O governo do Acre, em parceria com a Prefeitura de Tarauacá, realizou uma reunião de alinhamento na manhã desta quarta-feira, 28, no Centro de Educação Profissional de Tarauacá (Cedup), com o objetivo de planejar as ações estratégicas de auxílio às pessoas atingidas pela cheia do Rio Tarauacá e do Rio Muru.
No último domingo, 25, o governador Gladson Cameli decretou emergência em 17 cidades, entre elas Tarauacá. Foto: Josciney Bastos/Secom
O diálogo foi realizado após avaliação local da situação da inundação e contou com a colaboração de servidores do Estado em Tarauacá, com o levantamento de ações e preocupações locais frente à calamidade pública.
O encontro contou com a presença de representantes das secretarias de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), de Comunicação (Secom), de Governo (Segov), de Agricultura (Seagri), de Saúde (Sesacre); do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac); do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre); e do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).
A união entre Estado e Município busca garantir o bem-estar da população local. Foto: Josciney Bastos/Secom
O representante da Ajuda Humanitária do Estado no município, Rennan Biths, comunicou: “Por orientação do governador, Gladson Cameli, e da vice-governadora, Mailza Assis, estamos nessa missão de coordenar os esforços do governo do Acre. Colaborando diretamente com o município e a sociedade, unindo forças para auxiliar as pessoas atingidas pela cheia dos rios”.
Rennan destaca para colaboradores o empenho do governo do Acre, atuando diretamente nos municípios na busca de atender às pessoas em vulnerabilidade. Foto: Josciney Bastos/Secom
A reunião contou com a presença da prefeita do município, Maria Lucinéia, a qual valorizou o empenho do governo do Acre: “Neste momento de dificuldade coletiva, devemos unir todos os esforços para, com resiliência, proteger a nossa população”.
Junto à prefeita, o Estado conheceu de perto as atuais ações do Município e identificou possíveis ajudas que podem ser realizadas para maximizar o trabalho. Foto: Josciney Bastos/Secom
Atual Situação
Dados mais recentes levantados pela Defesa Civil municipal elencam o nível do rio como 10,75 metros, frente a uma cota de transbordamento de 9,50 metros. Com dois abrigos municipais, a prefeitura atende 247 pessoas na Escola Dr. Djalma da Cunha Batista e na Escola Cívico-Militar Plácido de Castro, além de mais de 2 mil pessoas desalojadas, as quais encontraram acolhimento em casas de parentes e amigos.
Além de apoio logístico, o governo do Acre está preparando o carregamento de suprimentos de necessidade básica para atender à população nos próximos dias. Foto: Josciney Bastos/Secom
Com a base de operações no Corpo de Bombeiros da cidade, o subtenente Gonzaga, coordenador da Defesa Civil local, aponta que o município encontra-se 75% alagado pelas águas dos rios: “Estamos centrados e unidos, garantindo o máximo de controle para melhor atender à população atingida. Estamos realizando diariamente entregas emergenciais de água, mantimentos, e dando todo o apoio para as famílias”.
O subtenente comunica ao governo que a maior necessidade da população é água potável. Foto: Josciney Bastos/Secom
Neste momento, a união de esforços entre o governo do Acre e o Município destaca-se como uma resposta solidária e coordenada diante da cheia dos rios, com a mobilização dos diversos órgãos governamentais, refletindo o compromisso em atender às necessidades urgentes da população afetada.
Durante a conversa, representantes da Sesacre no município levantaram a preocupação da questão de saúde no pós-alagação, já que muitas doenças são causadas pelo nível das águas. Foto: Josciney Bastos/Secom
Em caso de emergência, ligue 193 para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, onde será atendido por um efetivo empenhado para atender às famílias em vulnerabilidade.
fotos: Josciney Bastos/Secom
Tags:
ENCHENTE EM TARAUACÁ