Uma nova realidade está sendo construída na área urbana de Jordão com as obras de infraestrutura das redes e água e esgoto, drenagem e pavimentação, num investimento de R$ 20 milhões feito pelo governo do Acre.
O ritmo de trabalho a cada dia ganha mais intensidade, em que as frentes de serviços atuam na perspectiva de concluir em 2017 o sistema de abastecimento de água na comunidade Novo Porto, rede de saneamento básico no bairro Novo, além de avançar nas etapas do terminal de transbordo e rampa atracadouro.
Paralelamente a essas frentes de serviços, outra atuação técnica torna-se indispensável para o andamento das obras. Trata-se das ações itinerantes dos agentes sociais do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Agentes do Depasa dialogam com a comunidade sobre saneamento integrado (Foto: Cedida) |
“O contato direto entre a população e os nossos técnicos são fundamentais para o andamento dos serviços. O ato de ouvir as sugestões e dúvidas dos moradores, além de repassar informações sobre o funcionamento das obras e evitam a possibilidade de transtornos para a comunidade em torno das construções”, relata o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Com o reforço da equipe social, os agentes da autarquia iniciaram nesta semana, o reforço das ações itinerante e as articulações com órgãos públicos municipais ligados as áreas de infraestrutura, ação social, saúde e meio ambiente.
“Orientamos os pais para que não deixem as crianças brincarem perto dos maquinários, para evitar os riscos de acidentes, além de noções sobre consumo racional da água e o descarte correto do lixo domiciliar”, informa a assistente social do Depasa Cristiana Cardoso.
|
Os investimentos na cidade de Jordão são oriundos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), conduzidos pelo Depasa e pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).
Outras cidades como Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus também são contempladas com o projeto. No total, cerca de R$ 100 milhões estão sendo investidos em saneamento ambiental integrado. (secom/Acre)