TARAUACÁ: NOS ÚLTIMOS 4 ANOS, 14 PESSOAS SÃO DIAGNÓSTICADAS COM AIDS NO MUNICÍPO.



Em Tarauacá 14 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV nos últimos 4 anos. Desde que a secretaria municipal de saúde passou a monitorar em 2016, tivemos os seguinte números:

2016 - 3 casos
2017 - 2 casos
2018 - 5 casos
2019 - 1 caso
2020 - 3 casos

Iago Correia - Enfermeiro
Para Iago Correia enfermeiro e responsável pela atenção básica em Tarauacá, esse são os 14 casos registrados oficialmente. , não estando aí contabilizadas as subnotificações de possíveis casos pois, algumas pessoas que não procuram o sistema de saúde para se submeterem aos teste. "É importante a pessoa fazer o teste pois, além de oferecermos todo o tratamento, a gente também vai procurar identficar os parceiros da possível transmissão do vírus para ofercer teste e tratamento", relatou Iago.

A partir do diagnóstico, todas essas pessoas passam a ser acompanhadas pelas Unidades de saúde do município para toda a fase do tratamento, incusive garantindo o transporte até Rio Branco até o Serviço de Assitência Especializada - SAE/ACRE, onde cada pessoa recebe a medicação e o apoio necessário.

Em Tarauacá, durante todo o mês de dezembro, as Unidades de Saúde estão aptas a realizarem os teste rápidos para todas as pessoas que desejarem. Além de HIV, são realizados também testagem para diagnóstico de Sífilis, Hepatites B e C. "Essa campanha durante todo o mês de dezembro visa desconstruir o preconceito que ainda há contra as pessoas portadoras do vírus. Nos dias atuais com o avanço das drogas usadas no tratamento é possível levar uma vida normal sem desenvolver a doença", disse Iago.

Secretário Municiál de Saúde - Raimundo Nonato

Para o Secretário Municipal de Saúde Raimundo Nonato (foto), o mês de dezembro é importante para a realização de campanhas de conscientização para a prevenção e também o tratamento do vírus HIV. "Mesmo não podendo fazer grande aglomerações, nós estamos con todoas as nossa sunidades de saúde preparadas, com nossos profissionais aguardando as pessoas que procurarem atendimento com testes rápidos e orientações", disse.

O Secretário disse que a secretaria tem todo o cuidado de resguardar a identidade dos pacientes que tetarem positivo e os que ja estão em tratamento incusive oferecento a logítica necessária para o tratamento fora de domicílio. "Não esqueçamos que o melhor forma de combater a aids e outras doenças é a prevenção", finalizou o Secretário. 

Por Raimundo Accioly
Blog do Accioly

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem