Maioria das cidades do Acre vive sob a mira da guerra entre facções, mostra estudo


Além de PCC, CV e B13, mais duas disputam o tráfico: Ifara e Deus da Morte

Pelo menos 13 das 22 cidades do Acre vivem sob o fogo cruzado da guerra entre facções criminosas. É o que mostra o estudo "Cartografias da Violência na Amazônia", do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje (30).

Rio Branco, por exemplo, que concentra a maior população do Acre, tem territórios disputados por quatro facções criminosas. São elas: Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC), Bonde dos 13 e a Facção Deus da Morte.

Em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade acreana, é disputada pela facção carioca Comando Vermelho e a acreana Bonde dos 13.

Feijó e Sena Madureira, o estudo mostra que o PCC e a Deus da Morte disputam o domínio do tráfico de drogas e armas.

Plácido de Castro vive uma situação atípica às demais cidades do Estado. Além do PCC, há a presença de grupos bolivianos atuando em território brasileiro para dominar as bocas de fumo do município e as rotas de entrada e saída de produtos oriundos do tráfico.

Em Epitaciolândia, enquanto a facção B13 trava uma guerra sangrenta contra o PCC, em Brasileia ela enfrenta o Comando Vermelho. As duas cidades são interligadas e acabam formando um único núcleo urbano. Assis Brasil segue a mesma composição que Brasileia: CV e Bonde dos 13.

No Bujari, há a presença de mais uma facção diferente das já citadas. É a Ifara. Ela disputa o território contra o Comando Vermelho.

Senador Guiomard, terra do amendoim, vive ameaçada sob o domínio de três grupos criminosos: CV, PCC e Bonde dos 13.

O tráfico de drogas e armas já chegou às cabeceiras dos rios que cortam o Vale do Juruá. Em Jordão, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima, por exemplo, o tráfico é disputado pelo Comando Vermelho e Bonde dos 13.

Cidades com territórios controlados apenas por uma facção

Em Acrelândia, o domínio do território foi controlado por apenas uma facção: o Comando Vermelho. O grupo da cidade do Rio de Janeiro domina ainda Xapuri, Capixaba, Porto Acre e Tarauacá.

Rodrigues Alves é dominado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). O Bonde dos 13 domina a cidade de Manoel Urbano. A situação, nestas cidades em que há apenas uma facção, é considerada controlada.

Duas cidades não registraram a presença de nenhuma facção: Porto Walter e Santa Rosa do Purus.

Da redação do Notícias da Hora

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem