EDVALDO GOVERNADOR DO ACRE


Edvaldo inaugura escola padrão no bairro Montanhês

Sex, 12 de Março de 2010 11:45
“Onde estiver, ele vai estar feliz e dando baforadas em seu cachimbo, pois sempre defendeu os pobres e os excluídos”, declarou o governador em exercício do Acre, Edvaldo Magalhães, na solenidade de inauguração da escola de Ensino Jovem Pedro Martinello. Edvaldo estava se referindo ao professor e ex-reitor da Ufac que dá seu nome a escola, morto em 2003 aos 64 anos.
Conhecido por sua luta pela educação de qualidade, Pedro Martinello era irmão do diretor do jornal “A Gazeta”, Silvio Martinello. Sua viúva, Ivanilde e seus filhos Rafael e Valéria, não contiveram a emoção diante de vários pronunciamentos sempre associando o nome do professor ao desenvolvimento do ensino no Acre.

Localizada no bairro Montanhês, um dos mais carentes de Rio Branco, a escola tem 12 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, cantina, almoxarifado, despensa e banheiros. Um investimento do governo Binho Marques de R$ 2 milhões para beneficiar mais de 2 mil alunos que até então tinham que caminhar horas para estudar em escolas distantes.
Edvaldo comentou que o ato de inauguração teve o jeito de ser do governador titular, Binho Marques. “Um ato simples, com as aulas em andamento, mas carregado de simbolismo, pois faz parte de um projeto que não está isolado”, declarou, lembrando que nos últimos 12 anos o Estado mais do que dobrou o número de vagas nas escolas de ensino médio passando de 15 mil para 38 mil o número de alunos.
“Além disso, antes só havia ensino médio no centro da cidade, onde os alunos tinham que ir caminhando por horas ou pagar o transporte. Hoje o Acre tem escolas até nos municípios mais isolados e em comunidades indígenas”, destacou Edvaldo.
EMOÇÃO - “Estou muito emocionada, não esperava esta homenagem. Fui surpreendida quando me telefonaram comunicando”, declarou Evanilde Martinello, lembrando que também foi aluna de Pedro.
A secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Oliveira Assis Pereira, comentou que Pedro foi um professor de formação integral. “Formado em filosofia, teologia e sociologia, ele formava a alma e o caráter dos alunos”, disse.
O deputado federal Fernando Melo (PT), lembrou que participou de missas celebradas por Pedro Martinello, que foi padre em Rio Branco, e disse que o governador em exercício Edvaldo Magalhães pode inscrever em sua biografia a inauguração desta escola, que vai melhorar a qualidade de vida no Montanhês.
O professor Evaristo de Luca, que foi amigo de infância de Pedro Martinello, também participou da solenidade destacando que a homenagem é mais que justa, pois o professor foi de extrema importância para o desenvolvimento do ensino no Acre.
A deputada Maria Antonia, disse que está orgulhosa por integrar a Frente Popular do Acre, que vem investindo em educação. “São investimentos primordiais para o presente e o futuro de nossas crianças”, declarou. Também participaram da solenidade o prefeito em exercício, Eduardo Farias, o líder do Governo, Moisés Diniz, e o secretário de Articulação da Prefeitura, Marcio Batista. Farias lembrou que nos últimos 15 dias participou da inauguração de três escolas e que faz parte da história da Frente Popular construir um ensino de qualidade.
João Mauricio
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem