Já está em funcionamento em Tarauacá o CENTRIN - Centro de Tratamento de Integração Sensorial, um Centro Especial para acompanhamento e estimulo de crianças com diagnóstico de AUTISMO, bem como, o suporte e orientação às famílias.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde o centro é fruto de um investimento que a prefeitura está realizando em contratar uma empresa especializada para oferecer equipamentos, insumos e profissionais especializados para atendimento em Tarauacá. "Nós terceirizamos esse serviço especializado e a empresa ganhadora da licitação se responsabiliza por tudo, desde o espaço, passando por infraestrutura e profissionais especializados", destacou.
Para a Prefeita Marilete o CENTRIN é um marco da sua e a realização do sonho de poder ajudar as crianças especiais. "Quando descobri que minha Elisa era especial, sofri muito e entrei em crise porque não entendia porque Deus tinha feito isso comigo. Passei a entender o sofrimento, a angústia de ter uma criança diferente, imaginava as crianças de famílias carentes que não tinham condições de arcar com o tratamento adequado, daí um sonho de poder fazer algo pra ajudar essas crianças", relatou a prefeita.
O Presidente da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Autismo, Professor Eronildo Marques, falou às famílias tarauacaense sobre o funciomanto do centro.
"Prezadas Famílias de Tarauacá!
Na qualidade de Presidente da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Autismo, comunico que após 2 anos de muita luta, o CENTRIN - Centro de Tratamento e Integração Sensorial já está em plena atividade e está localizado próximo ao Aeroporto onde funcionava a Loja da Yamaha. Inicialmente, convidamos a comparecer para realizar a primeira avaliação, aquelas crianças entre 0 e 12 anos com Laudo primeiramente, depois aquelas com suspeita na família. Não é obrigatório estar cadastrado na Associação. Se alguém da família perceber algum comportamento anormal na criança, atraso para falar, hiperatividade, agressividade, falta de contato visual, impulsividade, interação social inadequada, irritabilidade, movimentos repetitivos e circulares, filas de brinquedos com organização excessiva, repetição de palavras sem sentido, dificuldade de aprendizagem em casa e na escola, falta de atenção ou interesse em um número limitado de coisas, não reconhece as emoções dos outros, anda constantemente na ponta dos pés, ansiedade, sensibilidade a barulhos, som alto, claridade ou tique etc. Não perca tempo, leve essa criança para avaliação. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais sucesso e progresso positivo no desenvolvimento dessa criança. Diga não a vergonha, diga não ao preconceito. A omissão e o diagnóstico tardio, terá como maior prejudicado a própria criança. Pense nisso! Nós da Associação, desejamos um excelente atendimento a sua família".
Eronildo Marques
Presidente da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com Autismo
Qual o Telefone daí o número.
ResponderExcluir