![](https://ac24horas.com/wp-content/uploads/2025/02/IMG_4775.jpeg)
Foto: Arquivo pessoal
Quinze estudantes indígenas acreanos dos povos Huni Kuin, Nawa, Nukini e Puyanawa foram aprovados no Vestibular Indígena 2025 da Universidade de Brasília (UnB). O exame foi realizado em várias cidades do país, incluindo Cruzeiro do Sul, no Acre, que recebeu um polo de aplicação após mobilização de lideranças indígenas e organizações.
“O Vale do Juruá abriga 12 dos 14 povos indígenas do Acre. A aprovação desses estudantes representa uma retomada do ensino superior para nossos povos”, afirmou o antropólogo e jornalista Tarisson Nawa.
Entre os aprovados, Niara Nukini, 31 anos, ingressará no curso de ciências sociais. Natural de Mâncio Lima, a cidade mais ao extremo do Brasil, ela ressaltou os desafios logísticos para os indígenas acessarem a universidade. “O deslocamento até Brasília levaria cinco dias de ônibus, mas consegui recursos para uma passagem aérea, reduzindo o tempo para quatro horas”, contou.
Outro aprovado foi Yures Puyanawa, 18 anos, que cursará ciências biológicas. Ele percorreu duas horas da aldeia até o local de prova e celebrou a conquista. “Minha expectativa é iniciar essa nova jornada, conhecer pessoas e conviver com outros parentes indígenas na UnB”, disse.
A seleção faz parte de um acordo entre a Funai e a UnB para ampliar o acesso dos povos indígenas ao ensino superior. As aulas começam no dia 24 de março.
Com informações do Correio Braziliense
Por ac24horas.com
Postar um comentário
ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos