CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sábado, 31 de julho de 2010

...Bile...folgado...xodó...

ELEIÇÕES 2010: Site da campanha de esclarecimento ao eleitor


Acaba de entrar no ar o site da campanha de esclarecimento ao eleitor, que busca dirimir as principais dúvidas sobre o pleito de outubro de 2010. Na página, que disponibiliza todas as peças publibitárias da campanha, o eleitor pode ainda consultar sua situação eleitoral, acessar notícias e pesquisar o sistema de divulgação de candidaturas.

Perpétua abriu sua campanha de rua em Rio Branco

Perpétua Almeida abre campanha de rua no Acre A campanha de rua no Acre para as eleições 2010 foi deflagrada nesta sexta-feira pela deputada federal Perpétua Almeida, candidata á reeleição pelo PCdoB.
Cerca de mil pessoas concentraram no Comitê Central da Frente Popular, de onde partiu um arrastão que percorreu as principais ruas do centro Comercial de Rio Branco.
O evento marcou também o lançamento oficial da candidatura da deputada. O dançante jingle “Eu Vou Perpetuar” movimentou a militância e contagiou cada cidadão a quem a candidata fez questão de cumprimentar, dentre eles indígenas, trabalhadores rurais, autônomos, jovens, mulheres e outros.
Ainda na concentração, os candidatos majoritários da coligação Frente Popular do Acre, Tião Viana (governador), Jorge Viana e Edvaldo Magalhães (senadores), reafirmaram a importância de reeleger “a parlamentar que orgulha os acreanos”. Tião, Jorge e Edvaldo foram saudados pela militância, que vestiu vermelho para seguir a candidata que busca a sua segunda reeleição à Câmara Federal. Foi a primeira atividade de campanha da professora universitária Maria do Carmo, que concorre à segunda suplência do candidato Edvaldo Magalhães.
O sucesso da deputada em redes sociais como Twitter e Facebook – ela foi apontada pelo Portal terra como a parlamentar campeã em interação com os internautas – engrossou a onda vermelha em apoio á sua reeleição.
Os candidatos à Assembléia Legislativa pelo PCdoB levaram seus militantes para dar corpo ao arrastão, ao bandeiraço e à panfletagem nos comércios e nos semáforos. Funcionários das lojas, clientes e pedestres pararam por instantes para ver a caminhada passar.
Emocionada, Perpétua Almeida fez distribuir uma carta aberta à população, na qual ela lembra parte das conquistas do seu último mandato. “Confesso que estava ansiosa para este momento. Gosto de fazer campanha. É gratificante receber o abraço de cada cidadão que reconhece o nosso trabalho e deposita em nós a esperança de novas conquistas”, afirmou a deputada.
com informações do ac24horas

IBOPE NO ACRE: Tião Viana lidera com folga para governo e disputa para senado fica entre Jorge, Petecão e Edvaldo.


Na primeira rodada da pesquisa Ibope encomendada pela Rede Amazônica, consta que o candidato ao governo Tião Bocalom (PSDB) tem 21% das intenções de voto, Tião Viana (PT) 63%, Tijolinho (PRTB) 1%.  Branco/Nulo somam 5% e indecisos 9%.


Para o Senado, a pesquisa mostra o candidato Cezar Henrique (PSOL) com 3%, Edvaldo Magalhães (PCdoB) com 27%, João Correia (PMDB) com 7%, Jorge Viana (PT) com 64%, Petecão (PMN) com 35%.  29% dos entrevistados citou apenas 1 candidato.  Branco/nulo  somam 10% do eleitorado e Indecisos, 25%.

 A pesquisa foi realizada entre os dias 27 a 29 de julho de 2010. 812 pessoas foram entrevistadas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.  Essa pesquisa está registrada no TRE/AC - 6877/2010 e no TSE - 20694/2010.

TRAFICANTE: Líder comunitário que exigia solução para a venda de drogas é preso com 2,4 Kg de cocaína em CZS

chaguinha_preso_2.jpg

Francisco das Chagas Coelho, o Chaguinha, presidente do Bairro Artur Maia, foi preso em flagrante pela Polícia Federal, tentando embarcar com 2,4 quilos de droga no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul.  

Chaguinha tentava enganar a fiscalização levando a droga na estrutura da mala envolvida em uma cinta de borracha, fato que chamou a atenção dos policiais. O líder comunitário que viajaria para Fortaleza (CE) no vôo das 14h30 da Gol Linhas Aéreas, foi abordado dentro da sala de embarque.
Dando continuidade às investigações, os policiais federais prenderam mais duas pessoas envolvidas, uma mulher que trabalha como recepcionista com as iniciais M. A. S. O. com 28 anos de idade e um pintor E. C. S. com idade não revelada. Os três foram encaminhados ao Presídio Manoel Néri da Silva.  

chaguinha_preso_1.jpg

Chaguinha além de presidente do Bairro Artur Maia que é um dos mais populosos da cidade, freqüentava uma igreja evangélica. Constantemente ele cobrava das autoridades providencias para a venda e consumo de drogas em seu bairro.

O presidente da UMAM (União Municipal das Associações de Moradores), Expedito Ribeiro, se manifestou sobre a prisão do líder comunitário. Ele disse que o sentimento é de revolta com a atitude do presidente do Bairro Artur Maia. Na semana passada a UMAM promoveu uma reunião com a participação de delegados das Policias Civil e Federal, Ministério Público e da Policia Militar para pedir providências sobre a venda e consumo de drogas que tem gerado cada vez mais violência.

A Polícia Federal em parceria com um grupo de militares da Força Nacional de Segurança tem reforçado a fiscalização em Cruzeiro do Sul nos últimos meses. Os bloqueios acontecem tanto via fluvial, como nas rodovias e no Aeroporto de Cruzeiro do Sul, que tem resultado em importantes apreensões de droga.

www.tribunadojurua.com - Da redação com informações de Francisco Rocha 

Serra cai, Dilma sobe e abre 5 pontos de vantagem no Ibope

Mais uma pesquisa eleitoral mostra a candidata Dilma Rousseff como a preferida do eleitorado. Contratado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope divulgou nesta sexta-feira (30) uma pesquisa que aponta Dilma com 39% das intenções de voto, contra 34% do candidato da oposição José Serra. Marina Silva, do PV, tem 7%. Segundo o Ibope, 12% do eleitorado ainda estão indecisos. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.



Num possível segundo turno entre Dilma e o tucano, ela teria seis pontos de vantagem. A candidata é citada por 46% dos entrevistados, contra 40% do adversário. O Ibope realizou 2.506 entrevistas em 174 municípios de todo o País, entre os dias 26 e 29 de julho

No levantamento anterior do Ibope, Dilma e o candidato tucano estavam empatados com 36%. Marina tinha 8% das citações. A pesquisa também apontava empate entre os dois numa disputa de segundo turno, com 43%.

Serra tem a maior rejeição entre os presidenciáveis, com 24%. 19% dizem que não votariam na candidata Dilma e 13% dizem que não votariam em Marina.

Na semana passada, o Instituto Vox Populi já havia mostrado a preferência do eleitorado por Dilma. A candidata petista liderava com 41%, contra 33% do adversário. Dilma está à frente nas preferências de acordo com três institutos (Vox Populi, Sensus e Ibope) e empatada em apenas um (Datafolha).

O Ibope também divulgou a avaliação da população sobre o governo Lula. A pesquisa mostra que 77% dos entrevistados consideram a gestão petista ótima ou boa. Outros 18% disseram que o governo é regular. Só 4% consideraram o governo ruim, e 1% não respondeu.

Marcos Vicente é reeleito Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre

Aproximar a categoria do Sinjac e dar continuidade aos trabalhos é prioridade da gestão para 2010/2013.


Marcos Vicentti foi reeleito como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), com 87 votos válidos. Na primeira eleição ele contou com 90 votos favoráveis. O resultado do pleito realizado na quinta-feira, 29, é, para o presidente, uma aprovação do trabalho realizado nos últimos três anos.

A urna foi disponibilizada na sede do sindicato que está situado nos altos da loja City Lar, na Avenida Ceará. O horário de votação foi de 8h ao meio-dia e das 14h às 17h. Na oportunidade os jornalistas também participaram simultaneamente da escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas.

O pleito realizado pelo Sinjac também aconteceu nas cidades de Brasileia, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Para o presidente reeleito, Marcos Vicentti, a eleição também faz parte do projeto de gestão adotado pela equipe que busca aproximar o profissional do sindicato, apresentando assim os avanços conquistados.

A nova diretoria executiva do Sinjac é composta pelos profissionais de comunicação: Marcos Vicentti, Rutemberg Crispim, Andrea Zílio, Beto Oliveira, Jane Vasconcelos e Lenilda Cavalcante.

Entre as principais propostas do grupo estão as de manter a preocupação com a qualificação profissional, valorização do jornalista e a construção da nova sede.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

BANDA CAETANO: VACA PROFANA





Vaca Profana – Caetano

Respeito muito minhas lágrimas
Mas ainda mais minha risada
Inscrevo, assim, minhas palavras
Na voz de uma mulher sagrada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da manada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da man...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Dona das divinas tetas
Derrama o leite bom na minha cara
E o leite mau na cara dos caretas

Segue a "movida Madrileña"
Também te mata Barcelona
Napoli, Pino, Pi, Paus, Punks
Picassos movem-se por Londres
Bahia, onipresentemente
Rio e belíssimo horizonte
Bahia, onipresentemente
Rio e belíssimo horiz...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Vaca de divinas tetas
La leche buena toda en mi garganta
La mala leche para los "puretas"

Quero que pinte um amor Bethânia
Stevie Wonder, andaluz
Como o que tive em Tel Aviv
Perto do mar, longe da cruz
Mas em composição cubista
Meu mundo Thelonius Monk`s blues
Mas em composição cubista
Meu mundo Thelonius Monk`s...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Vaca das divinas tetas
Teu bom só para o oco, minha falta
E o resto inunde as almas dos caretas

Sou tímido e espalhafatoso
Torre traçada por Gaudi
São Paulo é como o mundo todo
No mundo, um grande amor perdi
Caretas de Paris e New York
Sem mágoas, estamos aí
Caretas de Paris e New York
Sem mágoas estamos a...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Dona das divinas tetas
Quero teu leite todo em minha alma
Nada de leite mau para os caretas

Mas eu também sei ser careta
De perto, ninguém é normal
Às vezes, segue em linha reta
A vida, que é "meu bem, meu mal"
No mais, as "ramblas" do planeta
"Orchta de chufa, si us plau"
No mais, as "ramblas" do planeta
"Orchta de chufa, si us...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Deusa de assombrosas tetas
Gotas de leite bom na minha cara
Chuva do mesmo bom sobre os caretas..


TUDO DE NOVO???? Nova frente fria deve chegar ao Acre neste domingo, 1º

A friagem deve ter intensidade tão forte quanto a da semana retrasada, e ser ainda mais duradoura, com temperaturas de 8ºC

A Expoacre está chegando ao fim e já é hora de trocar as roupas de cowboy por um bom agasalho. De acordo com o pesquisador David Friale, mais uma frente fria deve chegar a todo o Estado entre a madrugada deste domingo, 1º e a manhã de segunda, 2, o que deve tornar o encerramento da feira (show Maria Cecília e Rodolfo) bem frio.

A friagem deve ter intensidade tão forte quanto a da semana retrasada, e ser ainda mais duradoura. As duas cidades mais afetadas serão Rio Branco e Brasiléia. Até o domingo, 1º, o dia deve amanhecer com muito sol e calor. À tarde, haverá riscos de chuvas com baixo volume (e esparsas). A partir da noite, a temperatura deve começar a despencar.
Conforme David Friale, a frente deve durar em torno de 7 dias, fazendo com que a temperatura na Capital caía para uma média entre 12ºC a 8ºC à noite e de 22ºC a 18ºC durante o dia. Como o fenômeno deve vir acompanhado de rajadas de vento de 40 Km/h, a sensação térmica (real temperatura sentida) deve variar entre 15 até 12ºC nas manhãs e entre as surpreendentes marcas de 4 até 1ºC durante as noites.
Aumentam ocorrências de queimadas - Com o indício de mais uma friagem rigorosa chegando à cidade, o risco das queimadas volta a crescer ainda mais nas zonas rurais e urbanas. Por isso, os órgãos de defesa ambiental estão enrijecendo a fiscalização contra a prática (ilegal). Contudo, nem isso tem inibido os incendiários da cidade.
No começo do mês, eram registradas entre 20 a 30 ocorrências de queimadas por dia no Ciosp. Nesta última semana, tal valor subiu à faixa de 40 a 50 notificações/dia (sendo que os bombeiros só conseguem atender cerca de metade destes chamados).
Conforme o secretário executivo da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cedec/AC), cel. José Ivo, o clima propício da estiagem (frio e seco) faz com que a incidência de queimadas se torne cada vez maior. Atualmente, incêndios em terrenos e quintais da área urbana têm sido mais freqüentes (quantitativos), porém, a intensidade e distância dos ocorridos na zona rural é que têm dado mais trabalho de apagar (qualitativos).

HOMICIDA DO RIO MURÚ SE ENTREGA À POLÍCIA CIVIL DE TARAUACÁ:


Um uma rixa antiga pode ter sido a motivação para o trabalhador rural PEDRO PETRONILHO SILVA (PEDRO TOCEIRA) disparar  um tiro de uma arma calibre 32 em RIZOLDO DO NASCIMENTO, no dia 24 de julho, na localidade Bom Futuro, Igarapé São Jorge, Rio Murú, Município de Tarauacá. 
Tudo começou com uma caçada e o abate de um veado. Foi quando o autor  encontrou a vítima, houve uma discussão, os nervos se afloraram e aconteceu o disparo fatal. Os dois não se gostavam devido à atritos anteriores entre eles.
A família da vitima veio à cidade e procurou a polícia. Policiais civis localizaram parentes de Pedro Toceira aqui na cidade para saber seu paradeiro. 
Quando a Polícia se preparava para "caçar" o criminoso, recebeu informações do pai do homicida. O mesmo queria se entregar mas, tinha medo de ser assassinado por familiares da vítima. O pai havia recebido uma carta do filho afirmando que o mesmo ia se entregas à polícia.
Os Agentes da Polícia Civil Pedro Silva e Marcos Neves foram até o Seringal Lancha e efetuaram a prisão do mesmo, que já está no presídio Moacir Prado.

Sinteac homenageia escolas hoje

Uma programação em homenagem às duas escolas Rosaura Mourão e Tupanir Galdêncio acontece hoje, às 19 horas, no auditório do Sinteac em Tarauacá. Além das comunidades escolares, o sindicato também está convidando autoridades do município e as equipes gestoras de todas as escolas das redes estadual e municipal de ensino.

O Presidente do Sinteac, Professor José Eurico disse que esse momento por que passa a Educação do Acre, com a contribuição das escolas de Tarauacá merece o reconhecimento de toda a sociedade.

É HOJE: SWING CLUBE TRAZ A TARAUACÁ MAIS UMA ATRAÇÃO NACIONAL

Conheça a dupla AQUI
A Dupla Sertaneja Rubens e Ruan, canta hoje a partir da 23 horas no Swing Clube e a noite promete ser pequena. A cidade recebe muitos visitantes e com certeza vai ser casa cheia. Compre seu ingresso antecipado e BOA FESTA

O SÍTIO FICHA LIMPA


A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!

O QUE É FICHA LIMPA

O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. 

A iniciativa popular é um instrumento previsto em nossa Constituição que permite que um projeto de lei seja apresentado ao Congresso Nacional desde que, entre outras condições, apresente as assinaturas de 1% de todos os eleitores do Brasil. 

O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas. 

MCCE, a ABRACCI e cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado e, no dia 4 de junho de 2010, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa. 

Clique aqui para acessar a íntegra dessa lei complementar. A aprovação do Ficha Limpa foi possível com mobilização e a pressão popular. É, portanto, uma vitória de todos! 

QUEM SOMOS 
A Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI) é uma rede de 78 entidades com a missão de “contribuir para a construção de uma cultura de não corrupção e impunidade no Brasil por meio do estímulo e da articulação de ações de instituições e iniciativas com vistas a uma sociedade justa, democrática e solidária”. 

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é composto por 46 entidades cuja atuação se estende por todo o país. Com sede em Brasília (DF), acompanha de perto a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mantém contato com os responsáveis pela adoção de medidas que favoreçam a lisura do processo eleitoral em todo o Brasil. O MCCE é uma das entidades fundadoras da ABRACCI.

conheça o SITE AQUI

CUIDE-SE: Hepatites matam mais do que a aids


A aids ainda é uma doença incurável e leva milhões de pessoas à morte em todo o mundo. No Acre, 486 casos foram confirmados e 85% deles estão concentrados em Rio Branco. Desse total, 199 pessoas morreram. Embora a aids seja uma das doenças mais perigosas e peça atenção redobrada às autoridades de saúde e à comunidade, as hepatites vêm superando os números de mortes. 

As hepatites B e C contaminam sete vezes mais os brasileiros que a aids, e por isso matam mais. No entanto, a aids tem mais visibilidade: recebe 13 vezes mais dinheiro do governo para campanhas educativas do que as hepatites.

De acordo com a Coordenação Estadual de Hepatites Virais, a taxa de mortalidade por um milhão de habitantes, entre 2002 a 2008, é grande no Acre. A hepatite B, por exemplo, apresentou em 2002, 25,0 de incidência e, em 2008, 27,9. Na Aphac (Associação dos Portadores de Hepatites do Acre), 203 associados morreram da doença desde 1993, ano em que foi fundada a instituição.

A hepatite C é a doença que causa o maior número de mortes entre todos os tipos de hepatite, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Mais de 70% dos casos desse tipo de hepatite se tornam crônicos.

Outro tipo de hepatite que também tem preocupado é a hepatite B, na qual cerca de 90% a 95% dos casos se tornam agudos. Esse tipo de hepatite atinge principalmente a faixa etária entre 20 e 59 anos.  A hepatite D ocorre normalmente em conjunto com a hepatite B, pois o vírus da hepatite D usa uma proteína do vírus da hepatite B para poder se desenvolver.  Em relação à hepatite A, atinge principalmente a faixa etária de até os 12 anos de idade. 

CUIDADOS

O Acre é um dos estrados onde a rede pública de Saúde disponibiliza vacinas para todos os tipos de hepatites.  Na hepatite A, a transmissão é fecal-oral, ocorrida por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato de pessoa a pessoa (contato intrafamiliar e institucional). 

As hepatites B e D podem ser transmitidas pela via sexual, pelo sangue (parenteral), pelo compartilhamento de objetos de higiene pessoal (alicates de unha, lâminas de barbear, escova de dentes), após confecção de tatuagens e colocação de piercings. Também é possível ocorrer contaminação durante procedimentos cirúrgicos e odontológicos sem a adequada biosegurança. A mãe infectada pode passar para o bebê (transmissão perinatal).

A principal fonte de contaminação da hepatite C na atualidade é o uso de drogas injetáveis, de forma compartilhada. Outras importantes fontes de contaminação são: a realização de transfusões de sangue sem realização de teste de detecção e o uso de instrumentos perfurocortantes sem esterilizar (agulhas de injeção, instrumentos de manicura, pedicuro, dentista, acupuntura, tatuagens, etc).

SINTOMAS

As hepatites podem ou não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas são os seguintes: mal-estar, cefaléia (dor de cabeça), febre baixa, anorexia (falta de apetite), astenia (cansaço), fadiga, artralgia (dor nas articulações), náuseas, vômitos, prurido (coceira), desconforto abdominal na região do fígado e aversão a alguns alimentos e cigarro. 

A icterícia geralmente inicia-se quando a febre desaparece e pode ser precedida por colúria (urina escura) e hipocolia fecal (descoloração das fezes). A Hepatomegalia (aumento do fígado) ou a hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e do baço) também pode se apresentar como sintoma.

AÇÕES PARA 2011

Para redução da transmissão vertical do vírus da hepatite B, até 2011 o Ministério da Saúde irá intensificar a oferta de triagem sorológica a todas as gestantes que fazem o pré-natal no SUS (Sistema Único de Saúde) e todos os recém-nascidos de mães portadoras da doença receberão profilaxia – vacina e imunoglobulinas. 
(Ana Paula Batalha)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

....saudade dela...


Já estou com saudade, hoje
Amanhã ela vai aumentar
Não sou lá muito "pedra", mas
Acho que vou agüentar
Isso é química de amar
Nunca esqueça esse refrão
Nada substitui tua presença
Amor do meu coração.

Estudantes na Bolívia: solução próxima

Cartilha para os estudantes e validação dos diplomas dos países do Mercosul fazem parte do "pacote de novidades”

estudantesb

Em resposta ao pedido da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), o Ministério das Relações Exteriores enviou um documento no qual disponibiliza todas as informações necessárias para o bem estar dos brasileiros que estudam na Bolívia.
O documento oficial, assinado pela chefe da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty, Luisa Lopes da Silva disponibiliza à deputada federal Perpétua Almeida o conteúdo de uma cartilha elaborada pelo Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra destinado a ajudar os brasileiros que residem ou estudam naquele país.
Nele constam todos os passos e telefones úteis para que os brasileiros possam cumprir as exigências legais do governo boliviano sem cair nas mãos dos aproveitadores que sempre aparecem nestas situações.
A ação da deputada Perpétua Almeida junto ao MRE se deu logo após o encontro dela com os brasileiros que estudam medicina em Cobija, em maio deste ano.
 A reunião foi agendada pelo vereador Raimundo Lacerda (PCdoB), que manifestou revolta com as exigências do CRM, face as necessidades do estado.
“Eu desafio quem acha que médico sem CRM é charlatão a vir ver as condições do interior do meu estado que sofre com a falta desses profissionais. Eu estou sendo prejudicado, meu município está sendo prejudicado. Aqui e em outros municípios não queremos saber se o médico tem CRM ou não. Queremos é que tenha médico”, declarou Lacerda por ocasião da reunião.
 Na ocasião os estudantes reclamaram da exigência do visto de permanência condicionado à obtenção da carteira internacional de estudante, do pagamento de taxas com valores diferenciados e até da atuação do consulado brasileiro naquele país, além da expedição dos vistos condicionados ao pagamento de taxas que aumentam de valor várias vezes durante o mesmo dia.

“Eu fiquei muito feliz com a resposta do Ministério das Relações Exteriores, porque às vezes chego a me sentir desanimada com algumas situações e preciso reagir contra isso para continuar buscando as soluções. Como as regras na Bolívia sofrem algumas alterações de um departamento para outro e dessa forma a cartilha do MRE feita para Santa Cruz não pode ser seguida ao pé-da-letra em Pando, vou disponibilizar as informações já adaptadas no meu site, em panfletos e em cartazes que poderão ser afixados até mesmo na faculdade de Cobija.  Espero que sirva como uma espécie de salvo-conduto para eles”, comemorou a deputada comunista, que recebeu outra notícia favorável: a aprovação dos diplomas dos países do Mercosul.
O decreto legislativo 2403/10, que cria um sistema de credenciamento de cursos de graduação no Mercosul, para facilitar a validação dos diplomas nos países do bloco, foi aprovado na última Comissão do Senado e está pronto para ser votado em plenário.
O objetivo deste desse decreto é facilitar a mobilidade acadêmica no âmbito regional e servir de apoio a mecanismos de reconhecimento dos títulos ou diplomas universitários de todos os países do Mercosul, do qual a Bolívia faz parte.

Os cursos de Medicina, Engenharias Civil e Agronômica, Enfermagem, Veterinária e Arquitetura, são os que estão mais avançados e já contam com o Mecanismo Experimental de Credenciamento (MEXA), que pode agilizar o processo de validação dos diplomas.
  O decreto já foi aprovado nas comissões de Educação e Cultura, Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e, esta semana na CCJ. Só falta ir à Plenário, para o qual foi encaminhado com o carimbo de urgência.
“Quando eu recebi essa informação, pulei e gritei em comemoração, louca de alegria. Isso é o resultado de quase 8 anos de luta. Quando muita gente me dizia para desistir porque não íamos conseguir a validação dos diplomas estrangeiros eu cerrava os dentes e ia em frente. Parecia que só eu acreditava nessa possibilidade. Preocupada com a situação dos 5 mil estudantes de medicina brasileiros na Bolívia eu já me preparava para solicitar a realização de um plebiscito, para a população se manifestar, também por causa da falta de médicos no interior do estado. Agora aí está a resposta: estamos a um passo da vitória” festejou a parlamentar sem esquecer que os deputados federais Vanessa Graziottin (PCdoB-AM), e, Nilson Mourão (PT-AC), também tiveram uma atuação decisiva na questão.  (Assessoria)

06 DE AGOSTO: Prazo final estabelecido pela Caixa Econômica para casa lotérica de "Toca da Sorte" voltar a funcionar em Tarauacá

Casa Lotérica sem funcionamento há vários meses

Ontem conversei com o Gerente da Caixa Econômica Federal em Tarauacá Francisco Sales, sobre os problemas que a população vem enfrentando em função do fechamento da Casa Lotérica Toca da Sorte. Sales nos informou que o problema da Casa Lotérica deve ser resolvido até o dia 6 de agosto. 
A casa lotérica funciona com uma concessão da Caixa Econômica e, por lei, não poderia ficar sem atendimento por mais de 60 dias. O gerente disse que essa tolerância da Caixa deve-se ao fato de que se for cancelada a concessão, a Caixa precisará abrir um novo processo e isso poderá demorar até 2 anos. O proprietário  da lotérica deixou de honrar uns compromissos e o problema se arrasta há muito tempo. Sales falou, finalmente, que o proprietário da lotérica tem três opções até o dia 6 de agosto: PRIMEIRO: Ele pode vender a casa lotérica para outra pessoa; SEGUNDO: Ele ainda pode procurar regularizar sua situação e, TERCEIRO: A Caixa cancela a concessão e abre um novo processo à quem tiver interessado.

Agênmcia da Caixa Econômica 

Enquanto o problema não se resolve a Gerência da Caixa está disponibilizando seus terminais eletrônicos de auto atendimento da agência local para pagamento de taxas e benefícios do programa bolsa família. Já as taxas de luz deverão ser pagas nos guichês da instituição.Quem quiser fazer aposta nas loterias vai ter que esperar ou deve se dirigir até a lotérica do Município de Feijó, 50 quilômetros distante de Tarauacá 
A população espera que esse problema seja resolvido definitivamente e ameaça realizar um protesto contra a Caixa Econômica se a situação persistir.

JUSTA HOMENAGEM: Sinteac vai homenagear as duas Escolas de Tarauacá, finalistas do Prêmio Estadual de Gestão 2010.

Professora Raimunda Magda: Escola Rosaura Mourão

Professora Raimunda Rocha: Escola Tupanir Galdêncio

O nosso sindicato realizará nesta sexta feira, às 19 horas, um coquetel de confraternização para homenagear as comunidades escolares das Escolas Rosaura Mourão da Rocha e Tupanir Galdêncio da Costa. As duas escolas são finalistas do Prêmio Estadual de Gestão e que vão representar nosso município em Rio Branco no próximo dia 5 de agosto, no evento que vai apontar as escolas vencedoras.
A diretoria da entidade decidiu realizar uma programação em homenagem às duas escolas e fazer o reconhecimento público dessa vitória do município na área de educação. Além das comunidades escolares, o sindicato também está convidando algumas autoridades do município e as equipes gestoras de todas as escolas das redes estadual e municipal de ensino.
A Direção do Sinteac estará também designando dirigentes para acompanharem as duas escolas na fase final do Prêmio no dia 5 de agosto em Rio Branco.


FONTE: http://sinteactk.blogspot.com/2010/07/sinteac-vai-homenagear-as-duas-escolas.html

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eu vou PERPETUAR

A PÁGINA DO CANDIDATO: Moisés Diniz 65789

NOSSA DEFESA DO NOSSO GOVERNO


Defender o Governo de Binho Marques foi a tarefa que a Frente Popular me deu. Procurei honrar essa tarefa. Cuidei do governo que o povo acreano escolheu. Fui amplo e respeitoso com a oposição, mas não deixei nenhuma crítica sem resposta. Fui duro quando a situação exigiu.
Como candidato a deputado estadual, postulando o terceiro mandato, utilizo uma bandeira que representa o meu cotidiano como líder do governo na Assembléia Legislativa: a defesa do nosso governo.
Nosso mandato não foi partidário ou de grupo. Defendemos o governo e as suas conquistas para todos. Que o Acre continue sendo de todos e governado pela Frente Popular!
A partir de hoje utilizarei esse espaço para defender e debater idéias para o Acre. Não fareu uma campanha de bastidores. Vou dialogar com o povo do Acre sobre os imensos desafios que a história lhe reserva e as inestimáveis conquistas que o espera.
Defenderei as minhas idéias da mesma forma que defendo o governo de Binho Marques, de forma clara, corajosa, compartilhada, respeitosa e com o coração de professor.


endereço: http://moises65789.zip.net/

Ferrari: Alonso "vence" Massa

Famílias de baixa renda são enquadradas em critérios para receber descontos na conta de luz

Energia

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, vão pagar mais barato pela conta de luz. Elas serão enquadradas nos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de 10% a 65%, de acordo com o consumo.
Antes, esses descontos eram concedidos às residências que tinham consumo inferior a 80 kWh por mês. O subsídio também irá beneficiar indígenas e quilombolas, que terão desconto de 100% para os primeiros 50 kWh mensais.
As mudanças foram aprovadas hoje (27) em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A retirada do benefício dos consumidores que tinham direito a receber a Tarifa Social deve ser feita pela Aneel a partir de novembro, e concluída em um prazo de 24 meses.
Para as habitações multifamiliares, popularmente conhecidas como cortiços, onde não é possível instalar mais de um medidor, a distribuidora deverá manter medição única para as habitações. O desconto, nesse caso, deverá ser aplicado de forma cumulativa multiplicado pelo número de famílias que utilizem a mesma unidade consumidora.
As distribuidoras de energia terão 60 dias a partir da publicação da resolução para informar a todos os consumidores das classes residencial e rural, por meio de mensagem na fatura de energia elétrica, a respeito do direito à Tarifa Social.  (Agência Brasil)
com informações de a gazeta do acre

Mega-Sena sorteia R$ 22 milhões nesta quarta

Mega-Sena matéria

Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília). Na poupança, prêmio pode render cerca de R$ 128 mil por mês.

EM TARAUACÁ POVO SOFRE SOFRE ATÉ PARA PAGAS AS PRÓPRIAS CONTAS


A população de Tarauacá vem sofrendo bastante para pagar suas contas de água e luz. O motivo é que só existe um local para efetuar esse tipo de pagamento.


leia mais no Blog do Salles