Socorro aos Catraieiros de Tarauacá

"Ajudamos a população por todo esse tempo e agora somos nós que precisamos de ajuda"

Recebi hoje no Programa Bom dia Comunidade na Rádio Nova Era FM, um grupo de trabalhadores catraieiros que nos procuraram para pedir socorro às autoridades diante da situação que se encontram atualmente.

Elson, Chicão e Evandro, são representantes dos 11 catraieiros que durante décadas, de inverno a verão, frio e calor, dias e noites, expostos ao tempo, ao risco de contrariem doenças, fazendo esforços físicos demasiados, com jornada de trabalho excessiva, sem direitos trabalhistas, férias, décimo terceiro, prêmio de valorização ou panetone no natal, derrepente ficaram sem trabalho após a liberação da ponte sobre o Rio Tarauacá. Eles afirmam que por conta situação estão passando por muitas dificuldades pois, sem trabalho, não têm mais como tirar o sustento de suas famílias.

Segundo eles, representantes do Governo do Estado os procuraram há algum tempo para cadastrá-los e acenando com a possibilidade de indenizá-los ou remanejarem para o exercício de uma outra atividade de trabalho. Porém, a ponte já foi liberada e não houve mais contato do governo com os mesmos. Diante da situação, eles resolveram agir em defesa da sobrevivência. Hoje eles procuraram a rádio e os vereadores para pedir ajuda para a intermediação de um diálogo com o Governo do Estado. 

Para se ter uma idéia, o Senhor Evandro Cunha do Nascimento, 57 anos, trabalhava no local há mais de 30 anos. Francisco Alves (chicão), 57 anos, já estava na atividade há 22 anos. Todos têm história parecida e agora estão sem trabalho e sem perspectiva de vida.

Eles deixaram claro que é muito louvável a construção da ponte. Porém, durante todo esse tempo sem a ponte foram eles que garantiram a travessia de quem precisava. Não é justo ficarem desassistidos pelo poder público. Eles exigem, com razão, que o poder público, se manifeste.

Elson Monteiro, 27 anos de idade e 7 de profissão

Francisco Alves (Chicão), 56 anos, 22 de profissão

Evandro Cunha, 57 anos, 30 de profissão


Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem