A Direção do Hospital Sansão Gomes e Maternidade de Tarauacá anuncia medidas importantes para enfrentamento a COVID-19 e síndromes gripais. Ja são nove servidores afastados em virtude da COVID 19, prejudicando o funcionamento dos setores da recepção, exames, enfermagem, SAMU, cozinha, administrativos e outros. A informação foi repassada pelo Gerente Geral Francisco Assis Souza de Araújo Sampaio.
"Neste momento estamos trabalhando com a equipe reduzida devido à infecção por covid - 19 e por essa razão solicitamos à população toda compreensão quanto aos atendimentos realizados nestas unidades", disse.
As medidas são as seguintes:
1. Uso de máscaras:
É obrigatório ouso de máscaras faciais para o acesso, a permanência e a circulação no Hospital e Maternidade (De acordo: Lei federal nº 14.019, de 2 de julho de 2020; Lei estadual nº 3.647, de 10 de setembro de 2020; Decreto municipal nº 037, de 24 de abril de 2020).
2. Acompanhantes observação e internação:
É autorizada a permanência de 01 (um) acompanhante apenas para cada paciente, a saber:
A) Com 60 anos de idade ou mais (conforme o Estatuto do Idoso- Lei 10741/03 art. 16°); devido ao contexto da pandemia, desde que apresente dependência;
B) pessoas com deficiência;
3) crianças e adolescente até 18 anos incompletos (conforme o Estatuto da Criança e adolescente Lei 8.069 art. 2º).
O acompanhante deverá ser pai, mãe ou o responsável.
Em casos de pacientes que não atenderem os critérios acima definidos, a equipe médica irá avaliar a necessidade do acompanhante.
As seguintes pessoas poderão ser acompanhantes:
1) Com idade entre 18 a 59 anos;
2) Que estejam bem de saúde, sem sintomas como coriza, dor de garganta, tosse, febre, dor no corpo ou diarreia.
Os acompanhantes devem utilizar máscaras durante toda a permanência no hospital.