TARAUACÁ: DETRAN NAS ESCOLAS, NAS RUAS E NA COMUNICAÇÃO - "MAIO AMARELO" PARA AS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS FOI UM SUCESSO


A Campanha educativa "Maio Amarelo" do ano de 2023 em Tarauacá, promovida pela Unidade Detran, sob a responsabilidade do Servidor Valdir Neri e equipe local, foi um sucesso. 


Valdir comandou as palestras nas escolas da Rede Estadual e Municipal para crianças, jovens e adultos, foi para as ruas com a equipe local para a entrega de material educativo e esteve nos meios de comunicação divulgando a campanha. 


"
Encerramos as nossas atividades do 'Maio Amarelo' em Tarauacá, mas, é preciso que ações de Educação no Trânsito continuem durante todo o ano. O envolvimento dos governos, municipal e estadual, empresas, entidades e a sociedade civil organizada, é fundamental para termos uma melhor qualidade no trânsito de nosso município", disse.


Conscientizar e educar para um trânsito seguro é a missão do
Maio Amarelo, movimento mundial de alerta para o alto índice de acidentes de trânsito. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução e prevenção de acidentes de trânsito no mundo todo. O Maio Amarelo ressalta que trânsito seguro é direito de todos em qualquer situação, e setores e segmentos da sociedade devem se mobilizar em prol da segurança no trânsito.


O movimento surgiu em maio de 2014 como a maior ação social da causa de segurança viária, uma iniciativa do
Observatório Nacional de Segurança Viária. Nos últimos quatro anos do Movimento, houve adesão de 27 países, apoio de 1425 empresas —entre elas o iFood— e de 423 cidades.


O mês de maio é o período de referência mundial para balanço de ações realizadas no mundo todo. Dessa forma, maio tornou-se referência para o movimento. 
Isso acontece porque a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. A meta dessa campanha é salvar vidas e servir de alerta e de conscientização da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo todos os anos.


Mundialmente, 3.500 pessoas morrem todos os dias vítimas de sinistros de trânsito, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 
O movimento envolve órgãos governamentais, empresas, sociedade civil, entidades de classe, academia e associações em campanhas de prevenção de acidentes no trânsito.


O Movimento Maio Amarelo é de extrema importância pois contribui de forma eficaz para a redução de sinistros, lesões e mortes no trânsito. 
Campanhas de diversas empresas que aderem ao Movimento Amarelo alcançam milhões de pessoas, contribuindo com a disseminação de informações de conscientização e educação.


No Brasil, estima-se que 45 mil pessoas morram todos os anos em sinistros de trânsito, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esse número totaliza mais de R$ 50 bilhões em prejuízos.   
A Organização Mundial de Saúde considera uma epidemia o elevado número de mortes por acidentes de trânsito no mundo todo. Daí a importância dessa campanha.


Maio Amarelo ajuda a melhorar a segurança no trânsito por meio do desenvolvimento, da coordenação e da distribuição de conteúdos relacionados à segurança no trânsito. 
Palestras, workshops, reuniões, ações e blitzes educativas, seminários, fórum são ações do Maio Amarelo que ajudam a melhorar a segurança no trânsito. As campanhas do Maio Amarelo contribuem para o enfrentamento das questões do trânsito, chamando a atenção da sociedade para o alto número de mortes e lesões.


NO ACRE

Com ações na capital e interior, O Governo do Acre através do DETRAN, autarquia estadual que se junta ao movimento internacional para chamar a atenção de condutores, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de se adotar condutas conscientes no trânsito. Em 2022, os acidentes no Acre superaram os números do ano anterior. A imprudência continua sendo a principal causa dos sinistros. Os motociclistas e os condutores estão no topo do hanking estatístico entre os que mais se envolvem em ocorrências do tipo.


Projeto de Integração do Jovem ao Trânsito

Em parceria com a SEE, o Detran vai levar Legislação de Trânsito às escolas da rede estadual. Os alunos do terceiro ano do ensino médio poderão realizar o curso sem custo algum, sendo certificados pela autarquia ao fim da formação. Inicialmente serão atendidos 150 estudantes, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As aulas acontecerão no contraturno, com duas horas por dia e seis horas semanais. A previsão é que as primeiras turmas encerrem o curso ainda no mês de agosto.



Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem