Ministério Público Estadual, através do promotor de Justiça, Júlio César de Medeiros promoveu na segunda-feira (28), uma palestra no Presídio Moacir Prado sobre combate à violência contra as mulheres. A palestra faz referência ao ‘Agosto Lilás’, mês dedicado ao combate à todas as formas de violência contra as mulheres.
Na cidade de Tarauacá, no interior do Acre, a patrulha foi instalada a pedido do Ministério Público do Acre, por intermédio do promotor de justiça Júlio César, que à época respondia pela Promotoria de Justiça Criminal.
No dia 20 de agosto de 2021, tendo em vista o número elevado de feminicídio no município, Medeiros solicitou ao comandante-geral da Polícia Militar a implantação da Patrulha Maria da Penha na Comarca de Tarauacá/AC, em sua constituição mínima, visando a fiscalização mais efetiva e proativa das medidas protetivas de urgência.
E assim, a Patrulha Maria da Penha começou a atuar nas ruas de Tarauacá em janeiro de 2022, sendo composta por três integrantes, sendo que a Sargento PM Márcia Rocha é comandante, o que facilita a comunicação com as vítimas de violência.
Dos vinte e dois municípios do Acre, apenas Rio Branco e Tarauacá dispõem da Patrulha Maria da Penha, isso mostra o quão foi importante e eficiente foi a intervenção da Promotoria de Justiça de Tarauacá nessa ação de enfretamento à violência doméstica contra as mulheres.
Para contribuir com as ações da Patrulha Maria da Penha, o promotor Júlio César de Medeiros requereu à Justiça do Trabalho que fosse destinado um montante de R$ 12.500, 00. Fruto de ação civil público do MPE e MPT contra a Prefeitura de Tarauacá, a qual foi condenada por danos morais coletivos e o valor foi destinado para atender a própria sociedade tarauacaense. O pedido foi atendido pelo magistrado.
FONTE: extradoacre
Tags:
COMBATE A VIOLÊNCIA