No período de 30 de agosto a 02 de setembro na Aldeia Amparo, Terra indígena do Rio Gregório foi realizada a 'Primeira Jornada Pedagógica Intercultural do Povo Yawanawá' com participação de 50 professores de 12 escolas da comunidade. Promovida pela Secretaria de Educação do Acre o trabalho teve mediação das professoras Eucilene Ferreira, assessora pedagógica de da SEE em Rio Branco e Edna Yawanawá, assessoria pedagógica do Núcleo da SEE em Tarauacá.
De acordo com Edna Yawanawá, os assuntos abordados foram diversos. "Tratamos sobre o encerramento do ano letivo 2020/2021; Disparada do ano letivo 2022; Apresentação e leitura do PPP - Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno das Escolas Yawanawás; Orientação pedagógica de como fazer um plano de aula, sequencia didática e preenchimento das cadernetas, além de construção de escolas, mobiliários para as escolas, contratação de professores, merenda escolar, uniformes escolares e acompanhamento periódico da secretaria de educação dentro das comunidades para acompanhar e assessorar o trabalho dentro das comunidades", declarou Edna.
Ainda de acordo com Edna, os povos indígenas agradeceram o esforço do estado através da Coordenadora do Núcleo Professora Janaina Furtado e sua sensibilidade em tratar todos bem respeitando sua forma de organização e vida. "Isso significa uma educação de qualidade que respeita a cultura e não mede esforços para ajudar. Sabemos que temos uma deficiência no quadro da educação escolar indígena e por essa razão precisamos atender melhor nossos professores. Pra esse desafio contamos prontamente com nossos coordenadores de ensino pedagógicos e toda a equipe do núcleo para desenvolvermos juntos um atendimento de qualidade e na realidade que nossos professores precisam", concluiu Edna Yawanawá.
(Assessoria Núcleo/SEE/Tarauacá)