Encceja 2019 registra meio milhão de inscritos no primeiro dia



Em 24 horas, 491.105 mil pessoas se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O número é muito superior ao de 2018, quando foram necessárias 48 horas para superar esta marca. As inscrições começaram às 10h dessa segunda-feira, 20 de maio, e podem ser feitas até o dia 31, exclusivamente pela internet, no sistema Encceja. A maioria das inscrições, 84,8%, é de pessoas que buscam o certificado do ensino médio. As demais, 15,2%, buscam certificação no ensino fundamental.

O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada. Há provas para o ensino fundamental e ensino médio, e para participar basta ter a idade mínima exigida: 15 e 18 anos, respectivamente. O exame é gratuito. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, durante a manhã e tarde, em 611 municípios brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o exame e a certificação é realizada por secretarias de educação e institutos federais parceiros.

O Ministério da Educação, por meio do Inep, fará outras três aplicações do Encceja em 2019. O Encceja Exterior será aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Já a aplicação para pessoas privadas de liberdade, tanto no Brasil, quanto no exterior, envolve também o Ministério da Justiça. As aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade terão editais próprios, e outro cronograma.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem