CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

quarta-feira, 31 de março de 2010

NÃO FALTA PEIXE EM TARAUACÁ

Tambaqui, Curipacú, Bodó, Traíra, Mocinha, Piau e outros tipos de pescados, estão à disposição da população para a quinta e a sexta feira santas. O presidente da Colônia de Pescadores disse que não vai faltar peixe durante a semana santa. O peixe está sendo comercializado no mercado Público e na Colônia de Pescadores. O preço varia de 5 a 8 reais.


SÓ ATÉ 2 DE ABRIL: Campanha Influenza A (H1N1) 2ª Fase - Vacinação


Gripe. Quanto mais prevenção, mais proteção – essa é a mensagem da campanha informativa sobre a influenza A (H1N1) lançada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene, principalmente para se prevenir da gripe pandêmica. É fundamental que as pessoas mantenham as medidas de higiene pessoal para evitar a infecção pelo vírus. 








Igreja Católica divulga Programação em Tarauacá



IGREJA MATRIZ

19:00 às 20:30h - Missa

20:30 às 24:00h - Adoração ao Santíssimo 

(Ministros da Eucaristia, Apostolado da Oração, Grupo de Jovens e Crisma, Pastoral da Família e Legião de Maria)

IGREJA DA PRAIA

17:00h - Missa 

IGREJA DA COPACABANA

19:00h - Missa

Saiba sobre a Quinta Feira Santa AQUI





IGREJA MATRIZ

06:00h - Via-Sacra
Haverá encenação sobre a Paixão de Cristo

15:00 - Celebração

IGREJA DA PRAIA

17:00h - Celebração

IGREJA DA PRAIA

15:00h - Celebração

IGREJA DA COPACABANA

15:00h - Celebração

Saiba mais sobre a Sexta Feira Santa AQUI

DIPLOMA DE "CUMPADI" ou "CUMADI"

Um convite, no mínimo curioso publicado pela Pastoral do Batismo e divulgado na Rádio Comunitária Nova Era FM, chamou a atenção dos tarauacaenses. A população já está chamando de "diploma para cumpadi E cumadi". É que a igreja está exigindo dos interessados em batizar, ser padrinho e madrinha, que primeiro eles devem participar do curso de formação de compadres e comadres.

VEJA O CONVITE

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

A lei aprovada modifica a proporção de oficiais do quadro administrativo em relação aos do quadro de combatentes.


O projeto foi aprovado por 21 votos a favor e um único contrário, do deputado N. Lima (DEM), que é oficial reformado da corporação

O presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães (PC do B), fez questão de comemorar junto com os policiais presentes no Salão do Povo, a aprovação de projeto de lei do Executivo criando novos postos para oficiais da Polícia Militar. O projeto foi aprovado por 21 votos a favor e um único contrário, do deputado N. Lima (DEM), que é oficial reformado da corporação. 


Edvaldo ressaltou que vem acompanhando todo o trâmite desta matéria, tendo sido procurado por representantes da categoria por diversas vezes. “Quero aqui parabenizar a todos e agradecê-los por terem vindo acompanhar a votação. Tivemos várias reuniões e acredito que o projeto vai beneficiar a todos, pois essa matéria advém da necessidade de adequar e aperfeiçoar os quadros de Oficial Subalterno - 2° Tenente -, os quais exercem papel fundamental na rotina funcional das Unidades Operacionais da Polícia Militar e que se encontra em número reduzido, prejudicando o atendimento individualizado às demandas na área de segurança pública nas Regionais de Rio Branco e no interior do Estado”. 

Segundo o presidente da Assembléia, com a aprovação da proposta o atual Estatuto dos Militares será aperfeiçoado, com regras mais ajustadas de forma a possibilitar a utilização dos integrantes dos quadros de administração, saúde e de músico, em caráter excepcional, para o desempenho de atividades fins, sempre que o interesse e a preservação da ordem pública assim exigirem. 

O deputado Helder Paiva (PR), 1º vice-presidente da Mesa Diretora, fez a defesa do projeto na tribuna, deixando clara sua convicção de que todos sairiam contemplados levando felicidade para as famílias de diversos componentes da PM. N. Lima, por sua vez, apresentou três emendas alterando o texto do projeto, mas todas foram rejeitadas pela CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação). Ao votar contra, N. Lima contestou o número de promoções dentro da PM. 

A lei aprovada modifica a proporção de oficiais do quadro administrativo em relação aos do quadro de combatentes. De acordo com a justificativa do coronel Romário Célio, comandante-geral da PM, a alteração vai corrigir defasagem no número de segundos-tenentes.

A NOSSA GENTE BOA: seu Elias do Ipepaconha


Veja no Blog Cidade em Notícias

CD EletroDance Vol.15: Dj Júnior Meireles e Dj Jadson Ruslan lançam mais um CD





RAIMUNDO BRASIL É O NOVO PRESIDENTE DO BAIRRO DA PRAIA EM TARAUACÁ

No último domingo aconteceu o processo de eleição para escolha da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro da Praia. A eleição foi realizada na Escola Rosaura Mourão e moradores elegeram Raimundinho Brasil como seu novo presidente.
Raimundo Brasil, que é conhecedor dos problemas da comunidade do maior bairro da cidade, disse que tudo será feito para se tentar conscientizar a população do bairro e também a melhoria da qualidade de vida do bairro Senador Pompeu. "Precisamos nos unir e trabalhar por essa população tão sofrida". Falou o Novo  Presidente.

A Nova diretoria foi assim definida para o biênio 2010 e 2011. Os demais membros da composição da chapa serão apresentados na cerimônia de posse da diretoria.

Presidente: Raimundo Ferreira Brasil da Costa - Raimundinho.

Vice Presidente:Manoel Teles

Secretário:Flávio Santos

Tesoureiro:Maurício de Souza.


com informações do Blog do Kbym

terça-feira, 30 de março de 2010

Homem descobre que estava morto havia quase 30 anos, em Tarauacá

O documento foi feito pela ex-mulher


Pedro Paulo Monteiro denunciou ao Ministério Público Estadual a existência de um Atestado de Óbito, no qual consta que ele está morto há 24 anos. O documento foi feito pela ex-mulher de Pedro, Francisca Alves de Amorim, em Tarauacá. Na certidão está escrito que o falecimento ocorreu em 05 de dezembro de1980. O motivo foi a falta de assistência médica.

O caso foi registrado no Boletim de Notícia Crime número 15028/2004, em 2004. A Certidão de Óbito está na Serventia de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Tarauacá. Pedro Paulo teria sido sepultado no cemitério do Seringal Paraná do Ouro.

Segundo portaria do Ministério Público Estadual (MPE), “o Laudo de Exame Papiloscópico número 0013/2010, feito no dia 18 de fevereiro de 2010, lavrado pelos Peritos do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública, certificando que o Prontuário Civil RG nº 038.874/AC, identificado civilmente em 10 de junho1992, do nacional Pedro Paulo Monteiro, apresentam pontos característicos coincidentes, concluindo que foram produzidos pela mesma pessoa que compareceu pessoalmente perante o referido Instituto, do qual colheu-se a Ficha Datiloscópica”

Ainda de acordo com o MPE,“a vítima pediu a anulação do Assento de Óbito, em questão, por se encontrar vivo. O registro de morte satisfaz necessidade de ordem pública, tanto quanto ao de nascimento.

O MPE vai investigar se houve ilicitude, crime, ou mesmo, condutas lesivas aos princípios registrários e à segurança jurídica dos Registros Públicos, assim como, prejuízos causados a terceiros, em âmbito privado ou mesmo público.

Governo anuncia Educação Profissional para Tarauacá

Binho assina convênio de R$ 38 milhões para educação profissional no Acre

Clique na imagem para AMPLIAR


O governador Binho Marques e o ministro da Educação, Fernando Hadad, assinaram nesta segunda-feira, 29, convênio de R$ 38.790.861,75 para construção e reforma de escolas de ensino profissonalizante nos municípios de Rio Branco, Tarauacá, Feijó , Brasiléia, Xapuri, Rio Branco, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul. "São recursos que somam-se aos investimentos que já vem sendo feitos, o que garante ensino profissionalizante em todas as regionais do Acre", disse o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima.
O governador do Acre, Binho Marques, destacou a articulação entre as esferas de poder na construção do programa e a importância da educação profissional para o desenvolvimento regional. "Esta política é de inclusão social, o que no estado chamamos de florestania. Cidadania para os povos da floresta", disse.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o Acre já está colhendo os frutos dos investimentos educacionais dos últimos anos. "A melhora em todos os índices demonstra acerto na política. O Brasil Profissionalizado vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento do estado", afirmou Haddad.


A solenidade, ocorrida no Gabinete do ministro,  contou com as presenças do senador Tião Viana; dos deputados federais Nilson Mourão, Perpétua Almeida e Fernando Melo; da Secretária de Educação do Acre,  Maria Corrêa; e do diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, órgão responsável pelo convênio e que realiza as ações de educação profissional no Estado. Participaram também o secretário executivo do MEC, Henrique Paim, o secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco, e o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Daniel Balaban. "Com este convênio, damos mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável do Acre porque educação profissional é inclusão social", completou Irailton Lima.
Fernando Hadad destacou os avanços da educação no Acre e parabenizou o governador Binho Marques.  Para Hadad,  Binho Marques, enquanto  secretário de educação, teve atuação  importante para que o MEC avançasse em  visão sobre a diversidade de realidades que o Brasil apresenta. Ele  destacou o papel estratégico da educação profissional na promoção da inclusão social e no desenvolvimento do país. "Não tenho dúvidas  que os recursos que o MEC está aportando no Estado serão muito bem empregados", disse o ministro.
No Acre, os últimos dez anos foram marcados por uma revolução na educação para o trabalho. A partir do ano 2000, com a elaboração do Plano de Educação Profissional (PEP), o Governo Estadual iniciou a estruturação de sua rede de educação profissional e tecnológica, inicialmente desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) por meio da Gerência de Educação Profissional (Gepro). Com a evolução contínua e acelerada das ações estruturantes implementadas pela SEE/GEPRO, a educação profissional adquiriu o status de política de Estado.
O processo de consolidação da Política Estadual de Educação Profissional teve um marco fundamental em 2005, na criação de uma autarquia responsável por sua gestão. Surgia então o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi (IDM). Atuando como uma rede dinâmica, os Centros de Educação Profissional do IDM, localizados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, ofertaram formação básica e de habilitação técnica, nas mais diversas áreas profissionais, aos variados públicos em todos os municípios do estado, alavancando os arranjos produtivos locais e, cada vez mais, fortalecendo  as organizações comunitárias.
O novo Plano Estadual de Educação Profissional PEP 2009-2016, lançado em 2009, identificou uma grande demanda de qualificação profissional ainda não atendida, e também emergente, tendo em vista a dinâmica do contexto sócio-econômico vivenciada no estado do Acre. Nesse sentido, o PEP 2009-2016 prevê o fortalecimento e a expansão da rede visando a descentralização da oferta de cursos de formação profissional, com qualidade e regularidade, em todas as regionais do estado. Com esse objetivo, o Governo do Estado aderiu ao Programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação, o qual possibilitará nos próximos anos o investimento na construção, reforma e ampliação das escolas técnicas do IDM.

fonte: Agência de Notícias do Acre


O belo Estádio Arena da Floresta em Rio Branco

Estive em Rio Branco e aproveitei para assistir duas partidas do campeonato acreano no belo estádio Arena da Floresta. No da rodada dupla aconteceram dois empates: Independência 1 x 1 Alto Acre e Atlético Acreano 1 x 1 Nauas de Cruzeiro do sul. Aos poucos o campeonato acreano vai, de fato se, tornando uma disputa com a participação de equipes dos municípios do Estado. 
Resta saber quando é que a prefeitura de Tarauacá vai investir numa equipe da terra do abacaxi, para disputar o campeonato.
Em relação ao Arena da Floresta, é uma estrutura que não deixa nada a desejar em relação a outros estádios do grande centro do país.

veja as imagens

segunda-feira, 29 de março de 2010

NOTA DE FALECIMENTO

Eny Sampayo de Melo 
(21.09.1940 - 29.03.2010)

É com pesar que comunicamos o falecimento da Senhora ENY SAMPAYO DE MELO (69 anos), ocorrido na tarde desta segunda-feira (29/03), às 13 horas, no Pronto Socorro em Rio Branco. Dona Eny deixou o esposo Raimundo Borges de Melo, 5 filhos, 18 netos e 2 bisnetos. O corpo chegará a Tarauacá nesta terça feira, para ser velado e sepultado.
Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.

EM TARAUACÁ: FEM lança seis editais de apoio à cultura


A Fundação Elias Mansur (FEM) fará nesta terça-feira, 30 de março, na Câmara Municipal, em Tarauacá, o lançamento do Edital da Lei de Incentivo à Cultura e mais cinco editais que abrangem variados segmentos culturais. Durante vários anos a FEM vinha trabalhando somente com um edital, o da Lei de Incentivo à Cultura, mas nos últimos anos já vinha experimentando lançar outros editais específicos ou temáticos voltados para atender determinados segmentos na área da cultura e das artes. Neste ano foi feito um esforço concentrado de chegar o mais próximo possível de um programa estadual de incentivo à cultura com seis editais que somados a editais lançados no ano passado e ainda com inscrições abertas resultam em investimentos de R$ 1.730.000,00, praticamente dobrando o incentivo original da Lei de Incentivo à Cultura, que é de R$ 1 milhão ao ano. 


Além do edital da Lei de Incentivo serão lançados: Edital de passagens; Cultura em Movimento; Apoio Parcial a Iniciativas Culturais; Acústico em Som Maior e Galeria de Arte Juvenal Antunes. 
Os editais reforçam o apoio a agentes culturais, artistas e pesquisadores; também há incentivo a iniciativas que já contam com outras fontes de financiamento, de outros editais, que não são do Governo do Estado. O Edital do programa Cultura em Movimento pretende promover espetáculos de música e arte pelo interior; O edital ‘Galeria de Arte Juvenal Antunes’ é específico para artes visuais. O edital ‘Acústico em Som Maior’, que já vem se tornando uma tradição, de início só era realizado em Rio Branco, depois incluiu Cruzeiro do Sul e agora abrange também Tarauacá. Ele destina-se a trazer atividades para os espaços culturais dos municípios. 
Há outros editais a serem lançado este ano na área de livro e literatura através de convênio e parceria firmada com o Ministério da Cultura. O Edital da Lei de Incentivo está com inscrições abertas até 5 de maio; o de passagens aéreas e apoio a iniciativas culturais ficam abertas o ano inteiro . Os demais têm suas datas específicas. Para maiores informações acessar: www.cultura.ac.gov.br/editais.
No ano passado cerca de 500 projetos foram inscritos e 150 aprovados na Lei de Incentivo. No Vale do Juruá, de um total de 52 projetos inscritos, foram aprovados 17. Para este ano, se espera mais de mil inscrições para os seis editais. 
Em Tarauacá o lançamento dos editais acontecerão nesta terça feira a partir das 14 horas na Câmara Municipal. Todos as pessoas interessadas em conhecer os editais devem comparecer. 

Uma homenagem a Armando Nogueira


O jornalista acreano Armando Nogueira morreu nesta segunda-feira, 29, no Rio de Janeiro, após três anos de intensa luta contra um câncer no cérebro. Xapuriense de nascimento, Armando Nogueira deixou o Acre aos 17 anos para ir morar no Rio de Janeiro. Ali, formou-se em Direito e passou a trabalhar como jornalista. Voltou ao Acre muito tempo depois, em 2003, quando participou de um bate-papo com jornalistas e alunos na Escola Estadual que leva o seu nome, uma justa homenagem ao homem que dedicou a vida às letras e à informação, um amante dos esportes e referência como profissional do jornalismo brasileiro. Armando Nogueira tinha 83 anos.

LEIA MAIS AQUI

FAÇA SEU PROJETO: Setul lança edital 2010 do Comunidade Ativa

Programa prevê doação de material esportivo produzido por projetos sociais


A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setul) lançou na manhã desta segunda-feira o edital para o programa Comunidade Ativa, que prevê a entrega de materiais esportivos produzidos pelos programas Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania. O edital fica aberto até o dia 30 de abril.

Para ter acesso ao programa, basta preencher um projeto apresentando a proposta esportiva que será desenvolvida. Uma comissão fica responsável por avaliar a idéia. Caso o projeto seja aprovado, recebe bolas, redes e camisetas, tudo confeccionado pelos participantes dos programas Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania. Este é o terceiro ano do programa Comunidade Ativa. Até agora, todos os projetos apresentados foram aprovados. Em 2009, 235 projetos foram propostos e executados.

Edital fica aberto até o dia 31 de abril e prevê doação de bolas, redes e camisetas. Foto: Angela Peres/Secom

O presidente da associação de moradores do bairro Nova Morada, Rivaldo Moraes, apresentou um projeto para escolhinha de futebol no edital passado, para as crianças da comunidade em que mora. "É uma oportunidade de desenvolver o esporte nos bairros e de facilitar o acesso a materiais que não teríamos condições de comprar", disse.

Para o secretário Cassiano Marques, o programa democratiza o acesso das comunidades às atividades esportivas. "O esporte é um direito garantido pela Constituição Brasileira, mas também é um dever de todos. Por isso é importante que as igrejas, as associações de bairros, sindicatos, organizações não-governamentais se organizem e apresentem propostas para desenvolver o esporte em suas comunidades", comentou.

Escrito por Tatiana Campos 

fonte: Agência de Notícias do Acre

PROFESSOR EURICO DEVE SER O NOVO PRESIDENTE DO SINTEAC DE TARAUACÁ



Apenas uma candidatura apresentou requerimento de inscrição para concorrer à eleição do Sinteac de Tarauacá. O prazo se encerrou na última sexta feira.
Quem encabeça a chapa é o Professor José Eurico de Lima Paz tesoureiro da atual gestão, que tem como Presidente o Professor João Maciel.
A eleição está marcada para a próxima quarta feira, 31 de março, e deve acontecer na Assembléia Geral dos Trabalhadores em Educação.
A atual gestão do Sinteac conta com muito respeito e admiração da categoria. O fato de nenhuma outra chapa se inscrever é mais uma prova de que a categoria se sente comtemplada com o atual modelo de gestão da entidade.
Eurico é formado em Matemática com Especialização em Planejamento e Gestão Escolar.

domingo, 28 de março de 2010

Saiba o que os "nobres" estão fazendo pelo povo: produção parlamentar da semana na Câmara de Vereadores

As sessões desta semana não contaram com a participação da bancada que apóia o prefeito e nem com a do PT.

Os vereadores Lulu Neri (PP), Raimundo Furtado (PP) e Ezi Aragão (PT) justificaram suas ausências, pois estavam tratando de assuntos de suma importante, e disseram trazer boas notícias pra população. Ainda esteve ausente também o atual presidente da Câmara Valdor do Ó (PSDB). As sessões aconteceram apenas com os vereadores Edmar Rodrigues (PMDB) que presidiu as sessões, Roberto Freire (PP), Luis Meleiro (PCdoB), Manoel Monteiro (PCdoB) e Francisco Batista (PDT).

FRANCISCO BATISTA
O Vereador Francisco Batista (PDT) que está em seu quinto mandato disse estar inquieto com as coisas que acontecem na administração da cidade.
Disse ver muito dinheiro jogado fora e mais: “Vejo tanta extravagância na Prefeitura da minha cidade que não posso me calar”.
Indagou que em sua opinião desde a administração do Sr. Odilon Vitorino as demais ficaram a desejar e muito. Falou que espera que a população possa reagir já nessas eleições no voto. Finalizou seu discurso dizendo: “Eu não quero nenhum contato com o prefeito que não seja como instituição, e pra mim a palavra dele não dura nem duas horas.”

MANOEL MONTEIRO
O vereador Manoel Monteiro do PCdoB pediu mais atitude da “casa”.
Em um discurso bem consciente, no qual arrancou elogios dos vereadores na sessão, o vereador usou o seguinte argumento: “A cidade está uma farra”.
Fez uma breve explicação sobre o que havia postado em seu blog por estar triste com a atuação de alguns colegas vereadores, e disse que realmente não vê motivos para estar alegre com a situação que a cidade se encontra, e pediu aos vereadores o apoio diante disso.
Fez um pedido de providência para a Secretaria de Obras para a melhoria da Rua Beijamim Constant, inclusive a melhoria da iluminação na Rua João de Paiva. Informou que domingo próximo (28) acontecerá a eleição da presidência do Bairro da Praia e convidou os demais vereadores para prestigiar e pediu que a população fique atenta

LUIS MELEIRO
 
O Vereador Luis Meleiro (PCdoB) fez vários requerimentos e pedidos de providências nas sessões desta semana.
Um dos principais foi o requerimento pedindo todos os processos licitatórios da empresa Costa e Silva do proprietário Raimundo Leite. O vereador falou que a empresa Costa e Silva é uma das ligadas à prefeitura, e que precisa ser fiscalizada, pois há várias licitações liberadas e obras que ainda nem começaram.
Luis Meleiro ainda pediu para que se fosse convocado os representantes do Conselho de Cultura Estadual para uma explicação mais abrangente das funções e idéias que esse conselho exerce para o estado e município.
Ainda em sua fala o vereador fez um pedido ao gabinete do Governador Binho Marques para a inauguração imediata do Centro da Juventude do Bairro da Cohab, pois a obra está completa. Luis Meleiro fez um agradecimento ao diretor do DEAS em Tarauacá Tadeu Moreira por não medir esforços com as reivindicações feitas por ele, pois a população estava reclamando do abastecimento e da qualidade de água no município, e sobre os trabalhos de extensão da rede de água informou que a empresa responsável prometeu início das obras já no começo de Abril.

ROBERTO FREIRE
O Vereador Roberto Freire (PP) falou na sessão de terça-feira, 23, que na próxima semana não vai ser possível a sua participação nos encontros da câmara,
pois, ele precisará viajar para tratar de alguns assuntos de sua importância. Disse que não sabe quanto tempo poderá ficar ausente, mas que espera voltar logo aos trabalhos junto com os demais vereadores em benefício da população.

LEIAM MAIS AQUI

FONTE: http://tarauaca.aleac.net/noticia

IMAGENS: Casal flagrado transando no carro

IMPRENSA BURGUESA: Uma operação midiática de grande escala contra o governo Lula

Desde o Brasil se denuncia que a partir da primeira quinzena de março foi lançada uma operação midiática em larga escala que aciona todos os instrumentos ao alcance da direita política e do poder econômico contrários ao presidente Lula e ao seu governo, contra a candidata presidencial Dilma Rousseff e contra o Partido dos Trabalhadores.



Por Niko Schvarz *
 
O começo dessa campanha reconcentrada já é visível nos grandes meios de comunicação quando o país se encaminha às eleições presidenciais a ser realizadas em outubro do ano em curso. Nas redações, o bombardeio midiático é conhecido pelo nome de "Tempestade no Cerrado", que, de algum modo, evoca, devido à sua localização geográfica, ao Palácio do Planalto, sede do governo. A expressão recorda a "Tempestade no deserto" da primeira invasão ao Iraque, em fevereiro de 1991, dirigida pelo general Norman Schwarzkopf, que produziu 70 mil vítimas.
A ordem nas redações da Editora Abril, de O Globo, de O Estado de São Paulo e da Folha de São Paulo é de disparar sem piedade, dia e noite, sem pausas contra esse triplo objetivo (que, na realidade, é um só), para provocar uma onda de fogo tão intensa que torne impossível ao governo e ao PT responder pontualmente às denúncias e provocações.

 
A cartilha é a seguinte:

1) Manter permanentemente uma denúncia, qualquer que seja, contra o governo Lula nos portais informativos na Internet;
2) Produzir manchetes impactantes nas versões impressas e utilizar fotos que ridicularizem ao presidente e à candidata;
3) Ressuscitar o caso do mensalão de 2005 e explorá-lo ao máximo e, ao mesmo tempo, associar Lula a supostas arbitrariedades cometidas em Cuba, na Venezuela e no Irã;
4) Elevar o tom dos editoriais;
5) provocar ao governo de modo que qualquer reação possa ser qualificada como tentativa de censura;
6) Selecionar dados supostamente negativos da economia e apresentá-los isolados de seu contexto;
7) Trabalhar os ataques de maneira coordenada com a militância paga dos partidos de direita e com os promotores cooptados;
8) utilizar ao máximo o poder de fogo dos redatores.


 
Uma estratégia midiática tucana foi traçada por Drew Westen, um cidadão estadunidense que se apresenta como neurocientista e presta serviços de cunho eleitoral, sendo autor de The Political Brain (O cérebro político) que, segundo dizem, é o livro de cabeceira de José Serra, governador de São Paulo e próximo candidato presidencial do PSDB. A adaptação do projeto corre por conta de Alberto Carlos Almeida, autor dos livros "Por que Lula" e "A cabeça do brasileiro", que atua como politólogo e foi contratado a peso de ouro para formular diariamente a tática de combate ao governo
A denúncia é recheada de exemplos concretos, reveladores de que essa tática já está sendo aplicada nos diários e, rapidamente, chega à Internet. Se referem às falsificações numéricas (em vários casos, de enormes dimensões) para ocultar ou inverter os bons resultados da política econômica e social do governo em matéria de infraestrutura em todo o país, na construção de habitações e no combate da inflação.
Uma campanha especial toma como eixo a Dilma Rousseff e seu "passado terrorista", dizendo que, além de assaltar bancos, tinha prazer em torturar e matar bons pais de família. Também colocam em cena a um filho de Lula. Isto é: a clássica campanha de tergiversações e calúnias; porém, nesse caso, agigantada em suas proporções e na somatória de meios postos à disposição que, sem dúvida, se irão incrementando e subindo o tom à medida que nos aproximemos a outubro.
O leitor poderá apreciar também até que ponto campanhas similares a esta em sua essência vêm sendo realizadas agora mesmo contra governos de esquerda do continente, como acontece com Cuba, Venezuela ou Bolívia, entre outros.
No caso do Brasil, a operação tende a impactar a ascensão da campanha eleitoral por Dilma Rousseff, que reduziu consideravelmente a vantagem inicial de Serra e continua subindo enquanto este desde até situar-se em virtual situação de empate técnico. Também correm a seu favor a notável projeção internacional da política do presidente Lula, expressada estes dias em seu compromisso direto e no terreno para a solução do problema palestino-israelense; bem como seus êxitos internamente. O orçamento da educação foi triplicado em 8 anos, passando de 17,4 bilhões de reais, em 2003, para 51 bilhões, destinando-se grande parte do aumento do PIB para a educação básica; e fevereiro registrou um recorde de 209.425 novos empregos formais, cifra que chega a 390.844 no primeiro bimestre do ano de 2010.

* Jornalista uruguaio que escreve regularmente no matutino La República, o texto foi publicado e traduzido por Adital

portalvermelho.com

Uma mulher no comando da luta dos camponeses em Tarauacá.

MARIA INÊS: Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tarauacá

foto: Onofre Brito - Secom