´TARAUACÁ: AUTO ESCOLA DO MUNICÍPIO FORMA SUA PRIMEIRA TURMA DE ALUNOS PARA CNH ESPECIAL


A Auto Escola Soares acaba acaba de promover a H
abilitação Especialde sua primeira turma de alunos PCD em TARAUACÁ. Os cadeirantes Agean da Silva, Antônio José e Marenilson Fernandes concluíram suas atividades com excelente desempenho sob a orientação do instrutor Noé e agora estão aptos a dirigir automóveis adaptados.


A Auto Escola Soares mesmo não sendo especialisada apenas em PDC, treinou instrutores, fez investimensot em um veículo adaptado para deficientes, criou as condições e os três primeiros habilitados ja estão prontos para dirigir pelas ruas da cidade. 

Os proprietários PATRÍCIA ARAÚJO e OMAR SÉRGIO afirmam que se sentem realizados por proporcionar essa condição aos cadeirantes.

Pessoas com deficiência (PCD) podem não apenas dirigir, como também ter desconto na hora de comprar um carro novo. Mas para conseguir as isenções de impostos o primeiro passo é possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Confira como conquistar o documento.

Quem pode obter a CNH especial

A CNH especial é destinada às pessoas com deficiência, incluindo doenças que podem afetar as funções motoras e cognitivas, desde que afetem à capacidade de dirigir da pessoas. 

O processo para tirar uma CNH especial é bem semelhante ao processo para obter o documento comum. Além de ser indispensável ter completado 18 anos, são exigidos os mesmos documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

A diferença é que a pessoa terá que passar por um exame físico e psicotécnico bem meticuloso, realizado por uma junta especializada de médicos, credenciada ao Detran. Os especialistas vão determinar se o indivíduo está apto a dirigir, sob quais condições e se é necessário algum tipo de adaptação do veículo.

A Autoescola deverá ter o veículo adaptado conforme a necessidade do aluno para a realização das aulas práticas. De acordo com a legislação de trânsito, o aluno que está tirando a CNH especial deve cumprir o mesmo nmero de   horas-aulas teórica e horas-aulas de direção para se submeter a prova prática.

O exame é o mesmo aplicado aos demais candidato, com o mesmo percurso e critérios de avaliação, conforme determina a legislação federal. A diferença é que um médico acompanha toda o percurso da prova para avaliar se o veículo utilizado atende às necessidades do futuro condutor.

Restrições

Caso o motorista seja aprovado no processo de habilitação, ele deverá receber sua CNH com alguma letra no campo “observações” do documento. Todas as restrições são identificadas por letras de A a Z, e cada uma tem um significado específico. Como uso obrigatório de lentes corretivas (A) ou até mesmo a necessidade de aceleração e freios manuais (H).

Mudança de categoria e renovação

É comum a troca da habilitação tradicional para a especial. Se o condutor sofrer algum acidente que reduza sua capacidade de mobilidade e condução, ele deverá realizar novos exames médicos. A orientação é fazer a renovação o mais rápido possível, mesmo que a CNH ainda esteja dentro do prazo de validade.

Para a renovação da CNH especial, o prazo de validade é o mesmo. De acordo com o Denatran, a validade de uma CNH é de 5 anos, ou três anos para os condutores com mais de 65 anos de idade. Dependendo da patologia, no entanto, esse prazo pode ser reduzido pelo perito examinador. Se após o vencimento, o documento não tiver sido renovado, o motorista só poderá dirigir por mais 30 dias até a suspensão do direito de dirigir.


Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem