Médicos suspendem greve para tentar acordo

Sindmed suspende greve marcada para dia 12
Médicos suspendem greve para negociar com Secretaria de Estado de Saúde. A paralisação estava marcada para iniciar no dia 12. O sindicato da categoria alerta para o alto número de especialistas que estão saindo do Estado por falta de incentivo.
O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed/AC) considera que a decisão da categoria em suspender a greve marcada para acontecer a partir da próxima terça-feira, dia 12, demonstra “disposição em negociar”.
Segundo o diretor sindical Guilherme Pulicci, uma audiência pública promovida na última semana ajudou os profissionais a decidir por aguardar um pouco mais. “Para haver um acordo as partes teriam que ceder. O Sindmed suspenderia a greve e o governo tomaria, de forma imediata, medidas que não foram definidas em 2015 e a gente entraria nas pautas de 2016”, disse.
Os profissionais apresentaram ao governo 21 reivindicações. Entre os principais pontos da pauta está: Melhores condições de trabalho, cumprimento dos acordos como o pagamento das gratificações de titulação, contratação dos aprovados em concurso público, aposentadoria especial e a garantia dos direitos trabalhistas.
O Sindmed também cobra do governo a nomeação de médicos peritos para a implantação de unidades de Instituto Médico Legal (IML) no interior do estado. Para assumir a função os profissionais teriam que fazer um curso de capacitação, mas até agora, ele não foi ofertado.
Como não houve cumprimento dos últimos acordos, a categoria já definiu a data da próxima assembleia, que pode deliberar o retorno da greve. Será no dia 19 de abril, ou seja, as conversas terão que avançar em no máximo duas semanas.
O Sindmed alerta que 70% dos médicos residentes estão deixando o Acre, após a conclusão da especialização. A falta de perspectivas profissionais, segundo o sindicato, estaria causando a saída.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem