Essas restrições só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, a lei não tornava obrigatório o voto das mulheres. Apenas o masculino. As mulheres só passaram a ter a obrigatoriedade de votar em 1946.

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães, de Mossoró (RN), se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta da expansão do voto feminino para todo o país.

Mulheres no poder

A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo também era do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.

Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Já as primeiras senadoras do país, eleitas apenas em 1990, foram Júnia Marise (PDT-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982.

Em 1997, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral, por meio da lei 9.504. Em 2009 essa legislação seria reformada, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 30% de mulheres nas chapas proporcionais.

No ano passado o Brasil elegeu Dilma Roussef como sua primeira presidente, e hoje as mulheres estão à frente de dez ministérios, entre eles a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, chefiada por Eleonora Menicucci, que tem status de ministra. (CNTE, com informações da FOLHA DE S. PAULO, 24/02/12)

Vander Melo: mais um tarauacaense na UFAC

Vander Melo: Mais novo tarauacaense que vai para a UFAC estudar Medicina Veterinária(foto enviada pela família)

ISAURA ANTÔNIA TORRES DE SOUZA formada em engenharia florestal pela UFAC.

ISAURA ANTÔNIA TORRES DE SOUZA é uma jovem tarauacaense formada em Engenharia Florestal pela UFAC. É filha do casal SEBASTIÃO ABREU DE SOUZA e NILZEMAR TORRES DE SOUZA.

Ribeirinhos comemoram construção dos primeiros açudes em comunidades do Rio Muru


Produtores dos seringais, Santo Amaro, vitória e Lancha no do Rio Murú, comemoram o lançamento do programa de piscicultura com a inauguração dos dois primeiros açudes construídos. Açudes para ribeirinhos em Tarauacá é uma proposta pioneira no Acre.
O programa apoia os povos das comunidades tradicionais ribeirinhas. A ideia surgiu na Seaprof de Tarauacá com o objetivo de auxiliar as famílias a produzirem alimentos suficiente para seu consumo e Também oportunidades de trabalho e geração de renda e recebeu todo apoio do Governador Tião Viana e o Secretário de Produção, Lourival Marques.

Leia mais no Blog da Seaprof-Tarauacá

Concurso: Inscrições abertas para vagas na Caixa Econômica Federal.

O concurso é destinado a formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo (Carreira Administrativa), Advogado, Arquiteto e Engenheiro nas áreas Agronômica, Civil, Elétrica e Mecânica (Carreira Profissional). Os Pedidos de Isenção de Taxa pela Internet estarão abertos de 27 a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:59, também pelo horário de Brasília.

Confira os dois editais:

PDT DECLARA APOIO AO PT EM RB DE OLHO EM TARAUACÁ E OUTROS MUNICÍPIOS.


Martelo batidoA direção do PDT do Acre se reuniu ontem com a imprensa para declarar apoio ao pré-candidato petista à prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre.
Candidato natural - Para o deputado estadual Valter Prado, Marcus Alexandre é “candidato natural” da Frente Popular pelos serviços prestados aos acreanos, por sua competência profissional e por ter sido escolhido pelo governador Tião Viana.
TARAUACÁ - Com o anúncio, o PDT não esconde o desejo de ampliar espaço de discussão na escolha dos nomes a prefeito dos demais municípios do Estado. Em Tarauacá, por exemplo, o partido indicou o vereador Chico Batista para encabeçar a aliança com o PT. 

Em seu sexto mandato, e com votações cada vez mais expressivas no município, Chico Batista é apontado pela cúpula partidária como o mais cotado para vencer as eleições de outubro.

Com informações do Jornal Página 20

Governo e prefeitura organizam projeto de recuperação de Rio Branco com 500 homens e 280 máquinas


O Governo do Estado e prefeitura de Rio Branco já começam a organizar o plano de limpeza e recuperação de Rio Branco (Angela Peres/Secom)

O Rio Acre começou a apresentar os primeiros sinais de vazante. Com isso, o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco já começam a organizar o plano de limpeza e recuperação de Rio Branco. Assim, nesta segunda-feira, 27, representantes de entidades públicas se reuniram na sala de situação que monitora os dados da alagação para apresentar o plano que vai funcionar na cidade de Rio Branco logo após uma vazante ainda maior do rio.

O planejamento de limpeza vai envolver num primeiro momento cerca de 500 homens e 280 máquinas pesadas. O prefeito Raimundo Angelim vai coordenar diretamente os trabalhos, ao lado do presidente do Deracre, Marcus Alexandre, que organiza a participação das entidades do governo do Estado.


MEC anuncia reajuste de 22,22% para o piso nacional do magistério

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no final da tarde de ontem (27) o percentual de reajuste do piso nacional do magistério, que deve ser atualizado em 22,22% e passar para R$ 1.451. A atualização segue a determinação do artigo 5º da Lei 11.738, de 16 de junho de 2008, aprovada pelo Congresso Nacional. O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece o artigo 60, inciso III, alínea "e" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. 

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais, que agora é de R$ 1.451. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Em 2011, o piso foi R$1.187 e, em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o valor era R$ 950.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos. Mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim. (CNTE, com informações da Agência Brasil 27/02/12).

Valesca Popozuda exibe bumbum deformado na Sapucaí





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mato toma conta de imóvel do Tribunal de Justiça no centro de Tarauacá

Esse prédio, localizado na Avenida Coronel Juvêncio de Menezes, bem na região central de Tarauacá, pertence ao Tribunal de Justiça do Acre. A casa já foi moradia de juiz e também já foi ocupada pelo Juizado Especial de pequenas causas. 
Atualmente, parece abandonada e está sendo tomada pelo mato. Informações extra-oficiais dão conta de que o mesmo já foi leiloado e até agora a pessoa que o arrematou não apareceu. Caso isso aconteça, o imóvel poderá ser cedido para algum outro órgão. 

Deixamos aqui como sugestão, que seja cedido para a Defensoria Pública.






boa notícia!


TARAUACÁ: UMA GERAÇÃO QUE EU VI CRESCER

José Tamaio

Apresento-lhes o José Tamaio, um dos músicos mais completos de nossa cidade. Desde criança Tamaio convive com a música e cresce neste cenário. Bom filho, bom músico, bom técnico de som e bom garoto. Tamaio começou tocando teclado  e hoje, no alto de seus 22 anos, não larga o seu contra baixo, parceiro inseparável.

Veja imagens aéreas da alagação nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e lado boliviano

Veja imagens impressionantes da fúria do Rio Acre quando atingiu nível acima do registrado no ano 1978. As fotos foram tiradas em sobrevoo no dia 22 (terça-feira) e somente foram disponibilizadas neste dia 26 (domingo), devido o fornecimento de internet móvel da cidade vizinha de Cobija (Bolívia).

Clique na imagem abaixo acessar banco de imagens postada no Flickr

Luz para Todos fará mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014, diz presidenta

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27) que mais de 400 mil novas ligações elétricas devem ser feitas no país até 2014 por meio do Programa Luz para Todos. Apenas no ano passado, segundo ela, 253 mil famílias que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas e ribeirinhas, além de produtores rurais, foram beneficiados pelo programa.

“Isso chega a quase 1 milhão de pessoas que saíram da escuridão”, disse no programa semanal Café com a Presidenta. Dilma lembrou que desde 2003, quase 12 milhões de pessoas passaram a ter acesso à energia elétrica no Brasil. “Já fizemos muito, mas agora ainda temos um desafio grande, que é o de levar luz elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso mais difícil, em áreas isoladas, no meio da floresta, em serras e ilhas”, explicou.

Uma das estratégias do governo para os próximos meses será o uso de novas tecnologias, como postes de fibra de vidro, que pesam menos que os de concreto e podem flutuar na água, facilitando o transporte por rios.

Para Dilma, investimentos no programa impulsionam a economia brasileira, já que criam novas oportunidades para comunidades antes desassistidas. “O Luz para Todos é um dos caminhos para melhorar a qualidade de vida, garantir cidadania, dar oportunidades de crescimento a todos os brasileiros”, concluiu.

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil 
Edição: Graça Adjuto

Hóstia alucinógena faz beatas atacarem padre na Itália

Algumas fiéis da Santo Espírito de Campobasso, na região central da Itália, abraçaram o crucifixo, outras começaram a ter visões de santos. Outras, por sua vez, começaram a bater no padre e gritar: "Você é o demônio".

Toda essa confusão no último domingo (19) aconteceu porque as hóstias foram feitas com uma farinha alucinógena em vez da farinha comum. Trata-se de um caso de "ergotismo", uma intoxicação alimentar causada por farinhas de cereais contaminadas por esclerócios que atingem a safra do grão.

Esses organismos microscópicos contêm uma grande quantidade de fungos, perigosos para a saúde, entre os quais costumam encontrar-se muitos agentes psicotrópicos, parecidos com o ácido lisérgico, ou LSD.

Assustado, o padre da Igreja de Campobasso foi obrigado a se esconder na sacristia à espera da polícia. A retirada dos fiéis foi confusa, lembrando os protestos antiglobalização ocorridos na cúpula do G-8. (vi no @CorreiodoBrasil).

EM TARAUACÁ


MMA EM TARAUACÁ


EVENTO: CRUZEIRO FIHT
DATA: 14.04.2012
LOCAL: GINÁSIO COBERTO
CIDADE: TARAUACÁ
LUTAS: 4 LUTAS
PARTICIPANTES: 4 DE TARAUACÁ E 4 DE CRUZEIRO DO SUL



MMA é a sigla para Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas. MMA são artes marciais que incluem golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como um esporte de contato de maneira regular ou em torneios, em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro.

As artes marciais mistas utilizam uma grande escala de técnicas permitidas, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas. Um exemplo de organização que organiza torneios de artes marciais misturas, é o UFC - Ultimate Fighting Championship.

Para muitas pessoas, artes marciais e vale-tudo são a mesma coisa, porém nem todos têm um contato pleno. O MMA é uma modalidade de luta em que os praticamente não precisam seguir necessariamente um estilo específico de luta, por isso o nome de Artes Marciais Misturadas. Esses esporte, possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe, de qualquer arte marcial, como boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras.