CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ministro da Cultura assina convênios no Acre nesta quarta-feira

ministro_cultura

Na presença do governador Binho Marques, Juca Ferreira assina parcerias e encaminha com o Governo do Estado projeto de Lei para criação do Sistema Estadual de Cultura.



O ministro da Cultura, Juca Ferreira, cumpre agenda no Acre nesta quarta-feira, 1º de setembro ao lado do Governador Binho Marques. A primeira solenidade será às 9 horas, no Palácio Rio Branco, com a assinatura do acordo entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Associação de Cultura e Meio Ambiente (ACMA) para criação do Centro de Cultura da Floresta no Acre. A parceria beneficiará 220 mil pessoas, como os indígenas da etnia Ashaninka, responsáveis pela manutenção e desenvolvimento do Centro Yorenka Ãtame, que significa "Saberes da Floresta", na língua aruak.
A meta é construir um espaço multiuso com auditório, estúdio de gravação musical e sonorização, camarim, depósito para materiais e um Teatro Arena. "Por uma questão de preservação da tradição todas essas instalações serão desenvolvidas dentro do formato da arquitetura dos Ashaninkas", observa João Augusto Fortes, coordenador executivo do projeto. A infraestrutura, orçada em R$ 4,7 milhões, será implementada ao longo de três anos e vai permitir a fomentação de projetos artísticos, cursos de formação em gestão de projetos culturais e na área de políticas públicas em diferentes módulos, além do fortalecimento da comunicação local.
Na mesma ocasião, será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Acre, o projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Cultura, além de anunciadas outras parcerias entre o Governo Estadual e o Governo Federal. O PL que institui o Sistema nos termos do artigo 203, da Constituição Estadual de 1989, cria o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PRECULT, o Fundo Estadual de Fomento à Cultura - FUNCULTURA, revoga as disposições relativas à cultura da Lei Estadual nº 1.288/1999 e estabelece diretrizes para a Política Estadual de Cultura.
Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, acredita que esse momento representa um marco histórico, pois vem fortalecer e fomentar todo processo de institucionalidade para a área da gestão pública de cultura no Acre.
"A cultura tem sido cada vez mais entendida como fator de desenvolvimento local de cidades, estados e nações. Para que isso se efetive, faz-se necessário não só o incremento dos orçamentos públicos destinados para a área, mas também um aumento do grau de institucionalidade que as boas práticas de planejamento e gestão de políticas públicas de cultura necessitam", explica.
Para Daniel Zen, o projeto de lei preenche uma importante lacuna jurídico-normativa no Estado. "A Constituição Estadual de 1989, em seu art. 203, dispõe que ‘o Estado organizará sistemas integrados de arquivos, bibliotecas, museus, rádios, televisões educacionais e casas de cultura.' Desde então não houve qualquer iniciativa no sentido de estabelecer, em sua totalidade, o conjunto de instituições jurídico-políticas que compusessem um sistema estadual de cultura pleno e eficaz", explica.
O projeto de lei está em consonância com o documento, ainda não publicado, intitulado "Proposta de Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Nacional de Cultura", do Ministério da Cultura, o qual segue o exemplo das experiências oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), dentre outros.
O importante desse processo é que o projeto de lei foi amplamente debatido e discutido na II Conferência Estadual de Cultura, em 2009, precedida da realização de Conferências Municipais de Cultura em todos os municípios do Estado, com a participação de delegados representando todos os 22 municípios acreanos.
Uma das propostas do PL é a criação e regulamentação do Fundo Estadual de Fomento à Cultura - FUNCULTURA, parte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura.
"O FUNCULTURA estabelece as reformas necessárias e amplia o alcance da atual Lei estadual de Incentivo à Cultura, importante instrumento para financiamento de programas e projetos comunitários, bem como de ações a se realizar nos municípios", explica Daniel Zen.



Quatro detentos fogem do presídio de Cruzeiro do Sul

foragidos_guimaraes_lima.jpg

As fugas ocorreram nos dias 25 e 27, mas só agora a imprensa tomou conhecimento. Com tanto sigilo em tornos das fugas, até agora nenhum dos quatro fugitivos foram recapturados. 

A fuga aconteceu no Pavilhão antigo do presídio que antes era chamado de Guimarães Lima. Aproveitando a falta de estrutura da unidade, os detentos arrombaram o forro de madeira para fugir. Em dupla os quatro presos fugiram em dias diferentes durante a madrugada, entre eles, Jucelino da Silva Fernandes, o Jussé, 19 anos, Tiago Rodrigues da Silva, o Breu, que também tem 19 anos, João dos Santos Souza, o Joãozinho, 22, e Raimundo Benedito Farias da Silva, o Já Morreu. 

Segundo o diretor do presídio, Erisson Teles Cameli, que seis dias depois da fuga chamou a imprensa para uma entrevista coletiva, já está sendo aberto um procedimento administrativo para investigar se ouve falha por parte da segurança, mas admite que o prédio já velho não ofereça segurança e explica que a solução, por enquanto, é reforçar a vigilância para evitar novas fugas, enquanto aguarda a construção de um novo pavilhão que está obras. 

Muitos problemas têm ocorrido no presídio de Cruzeiro do Sul nos últimos meses. As apreensões de droga são cada vez mais frequentes, já que segundo a segurança, os equipamentos para a revista das visitas não são eficazes. O comércio e o consumo de drogas no interior da unidade que está cada vez mais superlotada geram disputa entre os presos. De acordo com depoimentos de presidiários que já deixaram a cadeia, existem muitas injustiças já que alguns líderes obrigam outros detentos a assumirem responsabilidades por crimes que não cometeram. São registros de agressões físicas, tentativas de homicídio e outros chegam a pagar com a própria vida. Nos últimos oito dias, dois detentos foram agredidos com estocadas de ferro e tiveram que passar por cirurgias no hospital, um deles continua internado.

Quanto aos fugitivos que segundo a direção do presídio cumprem pena por furto e assalto, as Policias Civil e Militar já estão efetuando buscas por vários locais na tentativa de recapturá-los.

www.tribunadojurua.com - Informações de Francisco Rocha  

Ibope: Tião e Jorge quase lá e Edvaldo o que mais cresce para o Senado

capa7d674004149f505de45681a6be203021c697b517_590x394_q50.jpeg
Tião Viana (58% ), Jorge (63%), e Edvaldo (31%), o maior crescimento para o Senado.

A mais nova pesquisa Ibope contratada e divulgada nesta noite de terça, pela Rede Amazônica, por meio de sua afiliada TV-ACRE, sinaliza que a disputa para o governo do Acre está decidida e que Tião Viana (Frente Popular) vencerá com larga margem de votos o seu principal concorrente tucano Tião Bocalom. Segundo o Ibope, Tião tem 58% das intenções de votos, enquanto Bocalom soma 25%.

Para o Senado, apenas uma das vagas estaria decidida, conforme os dados da pesquisa Ibope. Jorge Viana aparece disparado em primeiro lugar nas intenções de votos com 63%. A outra vaga está indefinida. Edvaldo Magalhães aparece com 31% mostrando que foi o que mais cresceu (4%) nos últimos dias na corrida para o senado. Seus concorrentes, Sérgio Oliveira e João Correia, segundo o Ibope, aparecem com 38 e 11% respectivamente.

Para analistas da política local, uma das vagas para o Senado já está nas mãos de Jorge Viana, mas a outra tudo pode acontecer. Falta ainda mais de um mês para as eleições e a candidatura de Edvaldo Magalhães dá sinais de muito fôlego e de crescimento forte.

-Agora ninguém segura mais o crescimento de Edvaldo Magalhães. Antes a população não sabia que podia votar em dois candidatos, mas o programa na TV esclareceu os eleitores. A dobradinha Jorge e Edvaldo é muito forte e isso tá evidente – disse um estudioso da política acreana. 

Nas últimas semanas a Frente Popular já havia identificado o crescimento da candidatura de Edvaldo. Grandes reuniões com segmentos sociais diariamente e expressivos apoios de lideranças políticas, com mandato e sem em todos os municípios deram o ingrediente que estava faltando para a subida surpreendente do candidato.

-Estou muito feliz com a essa pesquisa do Ibope. Mostra que a nossa candidatura foi a que mais cresceu para o Senado, mas falta mais de um mês para a eleição. O trabalho agora será mais intenso e tenho certeza que vamos chegar ao senado. Vamos ajudar o Acre. Eu e Jorge Viana – disse Edvaldo Magalhães. 

A pesquisa ouviu 812 eleitores, segundo a TV Acre-Ibope: 

A pesquisa está registrada no TRE com o número 8262/2010 e no TSE com o número 26.960.

veja mais AQUI

PRONTOS PARA A GUERRA: Policia apreende mais armas e munição com envolvidos no tiroteio de ontem


De posse de uma mandado de busca e apreensão, as polícias militar e civil de Tarauacá fizeram, hoje, uma varredura nas residências de familiares das pessoas envolvidas no tiroteio que aconteceu ontem no Bairro do Ipepaconha.
Na região do Seringal Novo Destino, residência do Senhor conhecido por "João da Ana" que é pai dos dois rapazes autores dos disparos de ontem, os policiais encontraram um verdadeiro arsenal de guerra. 
Foram apreendidos 4 espingardas, 5 bestas, 3 terçados e 5 facas, 8 cartuchos, 8 cilindros de pólvora e 1 de chumbo. Suspeita-se também que ontem os jovens filhos do senhor "João" foram participar do júri armados de faca. O júri foi adiado. Na residência do Senhor Antônio Silva e de seus filhos a polícia não encontrou armas.

SAIBA COMO DEVEMOS VOTAR EM 3 DE OUTUBRO



Dia e hora de votação:
O primeiro turno será realizado no dia 3 de outubro de 2010 e o 2º turno está previsto para o dia 31 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília).

Cargos:
Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O que levar:
Para votar, é necessário portar o título de eleitor, o documento de identidade e se apresentar em sua zona eleitoral.

Servem como documentos de identificação:
I - carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais); 
II - certificado de reservista;
III - carteira de trabalho;
IV - carteira nacional de habilitação, com foto.

Não será admitida certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação.
Na zona eleitoral:

Permitido


Levar crianças: não há impedimento legal para que crianças acompanhem seus pais na hora da votação. Porém, a Justiça Eleitoral desaconselha a prática e sugere que, se a intenção é dar uma lição de democracia para as crianças, elas sejam levadas para treinamento na urna eletrônica nos cartórios eleitorais.

Objetos pessoais: é possível carregar bolsas, garrafas de água, revistas e outros que não sejam aparelhos eletrônicos.
Roupas informais: não há regras definidas para o vestuário. Portanto, são liberadas bermudas e chinelos, por exemplo.
Camisetas de candidatos: é possível usar roupas, botons, adesivos e outros acessórios com o nome e foto do candidato, desde que eleitor não se comporte como se estivesse tentando convencer ou influenciar as demais pessoas presentes na seção eleitoral. A exceção são os mesários, que não podem usar qualquer adereço indicativo de sua preferência política.
Proibido
Levar celular ligado: telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos de comunicação pessoal devem ser mantidos desligados no local de votação.

Votar fora do horário: não será permitido que o eleitor vote após às 17h. Quem estiver ainda esperando na fila e não conseguir ter acesso à urna eletrônica até o encerramento, não poderá votar e terá de se justificar outro dia para a Justiça Eleitoral. Portanto, não se aconselha deixar para votar na última hora.
Prisão fora de flagrante: ninguém pode ser preso no dia da eleição, exceto se ocorrer flagrante delito ou se estiver sendo cumprido mandado de prisão devido a sentença criminal por crime inafiançável. A regra vale até terça-feira.
Como é a urna eletrônica?
Ao digitar o número do candidato, a foto do escolhido aparecerá na tela, antes da confirmação do voto, feita pelo eleitor. No caso de voto na legenda, aparecerá apenas a sigla do partido (no caso dos outros cargos que não seja o de presidente).

Boca-de-urna:
É vetada a distribuição de material impresso com nomes de candidatos e partidos durante o dia de votação, além de ser proibida qualquer manifestação coletiva de apoio a candidaturas, como passeatas.

Lei seca:
Cada Estado e Município define como será e se acontecerá a venda de bebidas alcoólicas nas 24 horas do dia de eleição.

Tarauacá em movimento

"Zé Carlos do ensino médio" novo conselheiro


- Diplomação e Posse dos novos conselheiros tutelares hoje, promete noite movimentada na Câmara Municipal. Boa sorte aos eleitos;

- Doutora Ivete Tabalipa está convidando lideranças comunitárias e de outros segmentos para hoje às 6 horas da tarde, participarem de uma reunião do Conselho da Comunidade;

- A chuva do último sábado veio acompanhada de um vento muito forte que derrubou placas de vários candidatos. Assessores estão repassando nos pontos de instalação para reforçar o “prego”. Muitas placas simplesmente sumiram dos locais anteriores e moradores terão que ser “conquistados” novamente;

- A equipe da globo não conseguiu falar ao vivo ontem direto município de Feijó no JN. Foi uma decepção para a população. O que terá acontecido?

- No dia 3 de outubro a gente vai votar assim: deputado estadual (5 dígitos + confirma), deputado federal (4 dígitos + confirma), 1º senador (3 dígitos + confirma), 2º senador (3 dígitos + confirma), governador (2 dígitos + confirma) e presidente (2 dígitos + confirma). Nas minhas contas, são 25 vezes que você terá que teclar;

- Campanha eleitoral começa a esquentar. Frente Popular realiza passeata no próximo sábado as 9 horas em Tarauacá;

- Com as coisas praticamente definidas em cima, a “guerra pelo voto’ é na parte de baixo. A disputa para uma vaga de deputado estadual é a mais movimentada.

- Na campanha para estadual rola muita fofoca, mentira, corrupção eleitoral e a central de criação e divulgação de boatos funciona 24 horas;

- Preste atenção naqueles eleitores que trocam de candidatos numa mesma eleição sem motivação aparente. É compra de voto na certa;

- O “mico da semana” foi a apreensão de medicamentos na casa do Vereador Manoel Monteiro. Alguém fez uma denúncia, a justiça mandou e a polícia foi até a casa do vereador. Encontraram e levaram apenas uma sacolinha com Captopril e omeprazol.

- Captopril era o remédio para controlar a pressão alta do sogro e o omeprazol tratava a gastrite do vereador. O Vereador apresentou as receitas e quer seu remédio de volta. Tem gente brincando de denunciar pelo 0800.

- Vereador Manoel Monteiro está triste, pois nessa confusão a pressão do sogro subiu e sua gastrite piorou;

- A galera que disparou tiros de espingarda ontem lá no Ipepaconha, tinha tomado uma “bombas” de álcool da famosa tampa azul. A venda desse tipo de álcool já está liberada?

- População do Bairro novo revoltada com o estado que se encontra duas pontes no bairro. Uma dá acesso á escola e a outra ao conjunto Vila Seabra. Uma criança que estuda na Escola Adelmar de Oliveira caiu e quebrou o braço. As pontes simplesmente estão destruídas e a prefeitura não aparece;

- Será que é somente eu quem está vendo o mesmo filme da ultima eleição para prefeito? Várias obras sendo iniciadas nas vésperas da eleição, servidores e cargos de confiança sendo “educados” para participar da campanha, veículos públicos sendo usados indiscriminadamente e outros absurdos;

- População de Tarauacá continua votando para deputado estadual em candidatos desconhecidos da cidade. O que se vê de cartaz e santinho dos chamados “candidatos de fora” é uma festa. Na ultima eleição foram mais de 5000 votos em candidatos desconhecidos. Votos suficientes para eleger Chico Batista e Júnior Menezes;

- Chico Sombra, Luiz Calixto, Walter Prado, Esperidião Júnior, Mardilson Vitorino, Hugo, Neto Pró- Link e Moisés Diniz. São os mais conhecidos que disputam vagas na Assembléia Legislativa para representar os tarauacaenses. Pelo que se vê a coisa não ta fácil. Mas tem candidato pra todo gosto.

- Essa situação envolvendo o nome do Doutor Rodrigo Damasceno e sua possível transferência para Cruzeiro do Sul deixou a população apreensiva. Rodrigo fica em Tarauacá para a tristeza de alguns e a alegria de muitos.

- Sexta feira tem Laírton dos Teclados no Swing Clube. O "morango do nordeste';

- Só pra não esquecer: o buraco na esquina da delegacia de policia apareceu de novo. O duelo entre a prefeitura e aquele buraco é antigo. A tática dele é de sumir por alguns meses e depois vai aparecendo discretamente. Há que se admitir que a prefeitura tem usado toda a sua experiência e tecnologia disponível para vencê-lo. A luta continua com uma ligeira vantagem para o buraco;

- Recomendo a leitura do texto a nova reforma protestante;

- Nota dez para professores, coordenadores e alunos do projovem. Todos os dias eles se movimentam buscando a melhor forma de ensinar e aprender. 


- Hoje tem mais uma rodada do Rachão no ginásio coberto;

- Pra finalizar o reconhecimento ao grande Professor Kbym. Quem o conhece mais profundamente sabe da sua seriedade e luta pelas coisas certas;


Boa terça feira 


CMDCA empossa hoje novos Conselheiros Tutelares de Tarauacá

Zé Carlos, Noé, Gracione, Antônio Teles e Elino

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA realiza hoje Sessão Solene de Diplomação e Posse dos Conselheiros Tutelares eleitos para gestão 2010-2013. O ato acontece às 20 horas desta terça feira (31), no auditório da Câmara Municipal.

Distribuição de combustível: Juiz Eleitoral nega pedido de liberdade provisória para presos em posto de gasolina de Rio Branco

Juiz Romário Divino negou o pedido de liberdade provisória às pessoas detidas em posto de gasolina



O juiz eleitoral Romário Divino Faria negou, ontem, o pedido de liberdade provisória de três acusados de coordenar a distribuição de combustível a eleitores num posto de gasolina da capital, com a suposta finalidade de beneficiar candidatos ao pleito eleitoral deste ano. Antônio José da Silva Santana, Luiz Augusto da Silva Azevedo e Emmanuel Rodrigues de Souza foram presos em flagrante na manhã do último sábado (28), em ação da Polícia Federal, que identificou uma grande aglomeração de eleitores sendo beneficiados com a distribuição gratuita de combustíveis no Posto Texaco, na Rua Rio de Janeiro, Floresta.
Na ação, foram identificados  cerca de 20 carros de campanha da candidata a deputada federal Antônia Lúcia (PSC) e do candidato a deputado estadual Romildo Magalhães (PSC). Constatada a infração eleitoral, Santana, Azevedo e Emanuelle foram presos e autuados em flagrante. O advogado dos três ingressou com pedido de liberdade provisória, que foi negado pelo juiz eleitoral do caso.
Em sua decisão, o juiz eleitoral Romário Divino argumentou que a manutenção da prisão dos acusados é necessária para a garantia da ordem pública eleitoral, “pois em liberdade eles poderiam voltar a incidir na mesma prática”. De acordo com o juiz, há relatos de eventos anteriores promovidos pelos acusados com a dita distribuição de combustíveis, “reforçando indícios de abuso do poder econômico e corrupção eleitoral nas eleições”.


Juiz Eleitoral nega pedido de liberdade para presos em posto de gasolina


O magistrado afirma que o processo eleitoral deve ser marcado pela “lisura, tranqüilidade, ordem, pluralidade e liberdade no exercício da escolha dos representantes do povo”, não podendo a interferência do poder econômico abusivo afetar a legitimidade e normalidade das eleições, devendo ser restaurada a ordem pública eleitoral.
Por fim, Romário Divino ressalta que a condição de “primariedade e bons antecedentes”, alegada pelos acusados, não são suficientes por si só para autorizar a concessão da liberdade, ainda que afiançável.

Recomendações - Proprietários e gerentes de postos de combustíveis da capital receberam na última quinta-feira (26) orientações sobre como deverá ser feita a venda de combustível aos candidatos e eleitores nas eleições 2010. De acordo com o juiz eleitoral Romário Divino, os empresários do setor devem ficar atentos às recomendações da justiça eleitoral. Durante a reunião, os proprietários de postos receberam recomendações no sentido de fazer constar da nota fiscal a placa do veículo abastecido e, se possível, o nome do consumidor.
Os postos também devem verificar, quando do abastecimento de combustível em veículos utilizados em campanha eleitoral, se na requisição encontra-se a assinatura do responsável pela contabilidade ou prestação de contas do candidato, partido ou coligação. Os estabelecimentos devem ainda manter arquivados todas as notas, cupons fiscais e requisições de abastecimento, para eventual fiscalização da justiça eleitoral.



http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16457&Itemid=14

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Paróquia São José no VI Congresso Estadual da Renovação Carismática Catolica


"PROCLAMA A PALAVRA, ANUNCIA A BOA NOTÍCIA" foi o tema escolhido para O VI Congresso estadual da Renovação Carismática  Católica.
O Congresso teve Lugar em Cruzeiro do Sul no Centro de Retiro Diocesano nos dias nos dias 27,28 e 29 de Agosto. Nele estiveram presente membros provenientes vários cantos do estado e convidados de outros estados.
Os Jovens: José Ivonaldo Benígno, Edmundo de Lima, Maurício Sousa da Costa e Elivângela da Silva, participaram do Congresso representando assim a Paróquia São José de Tarauacá. Nos Próximos dias os particpantes se reúnem para traçar algumas linhas de trabalho.

Momentos de recreio

Participantes

Momento de palestras

Uma visita aos representantes da Paróquia!!!



TARAUACÁ: belos prédios


Panificadora Alternativa

Loja Perfilar

Swing Clube

PHColchões

Tereza Modas

Madaju

BRIGA ENTRE FAMILIAS: CONFLITO À BALA NO BAIRRO DO IPEPACONHA QUASE ACABA EM MAIS UMA MORTE.

                                                                      fotos (João Rego)

Uma rixa antiga entre membros de duas famílias por pouco não acabou em mais mortes na manhã de hoje no Bairro do Ipepaconha em Tarauacá.
No dia 7 de fevereiro, Manoel Rodrigues assassinou com um tiro o ex-presidiário Demilson, conhecido por "Tidoca" depois deste ter ferido seu irmão Nonato conhecido por "deputado". VEJA AQUI
Hoje aconteceu novo conflito à bala entre membros das duas famílias e teve como resultado um ferido que não corre risco de morte.
A polícia esteve no local e apreendeu 2 espingardas, munição e 3 facas tipo peixeira. Segundo informações de policiais que estiveram no local, os dois rapazes, que são familiares de Tidoca, vieram para um julgamento de Manoel acusado da morte em fevereiro. Como o julgamento foi adiado os dois consumiram muito álcool (tampa azul) e resolveram acertar as contas na bala.A polícia efetuou a prisão dos causadores do tumulto
A comunidade do Ipepaconha viveu momentos de terror nesta manhã. . Tudo aconteceu próximo à Escola Almirante Barroso na hora da saída dos estudantes. 

PONTO DE CULTURA: Associação de Moradores da Cohab vai abrir processo de licitação para compra de equipamentos e realizar processo de seleção para oficineiros.

Accioly, Sérgio Aragão, Josmam Neri e Fernanda Borges

A Associação de Moradores do Bairro da Cohab em Tarauacá vai abrir processo de licitação para aquisição de equipamento e material para estruturação do Ponto de Cultura com o objetivo de dar inicio às atividades do Projeto FORMAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL. 
A Associação também vai lançar ainda este ano o edital publico para processo de seleção de oficineiros nas áreas de música e artes cênicas, que vão trabalhar no projeto.
Na última sexta feira esteve em Tarauacá Fernanda Borges, técnica da Fundação Elias Mansour, que acompanha o processo de instalação e funcionamento de todos os pontos de Cultura do Acre. Fernanda se reuniu com todos os responsáveis pela elaboração e execução do projeto em Tarauacá.

Os Pontos de Cultura são definidos como iniciativas culturais desenvolvidas pela sociedade civil que estão sendo potencializadas pelo Governo Federal, através do Programa Mais Cultura, em conjunto com o Governo Estadual.
Os recursos do projeto devem ser utilizados para a realização de cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, compra de equipamentos, entre outros.

AO VIVO: JN no Ar estará no município de Feijó nesta segunda-feira

jn_no_ar.jpg

Depois de sorteio realizado no Fantástico que definiu a cidade a ser visitada, a equipe veio para Cruzeiro do Sul (AC) de onde segue nesta manhã para o município de Feijó, onde tudo será preparado para o Jornal Nacional de logo mais. 

Fazendo parte da cobertura da Rede Globo para as eleições 2010, o Projeto JN no Ar objetiva mostrar a realidade de cidades dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, nas cinco semanas que antecedem as eleições. A equipe de oito pessoas comandada pelo repórter Ernesto Paglia, viaja sempre a bordo de um avião Falcom 2000 que pode voar a 800 km/h, tudo para chegar a tempo ao destino sorteado na noite anterior. Também são transportados 700 quilos de equipamentos, que permitem a entrada ao vivo de qualquer ponto do País para os estúdios do Jornal Nacional.  

Como no Acre só Cruzeiro do Sul e Rio Branco atendiam o requisito do Projeto que é de visitar cidades com no mínimo 40 mil habitantes, outros municípios que possuem a média de habitantes das cidades do estado entraram no sorteio. Outra exigência é de que a cidade não fique mais do uma hora e meia de carro do aeroporto mais próximo.

O município de Feijó com pouco mais de 32 mil habitantes, foi sorteado durante o Fantástico desse domingo (29). A equipe que estava no Aeroporto de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, seguiu viagem ainda à noite e chegou à Cruzeiro do Sul as 00h20. Nesta manhã viaja para Feijó em um avião Caravan, já que o Aeroporto do município não tem condições de receber o pouso do Falcon 2000. O JN no Ar mostra o desejo dos moradores, o que eles gostariam que melhorasse em sua região e ainda sugerem aquilo que poderia servir de exemplo para outras cidades.

Até agora, o Projeto patrocinado pelo Bradesco já visitou os estados do Amapá, Pernambuco, Paraná, Pará e Mato Grosso do Sul.  
 
www.tribunadojurua.com - Genival Moura
Foto- Rede Globo 


domingo, 29 de agosto de 2010

JN no Ar vai para Feijó nesta segunda-feira




GOVERNO DO ESTADO CONSTRÓI ANEL VIÁRIO QUE LIGA A PONTE SOBRE O RIO TARAUACÁ ATÉ A ESTACA ZERO

                                                                                          fotos: Giovanni Acioly

O Governo do Estado continua os serviços de construção do Anel Viário , partindo da Estaca Zero até a Ponte sobre o Rio Tarauacá. A previsão é que a obra seja concluída ainda em 2010. No início, foi feito todo um  trabalho de preparação, remoção e indenização das famílias que moravam no entorno da BR, para poder iniciar a obra.