TARAUACÁ: GOVERNADOR TIÃO VIANA LANÇA PROGRAMA QUERO LER NESTA SEXTA FEIRA NO MUNICÍPIO


O Governador Tião Viana estará em Tarauacá nesta sexta feira, 2 de setembro, onde se reunirá com educadores, lideranças comunitárias, professores e estudantes matriculados e sociedade civil organizada, onde fará o lançamento oficial das atividades do Programa "Quero Ler". O encontro acontecerá no salão de eventos da Igreja Católica, localizado ao lado do templo da Igreja São José. 


O programa é a iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, e nesse primeiro momento atenderá em Tarauacá, cerca de 400 alunos divididos em 32 turmas. 

Recentemente foi realizada a formação dos professores alfabetizadores que vão atuar no programa nas mais diversas localidades do município, sendo a grande maioria na zona rural. Além da formação e orientações sobre o trabalho, os alfabetizadores recebem também um kit de material para o início das aulas.

Pesquisa Nacional por Amostras em Domicílio de 2015, do IBGE, mostra que o analfabetismo no Acre atinge 14,5% da população. No entanto, em 2016, o mesmo estudo deverá mostrar uma redução para 13%, (77 mil pessoas) segundo preveem os dados internos da Secretaria de Educação.

E a tendência é que essa taxa comece a cair ao longo dos próximos meses, chegando ao índice quase zero de analfabetismo, em 2018, um sonho possível de ser realizado, a continuar o foco de trabalho do Quero Ler.

O programa Quero Ler é, na verdade, uma oportunidade de ouro para ampliar a oferta da EJA. Depois de alfabetizados, o caminho natural são os currículos escolares. Basicamente, o alvo são as pessoas acima de 15 anos de idade que não tiveram acesso à educação básica na idade adequada. 

Por isso, o Quero Ler corresponde à Meta 9 do Plano Nacional de Educação, que é a alfabetização e o alfabetismo funcional de jovens e adultos. Pela Meta 9, a ideia é erradicar o analfabetismo no País até o fim da vigência do plano, em 2024.

No entanto, no Acre, com o apoio de professores e alfabetizadores voluntários, estima-se que o fim do analfabetismo seja possível em 2018.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem