Municípios do Acre serão interligados por sinal de satélite

A distância e a localização geográfica de alguns municípios acreanos dificultam a comunicações com a capital. Setores essenciais como segurança pública, educação e saúde são os mais prejudicados. Uma ação do governo, marcada pelo empenho pessoal do governador Tião Viana, permitiu o fim do isolamento de municípios no Estado do Acre ainda não contemplados com internet através do programa Floresta Digital.

Um planejamento estratégico da Segurança Pública do Estado, com olhar voltado para o setor de informação e inteligência, marca o fim de um ‘apagão digital’ e inicia a inclusão de municípios como Porto Walter, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manuel Urbano e Cruzeiro do Sul, no mesmo nível de tecnologia existente em Rio Branco.

A Divisão de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) conseguiu trazer para o Acre 33 antenas parabólicas modelo VSAT, de um total 1.033 adquiridas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A primeira antena foi instalada na última segunda-feira, 20, no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Cieps). Entre os dias 23 e 25 foram instaladas as antenas em Brasileia e Assis Brasil. Nesta terça-feira, 28, equipes do Sipam e da Sesp se deslocam da capital para instalar as antenas de Sena Madureira e Manuel Urbano.

Entre os principais benefícios, está o acesso e a utilização do Sistema Integrado de Gestões Operacional (Sigo). Com o sistema, as informações da segurança pública são compartilhadas com o Ministério Público Estadual e o Judiciário.

leia tuto AQUI

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem