Após 47 anos, as Irmãs de Nossa Senhora de Notre Dame se despedem de Tarauacá, deixando um grande legado de ensinamentos e serviços prestados cm muita maestria em nossa cidade.
Elas chegaram no município em 1971, iniciando um trabalho de excelência e conhecimento. As primeiras foram Irmã Beatriz, Irmã Maria Gentile, Irmã Clarinda, entre outras. Se dedicaram e se doaram dentro da Educação e nas pastorais.
Agora foi a despedida das últimas representantes Irmãs Mari e Noeli.
Fica nossa gratidão carinho e apreço a todas.
O nosso muito obrigado por tudo que fizeram em Tarauacá.
Edmilton Andrade via Facebook
Deus chamou à existência a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora e, no desenrolar da história, reconhecemos os sinais de sua bondade e de seu amor providente.
A Congregação foi fundada em Coesfeld, Alemanha, numa época de necessidades religiosas e sociais. Em 1849, a jovem professora Hilligonde Wolbring, por amor aos pobres, acolheu em sua casa crianças órfãs e abandonadas. Com Elisabeth Kühling, sua amiga e colega de magistério, educou-as e cuidou delas. Ambas foram formadas na tradição espiritual e pedagógica de Bernard Overberg.
Com o apoio de seu diretor espiritual, Theodor Elting, o serviço de caridade iniciado pelas duas jovens tornou-se uma obra organizada. Reconhecendo a importância desse apostolado na Igreja, ele as encorajou a continuar em seu serviço aos pobres, como membros de uma congregação religiosa.
Nas Irmãs de Nossa Senhora de Amersfoort, na Holanda, Theodor Elting encontrou um objetivo apostólico semelhante. A pedido de Johann Georg Müller, Bispo de Münster, três Irmãs vieram a Coesfeld, em 1850. Sob sua orientação, as duas jovens – Hilligonde Wolbring e Elisabeth Kühling – conhecidas como Irmã Maria Aloysia e Irmã Maria Ignatia, respectivamente, iniciaram sua formação à vida religiosa, abandonando-se com fé inabalável à ação de Deus.
De 1850 a 1855, as Irmãs de Amersfoort introduziram a crescente comunidade de Coesfeld no espírito e na Regra da Congregação de Amersfoort, recebidos, por sua vez, das Irmãs de Notre Dame de Namur, fundada por Júlia Billiart, em 1804, na França.
Em 1855, a fundação de Coesfeld tornou-se uma Congregação independente. De acordo com a tradição, 01de outubro de 1850 é sua data de fundação. No espírito de Júlia Billiart, de Irmã Maria Aloysia, de Irmã Maria Ignatia e das primeiras Irmãs de Coesfeld, nossa Congregação continua, hoje, a testemunhar a bondade de Deus e o seu amor providente, em todo o mundo. (http://snd1.org/pt/who-we-are/history/)