Prefeito Autoriza o uso do espaço público |
O Prefeito Rodrigo Damasceno autorizou, em nome do Poder Executivo Municipal, a expedição da Primeira Licença Especial para Realização de Encontro dos Amantes do Som Automotivo em Tarauacá. O Ato Histórico aconteceu na tarde da última sexta feira, 13 de fevereiro, no gabinete do prefeito, na presença do Coordenador do Evento e representante da Classe, Marcelo Marinho, representante do Setor de Tributos do Município Luiz Carlos e da Assessoria Jurídica da Prefeitura através dos Advogados Oscar Júnior e Ítalo Feltrini. a Licença Especial autoriza o uso do espaço público do Aero Point no estacionamento do aeroporto local, durantes os quatro dias de carnaval das 12 as 22 horas.
Licença |
Em todos os municípios brasileiros exitem os chamados "Amantes de Som Automotivos", que são as pessoas que investem razoáveis quantidades de dinheiro e estruturam seus carros com som potentes. Especialmente caminhonetes.
Acontece que em Tarauacá não existia uma Lei que regulamentasse o funcionamento desses equipamentos e os praticantes eram tratados pela polícia como contraventores. Geralmente, quando estavam usando seus equipamentos de som e que alguém os denunciava, policiais apreendiam o veículo e o som causando prejuízos imensos aos seus proprietários. Os equipamentos de som, muitas vezes eram confiscados e doados para instituições de caridade.
Vereadora mobilizou as autoridades no debate sobre a Lei |
Uma Lei de autoria da Vereadora Janaina Furtado foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo Prefeito Rodrigo Damasceno sobre esse assunto. A Lei Nº 836/2014, que regulamenta o funcionamento dos equipamentos de Som Automotivo em nossa cidade, proíbe a circulação de veículos de som automotivos pelas ruas da cidade com o som acima do limite permitido. Algumas pessoas utilizam equipamentos de som automotivo para o trabalho e outras para a diversão. A lei trata exatamente de disciplinar essa questão.
Para as pessoas que utilizam veículos de som automotivos que usam o equipamento para prestação de serviços de propagandas, anúncios de eventos, festas, campanhas eleitorais e outras divulgações, terão que cadastrar seus veículos e seus equipamentos na prefeitura do município, para que possam receber a licença. O limite permitido para o volume do som é de 80 decibéis. Já para os amantes do som automotivo que usam equipamentos potentes em seus veículos só poderão circular nas ruas do município, depois de cadastrados e licenciados na prefeitura, com volume até 80 decibéis. Poderão também usar seus equipamentos potentes em eventos e locais apropriados com autorização do poder público municipal.
Prefeito Rodrigo Damasceno |
Para o prefeito Rodrigo Damasceno, a Lei veio em boa hora e a prefeitura não mediu esforços para sua promulgação e aplicação. "Nossa cidade precisa se modernizar e encarar esses assuntos de frente e com coragem. É o caso desse assunto polêmico do som automotivo", disse Rodrigo.
Vereadora Janaina Furtado - PSD (autora da Lei) |
"Entendo que essa foi a melhor maneira de disciplinar uso desses equipamentos de som automotivos, resguardar o sossego da nossa população e garantir os direitos dos amantes dessa prática", disse a vereadora.