TEVE INICIO EM TARAUACÁ E NO ACRE, A SEMANA ESTADUAL SOBRE DROGAS


Representantes de várias escolas da Rede Estadual de Ensino em Tarauacá, se reuniram na última semana com a Profesora Francisca aragão, Coordenadora do Núcleo de Educação para traçar os últimos ajustes sobre a realização Semana Estadual Sobre Drogas 2018, a ser realizada em todo o estado de 25 a 29 de junho.


A semana vai ao encontro das ações alusivas a 26 de junho – Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, definido em Assembleia Geral da ONU. Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas.

A Professora Francisca Aragão chamou a atenção de todos sobre a importância de, durante todo o ano, serem desenvolvidas ações dessa natureza e o governo do Estado se mostra sensível a todas as famílias que convivem com esse grande problema.

A iniciativa é um chamado para que governo e sociedade civil caminhem juntos num debate tão importante. O uso de drogas é um mal social em todo mundo.

Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

A ação é promovida pelo gabinete da Vice Governadora Nazaré Araújo. Nazaré disse que A Semana Estadual Contra Drogas e o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas são extremamente importantes para a conscientização dos perigos das drogas, principalmente para os jovens, que são expostos a todas essas substâncias ilícitas.

Uma extensa programação está sendo construída de forma intersetorial, incluindo caminhadas em todas as cidades do Acre, com objetivo de alertar a população para a importância de enfrentamento ao abuso de drogas.

26 de junho - Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODOC).

O problema mundial da droga continua a constituir uma ameaça grave para a saúde pública, a segurança e o bem-estar da humanidade, em particular os jovens.

Trata-se de uma ocasião única para tomar uma posição contra um problema que afeta a todos nós.
VI Semana Estadual Sobre Drogas (25 a 29 de junho de 2018). 

Articulada pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, conta com a participação de diversos parceiros, inclusive a Secretaria Estadual de Educação.

A semana é um chamamento para que governo e sociedade civil se articulem conjuntamente neste debate de extrema relevância social.

Encaminhamentos da Reunião:

Atividades Pedagógicas a serem desenvolvidas nas escolas.

Prevenção ao uso de drogas e Promoção da Cultura de Paz.

Construir uma cultura de paz envolve dotar as crianças e adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica uma rejeição, individual e coletiva, da violência. Deve procurar soluções que advenham de dentro da sociedade e não impostas do exterior. Todos nos devemos ser protagonistas para esta construção e prática.

Atividades Sugeridas 

Palestras;
Debates;
Peças teatrais;
Concursos de redação;
Produção de poesias e/ou músicas;
Produção de materiais para a Caminhada Pela Paz.

Atividades se encerram com a caminhada que será realizada no dia 29, no início da manhã.


Assessoria de Comunicação
Nucleo de Educação
Tarauacá-Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem