Data foi influenciada por uma fala de Phil Collins no histórico festival Live Aid e acabou sendo incorporada por rádios especializadas no gênero em São Paulo
Phil Collins no Live Aid, Palco do Live Aid na Filadélfia Reprodução, Creative Commons
O rock brasileiro marcou gerações e foi responsável por revelar alguns dos maiores artistas do país. Desde a década de 1960, quando surgiram nomes como Os Mutantes, Rita Lee, Raul Seixas e Erasmo Carlos, o ritmo cresceu e conquistou um espaço especial na prateleira de discos da população.
O Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, serve para homenagear o gênero musical. No entanto, diferente do que sugere o título, não se trata de uma data internacional. A explicação para a escolha também não envolve bandas brasileiras, mas sim um pedido feito pelo britânico Phil Collins.
confira também
No dia 13 de julho de 1985, aconteceu o Live Aid – evento beneficente realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos). Além de Collins, a escalação estrelada do festival contava com Elton John, Queen, Madonna, Mick Jagger, David Bowie, Duran Duran, U2, The Who, Tom Petty, Neil Young, Eric Clapton, entre outros.
Como é no resto do mundo?
Não há uma data internacional para o rock and roll. Alguns países utilizam referências próprias para celebrar o ritmo. Nos Estados Unidos, por exemplo, há comemorações no dia 9 de julho, em homenagem ao programa de televisão ‘American Bandstand’, do apresentador Dick Clark – nome importante na divulgação de artistas roqueiros.
FONTE: G1
Tags:
DIA MUNDIAL DO ROCK