O Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre - IAPEN/AC anuncia em Tarauacá que já está funcionando o Núcleo de Ouvidoria Penitenciaria, instituído através da portaria nº 328/2009.
A criação desse órgão é essencial para familiares de presos, os próprios internos do presidio Moacir Prado e para a sociedade em Geral, pois tem a finalidade de apurar crimes de violações de Direitos Humanos e abusos causados aos familiares de internos do presidio. Os responsáveis pelo núcleo também serão encarregados de fazer visitas periódicas ao presidio, ouvir os presos garantindo sigilo absoluto das informações colhidas. A ouvidoria também pode ser acionada através de denuncias, desde que contenha fundamentação mínima para apuração dos fatos.
Em Tarauacá, a ouvidoria já está funcionando na Avenida Antônio Frota, ao lado do Fórum, no prédio onde do semiaberto, que irá atender nos horários de 8 as 12 e de 14 às 18 horas. O cidadão que precisar fazer elogio, reclamação, sugestão e/ou denúncia, deve procurar o representante em Tarauacá, Agente Penitenciário José de Souza da Costa.