MISTÉRIO EM TARAUACÁ: Fenômeno estranho ocorre pela 2ª vez consecutiva nos céus da cidade

Primeiro vem uma grande claridade; depois, vem um forte [estrondo], tipo uma bomba explodindo" - diz o jornalista

Foto: EE Neres da Portela Sobral

Por Chico Araújo

Um forte clarão nos céus, seguido estrondo e tremor de terra ocorreu pelo segundo dia consecutivo em Tarauacá, no Acre (a 3417 km de Brasília). E deixou os moradores assustados. Era 4h21 desta quarta-feira, 2. "Foi muito louco hoje", conta o jornalista Raimundo Accioly. O primeiro episódio misterioso ocorreu na segunda-feira, 30, por volta de meia-noite.

"Primeiro vem uma grande claridade; depois, vem um forte [estrondo], tipo uma bomba explodindo. É uma coisa caindo nas casas das pessoas e a terra dá aquela sacudida [treme]. É um barulho muito grande", descreve Accioly. No vídeo, o depoimento do jornalista tarauacaense.

O Corpo de Bombeiros na cidade confirma os tremores de terra. Porém, nenhum orgão oficial, dentre os quais o USGS [órgão dos Estados Unidos que registra terremotos ao nível mundial], notificou abalos sísmicos em Tarauacá. Segundo o capitão Marcos Corrêa, foram detectados abalos na cidade, e o de hoje [na madrugada] foi mais perceptível. "Eu estava acordado no momento e pude sentir", contou.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Waldemir dos Santos, não se trata de um terremoto. Para ele, o fenômeno pode estar relacionado com a queda de fragmentos de um meteorito, o que explicaria a incidência de tremores, o forte estrondo e o intenso clarão nos céus da cidade.

Face à controvérsia, autoridades locais querem uma investigação detalhada do estranho fenômeno. É o caso, por exemplo, da deputada Socorro Neri (PP-AC). Ela solicitou ao Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o monitoramento e investigação do misterioso ocorrrido.

Especialistas em Astrononia indicam que os episódios ocorridos em Tarauacá teriam ligação com a aproximação do cometa C/2023 A3, o 'Cometa do Século', do planeta Terra. Nesta quarta-feira, por exemplo, o cometa passou a 104 milhões de km da superfície terrestre às 4h12, segundo o site de monitoramento The Sky Live. O horário coincide com o clarão, o forte estrondo e os tremores de terra relatados por moradores de Tarauacá.

Entre os dias 2 ou 3 de outubro, o cometa vai começar a surgir no horizonte do poente, isto é, vai passar a ser visto no início das noites. A visibilidade, então, deve crescer gradualmente, e o cometa deve atingir o brilho máximo no dia 12 de outubro; o fenômeno poderá ser observado a olho nu.

A visibilidade, então, deve crescer gradualmente, e o cometa deve atingir o brilho máximo no dia 12 de outubro; o fenômeno poderá ser observado a olho nu.

A foto ilustrativa do texto é da passagem de um meteoro brilhante pelas cidades de Carnaubal e Sobral, no Ceará, dia 21 de setembro. O fenômeno foi registrado por equipamentos especiais do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros Exoss. Foto: EE Neres da Portela Sobral

Depoimento do jornalista Raimundo Accioly, de Tarauacá.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem