O nosso blog foi fazer uma visita ao Gerente Geral do Hospital Dr. Sansão Gomes, do município de Tarauacá, Francisco Warcro Oliveira das Neves.
Wacron Neves - gerente geral
Wacro é formado em enfermagem e desde 12 de julho de 2007 é o gestor da política de saúde pública do Governo do Acre em nossa cidade.
O Hospital de Tarauacá conta hoje com 118 servidores, sendo 62 funcionários da Sesacre, 12 do Pró-saúde, 29 de serviço prestado da Sesacre e 15 de serviço terceirizado LIMPAC serviço de Limpeza.
São 06 médicos: Marlindo Vitorino, Máximo, Rosane Maia, Jasone Silva, Rodrigo Damasceno e Francisco Pariente. 02 enfermeiras: Márcia Rego que presta serviço na Maternidade e Lorena Silva do próprio hospital.
Fomos recebidos também pela jovem Pammella Cristina gerente administrativa do hospital.
Pammella Cristina - gerente administrativa do hospital
Em relação às condições do Hospital, Wacro nos disse o seguinte:
LEITOS: "Existem leitos suficientes para atender a demanda do município"
URGÊNCIA: "Existe estrutura suficiente para os atendimentos de emergência"
CENTRO CIRÚRGICO: "somente o básico, mas, atende a demanda, mas, falta um equipamento de extrema necessidade chamado autoclave que se destina à esterilização de material hospitalar"
PESSOAL: "O quadro de pessoal do hospital é insuficiente para atender a demanda o que acarreta uma sobrecarga no reduzido quadro existente. Faltam principalmente técnicos de radiologia, técnicos em enfermagem e técnicos em laboratórios além de outros profissionais como médico cirurgião e anestesista"
LABORATÓRIO: "Temos um laboratório automatizado que realiza os exames essenciais para as necessidades dos que necessitam"
AMBULÂNCIA: "Por ser a única ambulância do município não atende a demanda e por essa sobrecarga a está quebrada e teve que ser transportada para Cruzeiro do Sul para reparos. A ambulância da Prefeitura não atende a rede estadual e é subutilizada"
TFD: 'Dependemos do agendamento de Rio Branco. Recebemos o laudo do paciente, fazemos o processo, recebemos o agendamento e convocamos as pessoas. “A demora é porque dependemos do despacho da junta médica em Rio Branco”
AMBULATÓRIO: "Não é nossa obrigação fazer atendimento ambulatorial. Mesmo assim fazemos em média 80 atendimentos por dia. Isso só acontece porque os postos de saúde do município não funcionam como devem"
NOVO HOSPITAL: Os serviços de construção do novo hospital foram suspensos por conta de uma exigência dos órgãos ambientais que exigiram um plano de tratamento e destinação do egoto. Esperamos que isso se resolva o mais breve possível"
Wacrom nos informou ainda que o modelo de gestão implantado no sistema de Saúde do Acre é um pouco parecido com a Educação. São os Conselhos Gestores, que são compostos de representações dos diversos segmentos do sistema de saúde, que planejam, executam, avaliam e se responsabilizam pelas ações de saúde desenvolvidas no município.
O fato é que os serviços de saúde oferecidos ao povo ainda são insuficientes. Faltam investimentos em todos os setores da saúde.