A equipe gestora da Escola Estadual João Ribeiro, em parceria com professores, servidores administrativos e estudantes, um ato solene em comemoração aos 102 anos de fundação da escola, em consonância com as datas do Dia dos Povos Indígenas e Dia de Tiradentes.
Na programação, concurso de desenho em grafite, concurso de poesias, desfile de alunos representando os ex-gestores, apresentação de dança e outras atividades culturais.
Participaram do evento a Diretora Débora Moura, Coordenadora do Nucleo da SEE Janaina Furtado e como convidadas especiais as ex-gestoras Ilca Frota e Ladiocira Amorim.
A Escola João Ribeiro
Escola de Ensino Médio João Ribeiro, primeira escola criada no município de Tarauacá, foi fundada em 20 de abril de 1921, com o nome de Grupo Escolar João Ribeiro, situada á Rua Generalíssimo Deodoro.
No princípio ministrou o antigo Ensino Primário. Sendo a primeira diretora Ernestina de França Cardoso. A partir de 1952, passou a funcionar na Av. Antônio Frota, nº 120, local onde se encontra até hoje, oferecendo o Ensino Fundamental I. Em 1978, com a recuperação total do prédio e a implantação da Lei 5.692/71, a escola passou a chamar-se Escola de 1º grau João Ribeiro, trabalhando com o 1º grau completo.
A partir do decreto governamental de novembro de 2003, a escola passou a ser denominada Escola de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro é uma Instituição Estadual de Ensino que visa desenvolver a Educação Básica, nos seus níveis: Ensino Médio Regular e EJA Médio (Educação de Jovens e Adultos).
Em 2022, foi implantado o Novo ensino Médio, de acordo com a Lei 13.415/2017, mas somente para os primeiros anos.
A Escola recebeu este nome em homenagem ao professor e escritor João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes (1860-1934), nascido na cidade de Laranjeiras, Sergipe. A homenagem ao ilustríssimo foi pelo fato dele ter sido um homem que teve grande relevância para a Educação brasileira.
João Ribeiro fez os primeiros estudos na cidade de Natal e no Ateneu de Sergipe, em Aracaju, seguindo em 1880 para a Bahia, onde cursou o primeiro ano da Faculdade de Medicina de Salvador. Abandonou os estudos para se fixar no Rio de janeiro, dedicando-se ao jornalismo e ao magistério particular. Em 1881, começou a trabalhar no Jornal O GLOBO
João Ribeiro, homem erudito, foi membro da Academia Brasileira de Letras em 1898 pelos trabalhos relacionados à poesia.
Atualmente a escola está sob a gestão de Maria Débora de Oliveira Moura eleita pela comunidade escolar em 2019, com 607 alunos nos turnos matutino e vespertino e 236 no turno noturno.