Buracos de Tarauacá: O dilema da Prefeita Marilete

Avenida Antônio Frota: buracos com direito a portal de entrada

Tarauacá tem 35 mil habitantes, sendo que 45% desta população ainda vivem na zona rural. 
Oficialmente, existem sete bairros, além do centro da cidade: Corcovado, Triângulo, Praia, Cohab, Avelino leal, Copacabana e Ipepaconha, dividem geograficamente os cerca de 20 mil habitantes que vivem na chamada zona urbana do município. 
A cidade está interligada com a região de Cruzeiro do Sul e com a capital pela Rodovia Federal BR 364, recentemente asfaltada. 


Eles estão por todas as ruas

 O ano de 2012 começa como terminou 2011. A cidade está tomada por buracos em todos os bairros e na sua região central. Aonde se vai encontra-se buracos e mais buracos. Pedestres, condutores de bicicletas, motos e carros reclamam cotidianamente. 

Personagens de notícias locais

No ano de 2011, quando aconteceu a ligação asfáltica até Rio Branco e a construção da ponte sobre o Rio da Tarauacá, muitos tarauacaenses vieram visitar o lugar onde nasceram e ficaram tristes, quando circularam pela cidade, por conta da grande quantidade de buracos e ruas enlameadas. 
Em Tarauacá, os buracos são os temas mais frequentes das notícias em blogs e rádios locais e das rodadas de conversas entre as pessoas. 
Eles começam na entrada da cidade que é o Bairro do Triângulo, passam pelo centro, estão em todas as ruas e terminam na Copacabana. 

Aqui, no entorno do mercado público passava-se de carro

O que estaria acontecendo com a cidade de Tarauacá que já está sendo considerada a cidade do buraco? 
E a prefeitura? E o Governo do Estado? A população estaria desassistida pelos seus governos? 
O fato meu caro leitor, é que temos uma cidade praticamente “arrebentada” por conta de gestões desastrosas de seus últimos administradores. Com a chegada do inverno a realidade veio à tona.  
A atual prefeita Marilete Vitorino em seu curto mandato tem tentado se movimentar realizando algumas ações. Porém, não encontrou, ainda, a melhor forma de administrar a herança desastrosa que recebeu. E, se não cuidar, sua administração estará caindo num buraco dos maiores que temos.

Rua pavimentada à base de enxada e malho

Ruas pavimentadas em governos anteriores sem o menor planejamento técnico, com terraplanagem e compactação efetuadas à base de enxada e do velho “malho”, não resistiram, já estão sendo destruídas e apresentam seus buracos. 

Rua principal do Bairro do Triângulo

A rua principal do Bairro do Triângulo não resistiu ao aumento do fluxo de veículos após a construção da ponte e já está totalmente destruída. Antes, quase não circulavam veículos pela rua.


Parece que estamos "enxugando gelo"

A tendência é a coisa piorar. A Secretaria de Obras do município não tem sequer infraestrutura mínima de maquinário, equipamentos e pessoal qualificado para solucionar esses problemas. Se não houver um socorro dos governos Estadual ou Federal a cidade vai se tornar um caos. 

Se existirem níveis de alerta para chegarmos ao Estado de Calamidade Pública, acho que já estamos no último. Os buracos estão vencendo a guerra.

Entendo que já está na hora da Prefeita Marilete chamar a Câmara de Vereadores e a Sociedade Civil Organizada para discutir esse problema. 

Está na hora da administradora do município vir a público explicar essa situação para o povo.

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. É evidente, caro Acioly, a política da Prefeita é baseada no, se eu te emprego, vc me apoia, com isso sobra sobra pouco recurso para obras de recuperação de ruas, as pessoas admitidas são para servirsos burocráticos e muitos não trabalham, só recebem, apenas um pequeno grupo de operários trabalham na recuperação de ruas, não atendendo a demanda que cidade necessita. Esperamos que a prefeita mude sua maneira de fazer política.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem