A Rádio Comunitária Nova Era FM em parceria com a Clínica São Bernardo fez um programa especial nesta terça feira, 02 de abril, data em que se comemora o dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Rodrigo Damasceno que é médico e sua esposa Úrsula Prado que é fisioterapeuta comandaram o programa durante meia hora. Os dois além de profissionais da saúde são pais de um garoto autista.
A data criada pela ONU em 2007 com a intenção de ampliar o conhecimento sobre o assunto.
O TEA ( Transtorno do Espectro Autista) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta comportamento, comunicação e socialização.
Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) há 70 milhões de casos no mundo e 2 milhões no Brasil, sendo metade desse número não diagnosticado.
Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, até mesmo antes em casos mais graves.
Há uma grande importância de se iniciar o tratamento o quanto antes - mesmo que ainda seja apenas uma suspeita clínica - pois quanto antes comecem as intervenções, maiores são as possibilidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa.
O tratamento para autismo é personalizado e interdisciplinar, ou seja, além da psicologia, pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outros profissionais, conforme a necessidade de cada autista.
Na escola, um mediador pode trazer grandes benefícios, no aprendizado e na socialização.
Abril é marcado por palestras e eventos em todo o país visando chamar a atenção da população e das autoridades para o tema.
No Acre a AFAC ( Associação Família Azul Acre) marca presença em eventos e palestras e também realiza uma caminhada em prol da conscientização.
Aqui em Tarauacá as famílias de crianças com o diagnóstico chamam a atenção para o assunto e se disponibilizam a ajudar no que for necessário outras famílias que venham a passar pelo mesmo.
Como quem já vem nessa luta a mais tempo pode orientar e nortear mães e pais acerca do assunto.
O objetivo é ajudar a compreender e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com o transtorno, além de sensibilizar as autoridades para que tenham mais atenção e cuidado com o tema.
Oi Rodrigo só eu a Michela vc sabia que a mamãe Guida faleceu e vc não véi ver ela muito obrigado por esquecer quem cuidor de vc viu
ResponderExcluirOi Rodrigo só eu a Michela vc sabia que á mamãe Guida moreu muinto obrigado por vc ter esqueesido de que cuido de vc viu
ResponderExcluir