Sesacre intensifica atendimentos em Tarauacá para reduzir os impactos da fumaça das queimadas na saúde da população

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em colaboração com o Projeto Tauari e a Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá, promoverá nos dias 20 e 21 do mês de setembro, uma ação da Saúde Itinerante, oferecendo serviços especializados para a comunidade localizada no Rio Gregório, no município de Tarauacá.

A ação estima atender cerca de 450 pessoas durante o evento, e expressa a crescente preocupação com os efeitos adversos das queimadas, especialmente sobre a saúde de crianças e idosos. Os períodos de estiagem e a baixa umidade do ar têm acentuado esses problemas, principalmente nas regiões afetadas pela fumaça.

Serviços ofertados:

– Consultas médicas: Pediatria, Infectologia, Ginecologia e Clínica Geral.

– Exames laboratoriais: diversos exames laboratoriais serão realizados para um diagnóstico preciso.

– Exames de apoio diagnóstico: ultrassom e PCCU (Papanicolau).

– Vacinas de rotina: atualização de vacinas conforme o calendário de imunização.

– Distribuição de medicamentos: medicamentos necessários para o tratamento das condições identificadas.

– Orientação sobre medidas preventivas: informações sobre como minimizar os efeitos da fumaça das queimadas e a baixa umidade do ar na saúde.

Ação que ocorrerá no município de Tarauacá pretende atender cerca de 450 pessoas durante o evento. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Essa iniciativa visa não apenas oferecer cuidados médicos essenciais, mas também educar a população sobre a importância de medidas preventivas diante dos desafios impostos pelas queimadas e baixa umidade do ar, que agravam os problemas de saúde” esclareceu a chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada, Rosemary Ruiz.

Segundo a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) da Sesacre permanece diariamente monitorando, junto ao Gabinete de Crise Estadual, os níveis de poluição do ar em todo o estado.

“Decidimos promover essa ação, não somente prestando assistência para a melhora na condição de saúde, mas também promovendo orientação para enfrentar esse período”, destacou a secretária. Foto: cedida

“Tarauacá é um dos municípios onde os níveis de poluição são preocupantes. Dessa forma, entendendo o isolamento da população do Projeto Tauari e o número de pessoas que ali residem, decidimos promover essa ação, não somente prestando assistência para a melhora na condição de saúde, mas também promovendo orientação para enfrentar esse período, mitigando os danos à saúde da população”, acrescentou a secretária.

(Agência/Acre)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem