TIVE A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UMA CONSULTA COM O MÉDICO OFTALMOLOGISTA DOUTOR RENÍZIO SARAIVA. Ele é um jovem tarauacaense, filho do empresário conhecido popularmente como “Soró” Saraiva e da professora Ivaneida Saraiva. Formado na Bolívia, montou uma estrutura em Rio Branco e outra em Tarauacá, em parceria com seu irmão Deiver Saraiva. Juntos, compartilham o LabClin, um laboratório de análises clínicas de propriedade da família.
No último sábado, fui ao seu consultório em Tarauacá para uma avaliação da minha visão. Afinal, estou chegando aos sessenta anos e meus olhos já não são mais os mesmos. Meus óculos também já não estão proporcionando uma boa visão.
O que mais me chamou a atenção no jovem médico não foi apenas a modernidade de seus equipamentos — que, por si só, já renderiam muitos elogios —, mas sim o tratamento humano que ele dispensa ao paciente. Sua conversa serena e tranquila, suas perguntas importantes e discretas sobre a vida pessoal e familiar, tudo isso para contextualizar melhor o diagnóstico.
Admirável também é a preocupação em fazer o paciente compreender o funcionamento dos olhos, os problemas e doenças que podem afetá-los, os cuidados preventivos necessários e os tratamentos possíveis.
Faço este registro por reconhecimento. Afinal, tantas vezes vamos ao médico e a maioria apenas analisa os resultados de exames feitos por máquinas, prescreve um remédio e, “tial brigado".
Para finalizar, quero dizer que não tenho muita relação pessoal com o Dr. Renízio, mas ele ganhou meu respeito e deve servir de exemplo para muitos profissionais por aí.
Professor e Comunicador Raimundo Accioly
Tarauacá – Acre
Tags:
EXEMPLO