TARAUACÁ: GOVERNO DO ACRE REÚNE-SE COM TRABALHADORES E DISCUTE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - ITERACRE EM AÇÃO


O Governo do Acre através do Instituto de Terras do Acre - ITERACRE, participou neste sábado (27) em Tarauacá, de uma reunião com a participação de sindicatos, associações e federações de trabalhadores rurais, com objetivo de retomar os processos de regularização fundiária rural do município. Hoje a pauta foi especificamente relacionados a Gleba Morungaba, Baixo Rio Tarauacá e Gleba Macaco Preto. 


O governo ouviu com atenção as reivindicações dessas comunidades que buscam o direito da titulação. Muitas das pessoas presentes relataram que esses processos de titulação começaram em 2008 e ainda não foram concluídos.


De acordo com a presidente do ITERACRE Gabriela Câmara, o Governo firmou um compromisso com os trabalhadores que estavam representados pelos presidentes de associações, sindicatos dos trabalhadores rurais e central de associações rurais, que, no máximo em 1 ano, deve concluir as pendências da regularização fundiária rural de Tarauacá. "Pactuamos também que levaremos as informações sobre áreas que não estão em nossa competência atuar para às instituições pendentes, a Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi ) para verificar a situação dos moradores da Floresta. Faremos também parceria com o Incra para tratar a questão do Projeto de Assentamento Novo Destino. Temos um compromisso firme com a entrega de melhores resultados com relação a regularização fundiária. Em busca destes resultados nós seguimos nossa agenda de trabalho no interior do Acre" disse a presidente.


Outro compromisso pactuado na reunião onde o ITERACRE deve procurar tratar de um Acordo de Cooperação Técnica entre Defensoria Pública do Acre e Instituto de Terras do Acre (Iteracre) com objetivo que a Defensoria promoção Ação de Usucapião impetre ações de usucapião a devida regularização dos posseiros que ocupam, de forma consolidada, área particular. "Sabemos que são imensos os desafios, mas sabemos também que igualmente imensa é nossa força de vontade. Temos apoio total do nosso Governador Gladson Cameli em todo estes projetos e uma determinação dele para que tratemos dos produtores rurais com atenção e resultados", concluiu Gabriela.

(ASSESSORIA)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem