Surto de sarampo avança pela Bolívia e chega a Cochabamba, onde vivem acreanos

Departamento confirmou os primeiros dois casos da doença. Total de infectados no país vizinho subiu para 153.

O surto de sarampo na Bolívia tem avançado com rapidez, com mais 50 casos confirmados desde a última quinta-feira, 17, segundo o Ministério da Saúde do país vizinho.

Com isso, o total de infectados chega a 153, com Santa Cruz de la Sierra como epicentro do surto. Destino de muitos acreanos, o departamento reúne 129 ocorrências comprovadas.

Nos últimos dias, Cochabamba, outra região onde acreanos vão para estudar Medicina ou rever parentes e amigos, confirmou dois casos da doença. Até semana passada, o departamento não tinha registros de sarampo.

Os demais casos estão distribuídos por La Paz (11), Potosí (4), Beni (3), Chuquisaca (2), Oruro (1) e Pando (1), este último na fronteira com os municípios acreanos de Brasiléia e Epitaciolândia, para onde o Ministério da Saúde do Brasil enviou equipes para reforçar ações de vigilância e combate à enfermidade.

Ainda na Bolívia, apenas Tarija não tem casos confirmados da doença altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves, inclusive a morte.

No Acre, a preocupação se dá porque a cobertura vacinal contra a doença está muito abaixo dos 95% recomendados pelo MS, segundo informou o próprio governo do estado, que corre contra o tempo para ampliar a vacinação.

Em Rio Branco, todas as unidades básicas de saúde possuem doses do imunizante, conhecido como tríplice viral, que combate ainda a caxumba e a rubéola. A vacina é segura e deve ser administrada já nos primeiros meses de vida, podendo ser aplicada também em adultos, caso não haja comprovação de imunização.

O Acre não tem casos de sarampo há 25 anos, informou a Secretaria de Saúde (Sesacre). Cinco casos suspeitos estão em investigação no estado e 15 já foram descartados pelas autoridades.

(AGAZETADOACRE)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem