Greve na educação pode afetar capital e interior do estado


O presidente do Sindicato Trabalhadores da Educação (Sinteac), Manoel Lima, anunciou para hoje, às 9 horas, na frente da Assembleia Legislativa, o início da greve da rede de ensino do Estado.
A paralisação dos servidores municipais está prevista para amanhã caso não haja acordo para o pagamento do piso nacional aos professores com apenas o ensino médio.

De acordo com o sindicalista, que também é presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), os Sindicatos dos Urbanitários e dos Trabalhadores da Saúde (Sintesac) planejam uma assembleia nesta quinta-feira na frente da Prefeitura do Centro para decidir pela paralisação.
“Como todas as categorias não conseguiram avançar na reivindicação de reajuste salarial, deveremos unificar as manifestações para forçar o governo do Estado a negociar um acordo”, detalhou Manoel Lima.

O presidente do Sinteac afirmou que a manifestação puxada pelos servidores da educação tem por base a falta de aumento salarial que afetou cerca de dois mil pessoas entre aposentados e assessores pedagógicos.

“Houve uma elevação salarial que variou de 8% a 15%, mas os aposentados e assessores pedagógicos ficaram de foram, por isso estamos realizando a greve”, detalhou o sindicalista.
Os funcionários do Serviço de Água de Rio Branco (Saerb) por meio dos Urbanitários e do Sintesac reivindicam um reajuste de 10%.

Municípios
De acordo com Manoel Lima, os trabalhadores da educação municipal deveriam entrar em greve a partir de hoje, mas a mobilização foi adiada depois que o prefeito Raimundo Angelim abriu as negociações.

“Aguardamos uma nova contraproposta, por isso decidimos apenas realizar uma assembleia na tarde de hoje. Se não houver acordo, vamos para a greve no município”, detalhou o presidente do Sinteac.

O sindicalista anunciou que, a partir de amanhã, os trabalhadores municipais de Cruzeiro do Sul e de Feijó também cruzarão os braços, reivindicando o piso nacional de R$ 1.132,40.
“A greve já atingiu Plácido de Castro desde a semana passada, e o objetivo é exigir o piso”, finalizou o sindicalista. (Freud Antunes)

A ASSEMBLÉIA EM TARAUACÁ SERÁ CONJUNTA (PREFEITURA E ESTADO) REALIZADA HOJE AS 4 HORAS DA TARDE NO AUDITÓRIO DO SINTEAC.

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. eu já estou cansado de ficar em casa estou aproveitandoas férias enquanto posso poque depois adeus libertade

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem