TARAUACÁ: POPULAÇÃO VAI DEBATER PROBLEMAS DA ENERGIA ELÉTRICA NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA

Está prevista para acontecer na próxima quinta feira, 13 de dezembro, às 16 horas, no auditório do Sinteac, uma reunião com a ENERGISA, empresa responsável pela questão da energia elétrica no Estado do Acre, com a presença do Conselho de Consumidores de Energia e Classes representadas, além de diretores da empresa. A informação é do Presidente do conselho radialista Ivan de Carvalho, que esteve em Tarauacá para anunciar o encontro.
Estão sendo convidados os poderes municipais, empresários, sociedade civil organizada e moradores da zona rural e urbana do município.
Queremos ouvir os reclames da população quanto a questão da energia elétrica em Tarauacá. Como estão os serviços de geração, distribuição, rede elétrica dos ramais, qualidade do material utilizado, apagões e principalmente o preço“, enfatizou Ivan de Carvalho.
O Grupo Energisa assumi semana passada o controle da Eletrobras Distribuição Acre (antiga Eletroacre – Companhia de Eletricidade do Acre), que foi adquirida em leilão realizado pelo BNDES, na B3, em agosto deste ano. Com a aquisição da concessionária, a Energisa, que já conta com 7,3 milhões de clientes em todo o Brasil, passa a atender a mais 263 mil consumidores em 22 municípios, em uma área de 164 mil km².
O novo diretor-presidente da empresa, José Adriano Mendes Silva, explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade do fornecimento de energia no estado e garantir a continuidade dos serviços. As prioridades, segundo ele, serão a retomada da sustentabilidade da concessão, os investimentos na rede elétrica para melhorar e assegurar a energia fornecida ao estado, o atendimento a regiões ainda não plenamente supridas – com diminuição das áreas que estão nos sistemas isolados no estado – e a redução do furto de energia, que ultrapassa os 20% na área de concessão. Também serão feitas, até 2022, aproximadamente 8,7 mil ligações como parte do Programa Luz Para Todos, concluindo a universalização de energia no Acre.
“Nosso objetivo inicial é garantir a continuidade dos serviços, que estão comprometidos por conta da falta de investimentos em níveis adequados nos anos anteriores. Nossa prioridade será melhorar a prestação de serviços para os clientes do Acre, realizar relevantes investimentos que permitirão a retomada da trajetória de qualidade da distribuidora e, desta forma, dar suporte ao crescimento econômico e social da região. Acreditamos que, em alguns meses, os clientes já sentirão uma melhora expressiva nos serviços, que seguirão em trajetória de evolução nos próximos anos, entrando em níveis bem mais satisfatórios e dentro das metas da agência reguladora, a Aneel”, explica José Adriano.
Entre os principais desafios no estado, o executivo destaca a condição da rede elétrica urbana e rural – que está bastante deteriorada por falta de investimentos –, a sobrecarga do sistema, com subestações como a que abastece a capital, Rio Branco, próximas ao limite de sua capacidade, e a necessidade de expansão da rede para atendimento a novos clientes. Hoje são cerca de 68,4 mil consumidores no sistema isolado, o que representa 25,61% dos clientes do Acre.
Em 2019, a Energisa planeja investir no estado, aproximadamente, R$ 228 milhões, visando a melhoria da qualidade dos serviços e a expansão do sistema elétrico. Esse montante é mais de quatro vezes o valor que foi investido pela Eletroacre em 2017 e três vezes o aportado em 2016.
leia mais sobre a empresa AQUI.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem