Prefeitura de Envira decreta estado de emergência, após 46 dias de visita in loco a ribeirinhos que sofriam com a enchente


Envira - A situação da cidade de Envira continua crítica, o nível do Rio Tarauacá vem subindo alarmantemente. Nessa terça-feira (24), o nível do rio avançou mais 13cm, na sede da cidade, agora já são cinco bairros atingidos pela grande enchente, além dos bairros Santa Rita, Rodoviário, Centro, Várzea, agora a rua Renê Levy, localizada no bairro São Francisco também se encontra com uma parte alagada.

A previsão do tempo para Envira hoje é 40 % de chance de chuva cair a partir das 21h e com previsão de mais chuva pelo próximos 10 dias, isto é, se a previsão de tempo se confirmar, a tendência é que a situação calamitosa em Envira se agrave ainda mais.




Hoje, dia (24) enfim saiu o decreto de estado de calamidade expedido pelo prefeito Ruan Mattos, de nº 046/2021, com data retroativa do dia (23). Onde o mesmo declara situação anormal, caracterizada como "estado de emergência", no município de Envira, em decorrência de enchente.

Um decreto que no nosso ponto de vista, veio muito atrasado, haja vista que no dia (8) de janeiro, o Prefeito, Vice-Prefeito, Secretário de Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública e agora, também designado, Secretário Executivo de Defesa Civil de Envira faziam visitas aos moradores da zona rural, que naquele período já se encontrava com o nível de alagação alarmante. Conhecedores da realidade de nossa região que nesse período sempre sofre com alagações e com o correr dos dias assistirem o sofrimento de nossos vizinhos acreanos com a alagação, não tiveram a ideia de elaborar um plano de ação emergencial que visasse retirar essas famílias localizadas principalmente nas áreas rurais, seus bens e criação para evitar tamanho prejuízo.

O que se sabe é que animais de criação estão morrendo afogados, pessoas carentes que já vivem com muito pouco e com grande dificuldade vendo seus bens e sua pouca criação sendo destruídos pela força da natureza.

Diversos apelos foram feitos tanto por esse Portal de Notícias quanto pela população em grupos de WhatsApp, nas páginas e grupos do Facebook, mas tardiamente as ações vieram a acontecer. Agora nos resta ajudar a diminuir o sofrimento dessa famílias e ajudar no que for preciso. Tanto a iniciativa popular se voluntariando pra ajudar com doações, como a iniciativa privada e o poder público.

Unidos iremos passar por mais esse problema em nossa cidade, somado com uma endemia de Dengue e também o medo em aumentar os casos de Covid-19.

Deus nos proteja e guarde a todos!

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem