A Secretaria de Educação e Esportes do Governo do Acre, através do Departamento Escolar Indigena e Núcleo Estadual de Educação, promoveram no período de 21 a 24 de junho, a Jornada Pedagógica no Contexto Yawanawá e Noke Koi/katukina, na Terra Indígena do Alto Rio Gregório, Aldeia Mutum. O encontro contou com a participação de 30 professores.
De Acordo com a Coordenadora da SEE/Tarauacá, Professora Janaina Furtado, que acompanhada de sua equipe, esteve pessoalmente participando do encerramento das atividades no último sábado (24), o objetivo dessa formação é orientar e acompanhar o trabalho dos professores indígenas, ajudar nos planejamentos e planos de aula e apresentar instrumentos que fortaleçam o desenvolvimento dos trabalhos Pedagógicos nas escolas indígenas.
A Assessora Pedagógica vindo de Rio Branco Professora Eucilene Ferreira, foi a mediadora nesses quatro dias de discussões. Também estiveram presentes a coordenadora da educação escolar indígena de Tarauacá Professora Edna Yawanawá, os Assessores Francisco Marques (Neno) e José Fortunato, que auxiliarem nos trabalhos em grupo e receberam as matrículas e os documentos dos pais dos alunos.
Edna Luiza Yawanawá, informou que o objetivo é fazer com que os alunos sejam atendidos com qualidade, os professores sejam bem instruídos e acompanhados pedagogicamente, e que se garanta merenda, uniforme e material didático. "Estamos muito felizes em ver na prática o trabalho acontecendo. É um compromisso nosso e do nosso governador em que os povos originários sejam atendidos e acompanhados em suas comunidades, respeitando sua cultura e sua forma de viver e de se organizar socialmente" , destacou Edna.
Para a coordenadora e Edna Yawanawá, que também, é indígena, os povos originários têm sua forma específica e diferenciada de se organizar. "Nós queremos que as escolas se fortaleçam com seus professores e a comunidade juntos" relatou.
Participaram dessa formação os professores katukina/Noke Koi do Rio Gregório e também os katukina do Rio Tauari que são praticamente monolingues em sua língua materna, chamada Noke Vana. "É um grande desafio pra a Secretaria de educação ajudar esses professores nessa jornada. Não será fácil porque precisamos de um tradutor para acompanhar os professores dessas comunidades que são da sua própria Aldeia", enfatizou.
Foram repassadas também aos presentes, informações importantes sobre contratos dos professores, seletivo da educação indígena, pontos dos professores, carga horária e quadro de professores, trabalho realizado pela Coordenadora Administrativa do Nucleo Estadual de Educação , Professora Elcilardes Mesquita.
A Coordenação Geral da SEE/Tarauacá através da Professora Janaina Furtado, manifesta seus agradecimentos pela grandiosa recepção promovida através das lideranças da Aldeia Mutum, especialmente Maria Júlia Yawanawá e líder espiritual Pekaraçu Yawanawá , que fezeram uma linda festa pra fechamento da formação.
(Assessoria/SEE/Tarauacá)