O aeroporto e pista de pouso do município de Tarauacá estão fechados por determinação do Comando da Aeronáutica. A decisão atende solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A interdição vai até o dia 26 de maio de 2010 ou até que seja feita as reformas da referida pista para garantir segurança no pouso e decolagem de aeronaves.
A determinação para o fechamento da pista e a interdição do aeroporto, segundo informação prestada pela Infraero se deu pela constatação de inúmeras crateras que estavam colocando em risco as atividades de pouso e decolagem das aeronaves. As péssimas condições do aeroporto, que também é administrado pela prefeitura, contribuíram para tal determinação.
As informações são de que não existem banheiros funcionando e nem água potável no aeroporto, dificultando, portanto, a vida das pessoas que passam pelo local. A interdição das instalações do aeroporto e fechamento da pista aconteceu nesta segunda-feira.
A situação é complicada no município, porque não há transporte por meio da BR-364 até Rio Branco, que se encontra fechada por causa do período chuvoso. Não há transporte aéreo e nem como chegar mercadoria através dos rios, já que o nível das águas não permite a navegação de barcos de grande porte.
A população começa a enfrentar problema com relação ao abastecimento de produtos essenciais, como o gás de cozinha, que não existe mais no município, ainda refrigerantes e outros produtos da cesta básica que também já começam a faltar. Tudo isso por causa do fechamento da BR-364 e o baixo nível das águas do rio Tarauacá para garantir o transporte de produtos.
Previsão de chegada dos primeiros barcos de mercadorias, de acordo com donos de balsas, é somente para a segunda quinzena do mês de janeiro. Para complicar ainda mais a vida dos tarauacaenses, vem o fechamento da pista de pouso e interdição do aeroporto do município. (I.N.)
A TRIBUNA
vc é um excelente joralista.quero q vc add meu blog ao seu.
ResponderExcluir