Invasões e vandalismo colocam em risco a segurança no Aeródromo de Tarauacá



Mesmo com placas de advertência visíveis e cerca de proteção instalada, o Aeródromo de Tarauacá (SBTK), no interior do Acre, vem sendo alvo de invasões frequentes e atos de vandalismo que colocam em risco a segurança de voos, de pessoas e do patrimônio público.


As imagens registradas no local mostram claramente a sinalização oficial informando que se trata de área restrita de segurança, com entrada proibida e sujeita a sanções legais. Ainda assim, indivíduos têm violado a cerca da pista de pouso, transitando indevidamente na área operacional do aeródromo, colocando suas próprias vidas em perigo e comprometendo pousos e decolagens de aeronaves.


Risco real de acidentes aeronáuticos

De acordo com informações repassadas ao Blog do Accioly, além da invasão da pista, está sendo registrado também o vandalismo contra as lâmpadas do sistema de balizamento, estrutura essencial para a orientação de aeronaves, principalmente em operações noturnas ou com baixa visibilidade.

“A violação da cerca de proteção da pista e o dano às lâmpadas do sistema de balizamento comprometem gravemente a segurança das operações aéreas, podendo ocasionar acidentes aeronáuticos, inclusive com risco à integridade de pessoas, animais e aeronaves, especialmente na área da cabeceira da pista, distante do prédio da administração”, informa comunicado oficial.


Crime contra o patrimônio público

O Deracre, órgão do Governo do Estado responsável pelo gerenciamento do aeródromo, já tomou as providências legais e um Boletim de Ocorrência sobre os fatos já foi registrado na policia civil, que deverá investigar o caso para identificar os responsáveis pelas invasões e pelos danos causados.

Ainda segundo o órgão, o aeródromo é patrimônio público, e ações como invasão, dano ao patrimônio e circulação indevida em área operacional configuram crime, sujeitando os infratores a sanções administrativas e responsabilização criminal, conforme a legislação vigente.

Alerta à população

O DERACRE reforça o alerta à população: a pista de pouso não é área de lazer, passagem ou atalho. Qualquer acesso não autorizado representa risco iminente de acidentes graves, podendo resultar em tragédias evitáveis.

A segurança aérea depende do respeito às normas, da preservação das estruturas e da colaboração de todos. Invadir o aeródromo não é apenas imprudência — é crime.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem