Oi realiza primeiro teste da frequência 450 MHz para cobertura em áreas rurais


Em escola rural de Morretes (PR), ministro das Comunicações navegou na internet e fez ligação para Brasília 

A Oi realizou, na manhã de ontem, 16/02, os primeiros testes de cobertura da frequência de 450 MHz. Os testes foram realizados na Escola Rural Municipal de Marumbi, no município paranaense de Morretes, a 74 quilômetros de Curitiba, na presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende; do presidente da Oi, Francisco Valim; e do prefeito de Morretes, Amilton de Paula. 

No primeiro teste, o próprio ministro usou um telefone móvel operando em 450 MHz para ligar para Brasília e conversar com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Em seguida, Paulo Bernardo fez o teste de transmissão de dados utilizando um notebook para navegar na internet. E concluiu realizando uma ligação de telefone fixo para o seu gabinete.

“Esta tecnologia será importante para que se possa quitar a dívida que o Brasil tem com algumas áreas rurais do país que hoje não têm acesso à internet”, afirmou o ministro Paulo Bernardo. O presidente da Anatel, João Rezende, enfatizou que “garantir o acesso à informação será importante para melhorar as condições de vida da população rural do país”. 

“Estamos fazendo parte da história da cobertura em regiões distantes do país, cobrindo com uma tecnologia nova que acreditamos que possa fazer uma diferença importante em um país de dimensões continentais como é o nosso”, afirmou o presidente da Oi, Francisco Valim, lembrando que a empresa já está presente, hoje, em 5.565 municípios e 35 mil localidades do Brasil. “Temos a oportunidade de ampliar essa cobertura com essas novas tecnologias”. Valim ressaltou também que “a realidade das capitais brasileiras é muito diferente do que ocorre nas cidades do interior, onde a tecnologia pode promover o acesso à informação e ao conhecimento”. 

O teste feito em Morretes visa uma contribuição da empresa à consulta pública nº 4/2012, promovida pela Anatel, sobre o edital de utilização desta frequência em áreas rurais. Nesta primeira demonstração, uma estação radiobase móvel (ERB) enviou dados e voz para a escola, que foi equipada com um modem conectado a um terminal telefônico e a dois computadores. O modem é um modelo FT 8090 da Huawei, empresa parceira da Oi no experimento, ao lado da AsiaTel. 

Os testes foram realizados na presença de cerca de cem pessoas, entre técnicos e representantes do Ministério das Comunicações, da Oi, da Anatel, da Prefeitura de Morretes, da Huawei e da AsiaTel. Também estiveram presentes cerca de 40 crianças de escolas rurais do município. 

A principal questão econômica a ser avaliada, como decorrência dos testes, é a quantidade de torres que será necessária para uma ampla cobertura rural e o total do investimento. Os técnicos do setor avaliam que o uso de uma torre em cada distrito rural, nos 5.565 municípios brasileiros, já propiciaria uma ampla cobertura rural, com 17.283 torres. Mas como os relevos apresentam vários obstáculos ao sinal, para garantir uma cobertura ainda mais ampla, podem ser necessárias torres em locais como morros sem estrada ou energia, o que poderia, no limite, impactar o objetivo de prestação de serviços a preços baixos. Essa equação pode ser melhor formulada com os resultados dos testes. 

A Oi vai fazer outros testes técnicos para mensurar itens como o desempenho da propagação do sinal, níveis de potência e velocidade de transmissão de dados na frequência 450 MHz, em regiões com topografias diferentes, nas cidades de Antonina e Realeza, também no Paraná; em São Sebastião e Sobradinho, no Distrito Federal; e em Manaus, capital do Amazonas. O objetivo dos testes é conhecer o desempenho da transmissão por esta frequência em três relevos típicos do território brasileiro: as áreas montanhosas, as extensões planas do Planalto Central e a Floresta Amazônica. 

Mais informações: 

Jéssika Machado 
Comunicação Corporativa - AC/MS/RO 
Oi Fixo: (67) 3315-1421 
Oi: (67) 8401-1132 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem