Jordão: Jovens da União do Vegetal auxilia secretarias do município na coleta do lixo nas praias


Durante o verão amazônico, a presença de banhistas é constante nas praias dos rios da região. Nesse período também o acúmulo de lixo é enorme. Muitas pessoas esquecem de recolher o lixo que levam para as praias e poluem o meio ambiente. 

Em Jordão, cidade do interior do Acre, Marlindo Mendonça, gerente administrativo do Hospital da Família do município e membro do Centro Espírita União do Vegetal ( UDV), mobilizou os jovens da instituição religiosa , para recolher o lixo nas praias no perímetro urbano.

Para realizar este trabalho, Marlindo com apoio da direção da União do Vegetal de Jordão, buscaram parcerias com as secretarias municipais de Administração, representada por Edinho Lopes, e de Produção e Sustentabilidade, por meio do setor de meio ambiente, para que fosse executado essa atividade. O secretário de Produção e Sustentabilidade é Nertan Mendonça, pertencente ao quadro de mestre e presidente da DAV Jordão. 


Durante todo a tarde de domingo, 16, os jovens da UDV recolheram mais de 30 sacos de lixo, cerca de 300 quilos de entulhos. Na grande maioria são latas de cerveja , sacolas plásticas. Deixadas pelos usuários das praias e moradores de que vivem nas canoas no porto da cidade. 


A União do Vegetal além do trabalho espiritual que desempenha com as pessoas, desenvolve ainda ações sociais por meio da Casa União, braço filantrópico da instituição religiosa. A UDV também se destaca pelo trabalho de preservação do meio ambiente, de onde provém as duas espécies vegetais que são usados para fazer o chá Hoasca.


Para Marlindo Mendonça, autor da ideia, essa ação além de ser um forma de preservar o espaço que habitamos, bem como buscar conscientizar os jovens da UDV e os moradores do município. Mendonça agradeceu ainda o apoio dos secretários Edinho e e Nertan Mendonça pela parceira com a UDV. 


Para o secretário de meio ambiente, Nertan Mendonça, o principal objetivo da atividade é conscientizar as pessoas. ” O lixo não fala, mas diz muito sobre a conduta de quem faz isso. Vamos continuar fazendo essas atividades. Um meio ambiente limpo é sinal de saúde, de pessoas educadas. Precisamos ser responsável pelo que produzimos. Descartar o lixo de forma responsável, é garantia de um futuro melhor para os nossos filhos “, disse. 

Por Leandro Matthaus

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem