TARAUACÁ: CONHEÇA O NOVO CHEFE DA DIVISÃO PRISIONAL - "70% DOS PRESOS NO MOACIR PRADO SÃO ORIUNDOS DE FEIJÓ", DIZ "BOOL"


Em entrevista ao Sistema Público de Comunicação pela Rádio Difusora de Tarauacá, o novo Chefe da Divisão Prisional do Presídio Moacir Prado, José de Jesus Viana, popularmente conhecido como "Bool", fez um raio-x do sistema prisional em Tarauacá. A entrevista foi ao ar na manhã desta sexta feira (15) no Programa Bom Dia Tarauacá apresentado pelo radialista Raimundo Accioly.

Segundo "Bool", que é policial penal experiente, no presídio Moacir Prado ala masculina são atualmente 560 presos, sendo que 70% desses são oriundos do município de Feijó. Na ala feminina são 20 mulheres e em torno de 180 estão sendo monitorados através do uso da tornozeleira eletrônica.

Acompanhe abaixo, os princxipais trechos da entrevista:

Accioly - Quais suas expectativas como novo chefe da Divisão Prisional em Tarauacá?

Bool - Bom dia bom a todos os ouvintes da rádio. Quero dizer de primeira mão que é um desafio muito grande. A gente sabe que trabalhar com o sistema prisional é uma missão a qual nos foi destinada neste momento e estamos tentando trabalhar com objetivo de buscar sempre fazer o que tem de melhor. Sabemos que muitas vezes não é fácil trabalhar com o sistema e com o preso, mas, a gente tem buscado sempre a paz e a tranquilidade para evitar o caos do sistema prisional.

Accioly - Como é que estamos de números referente ao presidio masculino e ala feminina?

Bool - Hoje o sistema penal em Tarauacá tem um número muito grande de presos. São 560 dentro do presídio masculino, 20 na ala feminina e 180 no sistema de monitoramento. Aproximadamente 70 por cento de todos os presos são oriundos do município de Feijó.

Accioly - Quais são as atividades que vocês desenvolvem e as que estão no planejamento com vista à ressocialização dos presos?

Bool - O trabalho de ressocialização dentro do sistema prisional é uma coisa que nos agrada. Até porque é um situação que realmente traz a paz e a tranquilidade que eles buscam para reduzir a pena e buscar e voltar para a sociedade integrados. Nós temos as pessoas que reduzem a pena através do estudo, da leitura, artesanato e do trabalho. Então assim, temos percentuais bons graças a Deus que temos sempre batido nossas metas com a remissão de penas.

Accioly - O governo tem trabalhado para garantir ao sistema prisional a estrutura minima necessária para o desenvolvimento do trabalho de vocês. São viaturas, armamentos, equipamentos de vigilância  e outros. Como está essa logistica do sistema? 

Bool - Falta muito mais temos o necessário pra ir  tocando o trabalho. Na realidade sabemos de onde a gente veio e quais nossas dificuldades. Hoje a gente tem recebido viatura, armamentos e outras estruturas. Precisamos melhorar o que a categoria buscas, que são benefícios e melhorias pra gente continuar trabalhando e tentando trazer a paz do sistema, porque a partir do momento que você é servidor tem obrigação de prestar o melhor atendimento. É por isso que a gente tá sempre buscando a paz e a tranquilidade pra todos.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem