EM ASSEMBLÉIA. SINTEAC, SEME E CÂMARA SE REÚNEM COM SERVIDORES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Sinteac, prefeitura e câmara 

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 2 de julho, os trabalhadores da educação municipal sob o comando da direção do Sinteac, puderam ouvir uma serie de explanações por parte dos gestores da Secretaria Municipal de Educação - SEME, Secretário Carlos Sousa e Secretário Administrativo Abimael Caxias, sobre os primeiros seis meses de gestão e os avanços para a categoria. 


No início, o presidente do Sinteac João Maciel fez um apanhado geral das conquistas do sindicato ao longo dos anos e as pautas que estão em processo de discussão com a prefeitura. 


A reunião contou ainda com a presença dos Vereadores Totó, Batista, Acirlenildo, Isac e Janaina. Vários projetos foram apresentados recentemente na câmara para aprovação dos parlamentares após acordos firmados entre sindicato e governo.


Um ponto de debate chamou a atenção dos servidores e também dos gestores, é uma questão relacionada ao "quinquênio", que na época da aprovação do PCCR da categoria, foi substituído pela progressão funcional onde os servidores seriam beneficiados a cada quatro anos e não cinco como era anteriormente.


O ponto polêmico é que mesmo não constando nos planos de carreira dos servidores, o quinquênio não foi retirado da constituição municipal e muitos servidores moveram ação na justiça para receberam, acumulando dois benefícios com a mesma origem.

Para os gestores da SEME, essa situação poderia colapsar as finanças da secretaria o que poderia inviabilizar uma série de acordos já firmados com a categoria e também o próprio funcionamento administrativo da secretaria. O Sinteac propôs o debate transparente e responsável, porém solicitou que a prefeitura apresentasse uma proposta de compensação para os trabalhadores. Esse ponto ficou previamente acertado que seria o aumento do auxílio alimentação.

A câmara deve votar pelo fim do quinquênio em sessão extraordinária prevista para ser realizada nesta quinta-feira.






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