![]() |
Sinteac, prefeitura e câmara |
Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 2 de julho, os trabalhadores da educação municipal sob o comando da direção do Sinteac, puderam ouvir uma serie de explanações por parte dos gestores da Secretaria Municipal de Educação - SEME, Secretário Carlos Sousa e Secretário Administrativo Abimael Caxias, sobre os primeiros seis meses de gestão e os avanços para a categoria.
No início, o presidente do Sinteac João Maciel fez um apanhado geral das conquistas do sindicato ao longo dos anos e as pautas que estão em processo de discussão com a prefeitura.
A reunião contou ainda com a presença dos Vereadores Totó, Batista, Acirlenildo, Isac e Janaina. Vários projetos foram apresentados recentemente na câmara para aprovação dos parlamentares após acordos firmados entre sindicato e governo.
Um ponto de debate chamou a atenção dos servidores e também dos gestores, é uma questão relacionada ao "quinquênio", que na época da aprovação do PCCR da categoria, foi substituído pela progressão funcional onde os servidores seriam beneficiados a cada quatro anos e não cinco como era anteriormente.
Para os gestores da SEME, essa situação poderia colapsar as finanças da secretaria o que poderia inviabilizar uma série de acordos já firmados com a categoria e também o próprio funcionamento administrativo da secretaria. O Sinteac propôs o debate transparente e responsável, porém solicitou que a prefeitura apresentasse uma proposta de compensação para os trabalhadores. Esse ponto ficou previamente acertado que seria o aumento do auxílio alimentação.
A câmara deve votar pelo fim do quinquênio em sessão extraordinária prevista para ser realizada nesta quinta-feira.
Tags:
SINTEAC NA LUTA